Smartphones e Gadgets - Marcas

Maria A. Santos
Maria Santos apresentou a reclamação
2 de agosto 2019

Exms(as) Srs.(as)

Comprei uma TV LED LG SMART 4K no dia 15/06/2019 no Jumbo Évora. O transporte até casa e montagem foi feita por nós clientes, decorreu aparentemente bem e funcionou em breves horários familiares até dia 30/06, visto que fomos de férias dia 01/07. Regressados dia 16/07/2019 tudo decorreu normalmente até dia 19/07 quando acendo a TV pelo fim da tarde e a mesma apresenta imagem com linhas verticais e horizontais tornando-se pouco percetível a imagem e barra de funções! Desliguei o aparelho e até a Box Meo por achar (?) que poderia ser má rede! Quando liguei tudo novamente o problema manteve-se mais uns minutos até se ouvir um estalido e o ecrã ficou escuro com uma linha ondulada na diagonal e linhas verticais pouco percetíveis!
Saliento que ninguém tocou na TV, mesmo porque se encontra colocada em móvel alto! Somos 3 pessoas adultas em casa.
Liguei para a loja Jumbo e narrei a ocorrência. Disseram-me que iriam enviar email para o apoio técnico da marca e que deveria aguardar o contacto!
Dia 26/07 sou contatada por operador da marca LG, ao qual descrevi o sucedido entre observações e insinuações por parte do mesmo, tais como: se teria eu ou alguém em casa deixado cair ou batido no ecrã da TV e, ainda, se fosse considerado dano exterior, teria que ser eu, cliente a pagar a deslocação do técnico( ?), a que respondi que isso não era correto, nem defendido por Lei! Sou contactada após telefonema por um outro técnico que me pede elementos (fotografia de nº de série, fatura e imagem da avaria ) e solicita que lhe envie por email a que eu prontamente acedi, seguindo as suas diretrizes.
Dia 31/07 o técnico desloca-se a minha casa para tirar nova fotografia e, segundo a sua visão(?) considera que o ecrã está partido, apesar de não apresentar qualquer pequeno risco que seja no seu exterior, mas, sim e quando ele próprio tocou e carregou com o dedo num canto do ecrã. Prontamente acrescentou que a marca LG considera tal como dano exterior, não sendo coberto pela Garantia! Estranho ainda foi o facto de nem ter mencionado a possibilidade de reparação!
Quando “eu”, perguntei pela reparação o técnico em questão respondeu que ficaria ainda mais caro que a própria TV! Portanto, a bem dizer e, segundo a “postura, expressão facial e encolher de ombros” do próprio - mandou-me deitar uma TV de 42 polegadas, 1.08m de diagonal, para o lixo!
-Questionei sobre as razões para tal avaria e disse-me que bastaria uma pressão sobre o ecrã, até a limpar o pó (?) – Algo que nem tão pouco fiz porque estivemos ausentes e não se colocava ainda a necessidade para tal!
-Questiono-me eu, que até sou uma pessoa cuidadosa, meticulosa e até utilizadora de panos macios para limpeza de superfícies espelhadas, ao ouvir um técnico dizer que até a limpar o pó os ecrãs se danificam - de que material são feitos estes ecrãs? - Ou serão simples rasteiras das marcas, visto que sujeitas a avarias irreparáveis, descartáveis, pois segundo o que disse este técnico - observava 20 casos por dia (?) -Respondi-lhe eu então que estes modelos escondiam então um interesse comercial/exploração, comercial (???). No mínimo deveriam ter em letras garrafais e bem assinaladas no ecrã/ instruções, etc. NÃO TOCAR NO ECRÃ…SOB PENA DE PARTIR (POR DENTRO!!!) … EXTREMAMENTE FRÁGIL… E SE POSSÍVEL EVITAR ATÉ LIMPAR O PÓ!...
- Como é óbvio, não assinei o relatório que o técnico em questão escreveu á minha frente (em 3 linhas!?) e ainda porque para se detetar uma avaria tem no mínimo que se saber a origem, o que, envolve a abertura ou desmontagem do artigo em base técnica! Não poderia compactuar com um diagnostico a olho nu e fotografado (???). Mesmo porque a TV não tem qualquer dano exterior!!!
Sinto-me perante um esquema e sei que haverá muitos mais lesados! Esquema esse muito bem montado e do conhecimento até dos fornecedores, vendedores, etc. Porque quando o cliente compra, dizem sempre que o «artigo é muito bom»!? O meu, foi até, e estranhamente, verificado em loja e agora vejo eu que para se salvaguardarem destas situações porque conhecem a má qualidade e reputação do que vendem! Segundo o técnico que esteve em minha casa esse procedimento não é habitual a menos que o cliente o exija! Agora pergunto eu, será que quiseram experimentar o artigo par se salvaguardarem do que sabiam de antemão? Porque é que abriram a caixa? Porque é que não vieram trazer a casa a TV, visto que as dimensões obrigam ao transporte por parte da loja!?
E nós clientes!? Qual a nossa defesa perante esta rasteira comercial!? Qual o valor do nosso esforço financeiro para comprar uma TV e mandarem-nos deitar para lixo após 15 dias de uso porque a reparação (de muito má vontade, por sinal!)) é mais cara que a própria TV.
É insólito e no mínimo Inadmissível! Há que atuar e fazer algo para combater estas fraudes!
Relembremos que o artigo que adquiri e a exemplo da conduta comercial abrangida por Lei tem Garantia de 2 anos e caso apresente anomalias: direito a reparação, troca ou devolução do artigo com direito a reembolso!
Os meus erros (?):
1) - Ter comprado uma TV da marca LG.
2) - Efetuar uma compra numa superfície comercial que não faz trocas nem devoluções de “quase nada” segundo o letreiro afixado numa “parede lateral” da receção, abaixo do campo de visão do cliente (!?).
3) – Não ter utilizado o que me foi dito em loja, aquando da compra da TV – “ que em caso de avaria deveria telefonar porque seria um dos funcionários a deslocar-se a casa do cliente para verificar e proceder à deslocação do mesmo para a loja “, ( no entanto o inverso não se colocou, ou seja, o transporte da TV para casa do cliente (!?) ).

Pelos factos narrados e porque comportam a Verdade, peço a minha defesa e apuramento de responsabilidade por parte da LG e com encargos para os mesmos, como tal, a troca, reparação ou devolução da quantia paga.

Data de ocorrência: 2 de agosto 2019
5 de setembro 2019
Exma. Srª. Maria A. Santos,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG 43UK6200PLA, com o número de série 903MAYYFH546, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação exposta e após análise por parte do nosso Centro Técnico, verificamos que a situação reportada é um dano físico. Após verificação do técnico ao produto, confirma-se que o artigo têm um ponto de impacto, situação esta que não poderá ser reparada ao abrigo da garantia de 24 meses da marca.

Mais informamos que anexamos a fotografia tirada pelo mesmo, onde poderá ser confirmado o ponto de impacto no artigo.

Assim posto, a LG Portugal mostra-se disponível para proceder à reparação do artigo mediante orçamento.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe tenha causado.

5 de setembro 2019
Boa tarde!
Continuo a constatar o inadmissível da parte da LG e, mais grave, a porem em causa a dignidade e veracidade dos relatos dos clientes, visto que escondidos atrás de respostas anónimas e fotografias tiradas por supostos "técnicos", avaliam de forma incorrecta e superficial! E, aquilo a que chamam dano exterior é considerado por outros técnicos especializados como: "danos interiores / da tela interior/cristais de LED, etc." visto que a TV não tem qualquer DANO EXTERIOR e, NEM SINAL DE IMPACTO, QUEBRA OU RISCO! Esta TV esteve a funcionar 15 dias!!! Nem tive tempo de lhe limpar o pó (estive de férias)!?
A avaliar de forma verdadeira e honesta estas TVs e pelo narrado por outros lesados, revelam anomalia/e ou extrema fragilidade de tela, sendo, comprovadamente considerado defeito de fabrico/material/montagem/etc. Assim sendo o modelo deveria ser retirado do mercado e "assumidamente" como modelo com problemas, visto os casos reportados e assinalados com estas características serem MUITOS e muitas pessoas lesadas. Será que é por causa dessa anomalia que as mesmas tiveram uma baixa significativa de preço ???
De salientar que hoje em dia ninguém toca na TV/ECRAN , porque, existem "COMANDOS À DISTÂNCIA", o que por si só torna descabido e ridículo a tentativa de insinuarem e quererem justificar o problema do modelo da LG como dano exterior (???). Pela fragilidade que insinuam, deveriam ter estas TVs e obrigatório por Lei uma sigla - /!\ - PROIBIDO tocar no ecran (nem para limpar o pó!?), o que se torna ridículo com é óbvio, pelo avanço da tecnologia hoje em dia! MAS como se regem pela lei dos números, o que interessa é vender, nem que para isso haja lesados com produtos fraudulentos/defeito de fabrico e ou Marca e "sem Garantia"!
Não aceito a resposta da LG e irei até às últimas instâncias e com todos os meios de prova e boa fé que possuo! Ainda e quando falam em orçamento parecem esquecer que este artigo comprado dia 15 /06/2019 tem 2 anos de Garantia ! Estaríamos a avançar para o progresso se as empresas se responsabilizassem e admitissem os erros por artigos fabricados em série e experimentados aleatoriamente 1 em 1000. Cresceriam se admitissem os problemas técnicos, os admitissem e os corrigissem, ganhariam decerto o respeito dos clientes!

Maria A. Santos - recl.30539519 / processo DECO nºPMED- 004392-2019
11 de setembro 2019
Exma. Srª. Maria A. Santos,

No que se refere à situação por si exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, vimos por este meio reiterar a informação partilhada anteriormente, o Serviço Técnico Oficial LG procedeu à análise do equipamento e é identificado um dano físico no painel (fotografia em anexo), possuindo este um ponto de impacto, situação esta que não poderá ser reparada ao abrigo da garantia de 24 meses da marca.

Deste modo, a LG Portugal mostra-se disponível para proceder à reparação do artigo mediante orçamento.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação esteja a causar.

LG Electronics
Esta resposta tem um anexo privado
12 de setembro 2019
Boa Noite!
Não poderei agradecer a Vossa resposta visto não me acrescentar nada de novo e ainda menos justo, visto que aquando da visita do vosso técnico e quando questionado por mim, disse-me que a reparação da TV seria o preço de uma nova!!! E demonstrou uma expressão de "não vale a pena". Como devem calcular a vossa empresa e a forma como actuam não me inspira nenhuma confiança.
Até pela fotografia que teimam em exibir se nota a manipulação que exercem sobre os clientes, visto que aquilo que é demonstrado na TV não é um ponto de impacto exterior mas SIM algo que aconteceu no seu INTERIOR! NÃO EXISTE QUALQUER PONTO DE IMPACTO NO EXTERIOR! NEM UM SIMPLES RISCO...NADA!
São neste momento cada vez mais acrescidos os danos causados e acrescidos dos morais! Estamos desde Julho sem TV e afectados financeiramente e psicologicamente com tamanha injustiça.
Não responderei mais a emails porque a situação tem que ser tratada de forma JUSTA e em local próprio!!! É demasiado fácil porem um operador a responder no PORTAL DA QUEIXA e a apresentar a mesma fotografia de vários ângulos.
Não desisto dos meus princípios e se necessário avançará esta queixa para Tribunal porque a minha será decerto a defesa de muitos lesados por estas empresas. O prejuízo que a compra de uma TV da marca que representam LG, afeta-me a mim e à família TODOS OS DIAS desde 19 de Julho. A injustiça deixa marcas e danos grandes, graves e sobretudo MORAIS! Veremos o que é que a SEDE da marca pensa da vossa actuação em Portugal.
Sem mais,
13 de setembro 2019
Exma. Srª. Maria Santos,

No que se refere à situação por si exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, vimos por este meio informar que quando este dano acontece, muito dificilmente é perceptível no exterior do painel, sendo que é no seu interior que é manifestado o dano, o ponto de impacto é no exterior mas é no interior do ecrã que se manifesta o dano, tal como se verifica nas fotografias, situação esta que é verificada pelo técnico. O televisor apresenta um dano físico, sendo que danos físicos não estão contemplados nas condições de garantia, esta anomalia não pode ser reparada ao abrigo da garantia de 24 meses da marca.

Informamos que a sua insatisfação fica registada. Lamentamos novamente qualquer transtorno e incomodo que esta situação esteja a causar.

Boa sorte Maria,

A única maneira de resolver as coisas com gente desta laia é tribunal com eles.