Smartphones e Gadgets - Marcas

LG Electronics - Telemóvel avariado

Jorge Manuel M. A. Lopes da Cruz
Jorge Cruz apresentou a reclamação
25 de setembro 2014

Em 4 de Julho de 2013 adquiri através da CREDIMA um telemóvel de marca LG E435, modelo Máximo L3, dual sim. No dia 22 de Julho apercebi-me que, tanto nas chamadas efectuadas como nas recebidas conseguia ouvir os meus interlocutores mas eles não me ouviam.
Em 26 de Julho, reportei o assunto, por telefone, à LG Portugal visto que nesse mesmo dia a anomalia se repetiu.
No dia 1 de Agosto fui contactado pela LG, para o meu contacto fixo, visto que o funcionário não me ouvia. A LG informou não poder resolver o problema mas que teria de contactar o vendedor.
Entretanto apercebi-me, também, que o aparelho tinha outras anomalias, isto é, não recebe nem envia MMS’s, não memoriza as definições, o volume aumenta indiscriminadamente, muda de menu sem qualquer interferência minha e por vezes não chama e de seguida recebo mensagem a comunicar-me que determinado n.º tentou contactar-me.
Efectuei contacto por e-mail para a CREDIMA no dia 15 de Agosto, da qual recebi a seguinte resposta: “Relativamente ao equipamento terá de enviar o sos mobile. Se já tiver mais que 30dias deve ser enviado só com a factura de compra e a descrição da anomalia. Deve ser enviado para a SOS MOBILE.”
Em 16 de Setembro foi-me entregue o telemóvel com o seguinte relatório: “Reposição dos parametros de fábrica. Limpeza e ajuste de contactos e soldaduras. Testes ao equipamento e ao carregador ok.”
Dias depois constatei que as anomalias reportadas se mantinham.
Contactei a LG e esta sugeriu-me que entregasse o aparelho na Clarity Technology (LG).
Em 17-03-2014 deu entrada para reparação e em 19 fui levanta-lo e o relatório diz: “Reposição de parâmetros de fábrica”.
Voltei a constatar que as minhas queixas se mantinham.
Em 16 de Abril voltei a contactar a LG por e-mail a solicitar a substituição do aparelho e em resposta foi-me dito que não era política da LG substitui aparelhos e que deveria voltar a entregá-lo para nova intervenção.
Em 21 de Abril foi-me entregue o aparelho com a seguinte descrição de reparação: “Substituição da PCB avariada IMEI xxxxxx por nova PCB IMEI xxxxxxxx. Teste ok.”
Entretando, persistindo a anomalia, voltei a contactar a LG que me sugeriu que efectuasse o restauro de fábrica, operação essa que já tinha sido efectuada, pelo menos 4 vezes.
Contactei o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo que, depois das diligências efectuadas junto da LG, vem informar em 19 do corrente, do seguinte: “Cumpre informar que no decurso das diligências de mediação realizadas junto da empresa reclamada, foi este Centro informado pelo gabinete jurídico que, de acordo com a informação prestada pelo departamento de assistência técnica, o bem foi reparado três vezes, sendo que na última intervenção foi colocada uma nova placa completa no equipamento com os inerentes dois anos de garantia. A "LG" propõe que o bem seja de novo entregue à assistência técnica, para análise da situação, pois segundo a reclamada, a anomalia que "persiste" poderá advir da rede operadora e "não do aparelho em si" .A reclamada mais informou que não adere ao sistema arbitral. Face ao exposto, sugerimos que o bem seja de novo entregue à "LG" para nova análise técnica.”
Ora, não me parece que um aparelho adquirido como sendo livre (desbloqueado) na origem não comporte os sims da minha operadora (MEO).

Data de ocorrência: 25 de setembro 2014
29 de setembro 2014

Confirmamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma foi encaminhada internamente, de forma que contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Para sua referência o seu contacto ficou registado com o número VCE140929024009.

Para qualquer informação adicional não hesite em contactar-nos.

Fábio Vasco
9 de outubro 2014
Exmo. Sr. Jorge Cruz,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG E435, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta, e após análise junto do nosso Departamento Responsável, informamos que a garantia do seu equipamento visa a correcção e resolução de anomalias técnicas que possam eventualmente ocorrer durantes os primeiros 24 de meses de utilização através da devida reparação do aparelho, conforme poderá confirmar nas condições gerais do seu equipamento. Desta forma, indicamos que a LG Electronics Portugal não tem como procedimento a troca ou reembolso de equipamentos.

Contudo, uma vez que reporta que as dificuldades se mantêm, sugerimos que efectue um novo restauro de fábrica ao seu equipamento e teste o mesmo sem aplicações terceiras, uma vez que é possível que uma ou várias aplicações por si instaladas possam não ser totalmente compatíveis com o telemóvel e consequentemente causem as dificuldades por si descritas.

Caso as dificuldades reportadas mesmo assim se mantenham, informamos que estamos totalmente disponíveis para analisar o equipamento no sentido de verificar se o mesmo apresenta alguma anomalia técnica. Para isso deverá apenas enviar o seu equipamento novamente para reparação para que possa ser novamente analisado.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno que esta situação lhe possa estar a causar, agradecendo desde já a sua compreensão.

Mais informamos que estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite. Poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via e-mail.

23 de outubro 2014
Em virtude da resposta não ter sido satisfatória, decidi, mais uma vez, entregar o aparelho para nova reparação ficando a promessa de que o próximo passo será reportar o assunto no livro de reclamações, caso as anomalias se mantenha.
24 de outubro 2014
Bom dia, Sr. Jorge da Cruz,

Confirmamos a recepção do seu e-mail o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Agradecemos a informação que nos enviou, que já acrescentámos ao processo VCE140929024009 para que a reparação seja devidamente acompanhada.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via email.

3 de novembro 2014
Acabo de ser contactado pela Clarity Technology pela D.ª Alexandra informando-me de que o telemóvel já estaria reparado, contudo, só poderá funcionar com um dos cartões SIM. Ora adquiri o telemóvel com a funcionalidade DUAL SIM, de acordo com as minhas necessidades não compreendo esta justificação, pois que para funcionar só com um cartão SIM, não precisaria de o adquirir. Assim, solicito seja resolvida a questão tão breve quanto possível uma vez que não tenciono levantar o equipamento.
Cumprimentos.
18 de novembro 2014
Exmo. Sr. Jorge Cruz,

No que se refere à situação por si exposta e após análise junto do nosso Departamento Responsável, vimos por esta forma informar efectivamente o seu equipamento é um smartphone com tecnologia Dual Sim.

Contudo, existem dois tipos de equipamentos Dual Sim:
• Dual Sim, Dual Active – ambos os cartões estão activos permanentemente, caso esteja a decorrer uma chamada no cartão 1 e receba uma chamada no cartão 2 ser-lhe-á dada a possibilidade de atender;
• Dual Sim, Dual Standby – ambos os cartões estão prontos a receber/efectuar chamada, mas quando o cartão 1 se encontra em utilização, o cartão 2 fica inactivo/em espera.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incómodo que esta situação lhe possa causar.

Estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite. Poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via e-mail.

Jorge Manuel M. A. Lopes da Cruz
Jorge Cruz avaliou a marca
18 de dezembro 2014

É um excelente serviço público.