Smartphones e Gadgets - Marcas
LG Electronics Portugal, SA
  • Rua Vitor Câmara, N 2, Piso 2, Edfifício D Amélia, Quinta da Fonte
    2770-229 Paço de Arcos
  • apoio.reclamacoes@lge.com

LG - Persiste com anomalias, apesar de já ter sido reparado 4 vezes.

Vera apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2015

Há pouco menos de 2 (dois) anos adquiri um smartphone LG, LG Maximo L7 (ou P700).
No ano passado mês de novembro de 2014 o equipamento começou a desligar-se e a ligar-se sozinho, entre outras anomalias como as aplicações pedirem o fecho, bloquear, perder a rede em locais que deveria ter a rede máxima e ser necessário desligar e voltar a ligar o equipamento para voltar a ter rede, etc etc.

Nesse mesmo mês de novembro de 2014 desloquei-me a uma loja para a reparação do equipamento. Passado um dia o fui buscar o equipamento, uma vez que na loja têm técnicos especializados, da marca LG, para reparação dos equipamentos sem ser necessário o seu envio à marca. A única alteração feita no equipamento: atualização de software e testes de ajustes de contato.
Passados dois dias desloquei-me novamente à loja porque o equipamento voltou a dar as mesmas anomalias. Desta vez o equipamento foi enviado para reparação, ou seja, para a marca, e chegou cerca de uma semana depois. Alteração no equipamento: Troca da bateria.
Passados outros dois dias as anomalias persistiram, o equipamento não tinha ficado reparado. Voltei a deslocar-me à loja, o equipamento voltou a ser enviado para a marca. Desta vez substituíram a placa principal e atribuíram um novo IMEI.
Ao fim de ter enviado o equipamento para reparação 3 vezes, em 2 (duas) semanas, pensei que o problema finalmente tivesse ficado solucionado.

No mês de janeiro de 2015 todas as anomalias anteriores voltaram. Uma vez que se trata de uma nova placa, novo IMEI, é como se de um novo equipamento se tratasse, com mais dois anos de garantia, mas do mesmo modelo. Voltei a deslocar-me à loja, o equipamento foi diretamente para o fabricante. Passados cerca de 5 dias vou buscar o equipamento e qual foi a alteração: troca, novamente, de bateria.
Hoje, dia 13 de fevereiro de 2015 o telemóvel voltou a ligar e desligar e está completamente inutilizado, como das vezes passadas. Salienta-se que o desligar e ligar não acontece apenas algumas vezes ao longo do dia, mas sim constantemente, sem dar sequer tempo de ir à lista telefónica ou muitas das vezes sem dar sequer tempo de marcar o pin de acesso. Impossível o seu uso. Quanto às restantes anomalias, quando este ainda se mantinha ligado, deu para constatar que também reapareceram: ficar sem rede, aplicações pedem o fecho, entre outras.

Esta seria a 5ª (quinta) vez que o equipamento iria para arranjar. Não adquiri um equipamento para estar a ter estes constantes problemas, onde tenho de estar constantemente a deslocar-me a uma loja para o deixar para reparação e a reparação efetuada no equipamento durar 1 semana. Tenho um equipamento que comprei e que está inutilizável porque não consigo sequer mantê-lo ligado.

Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2015
18 de fevereiro 2015

No seguimento do seu email, o qual mereceu a nossa melhor atenção, solicitamos que nos indiquem o contacto telefónico e o e-mail da cliente Vera Varela, para que possamos então registar e analisar internamente a reclamação em causa.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454
(Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via email.

Fábio Vasco
22 de fevereiro 2015
´Boa tarde,

Confirmamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma foi encaminhada internamente, de forma que contamos facultar uma resposta com a máxima brevidade.

Para sua referência o seu contacto ficou registado com o número VCE150220075157

Para qualquer informação adicional não hesite em contactar-nos.

8 de março 2015
Boa noite,

gostaria de relembrar, e enfatizar, o facto de já terem passado 2 semanas desde que a entidade LG confirmou a receçao do meu email, elemento que mencionaram faltar para registarem e analisarem a reclamação apresentada, mas que até à data de hoje ainda não obtive qualquer resposta.

Relembro a entidade que estou sem equipamento porque o mesmo está inutilizável e que não espererei muito mais tempo por uma resposta.

Caso esta situação não fique resolvida no prazo de dez dias úteis irei avançar com uma ação judicial.
A lei nestas circunstâncias é bastante clara e é mais do que evidente que da minha parte tudo foi feito para que a situação fosse resolvida sem ter que chegar a estes termos.

Recordo ainda que na reclamação que apresentei mencionei que caso não obtivesse uma resposta no espaço de dez dias úteis iria ver-me forçada a recorrer a mecanismos legais para que visse esta situação resolvida. A única resposta que recebi da vossa parte, tal como é possível ler na resposta da entidade, foi de que iriam facultar uma resposta com a maior brevidade possível. Pois bem, para mim brevidade não é estar sem um equipamento quase há 1 mês (relembro que apresentei a reclamação no dia 13 do passado mês de fevereiro) e o qual já sofreu 4 reparações. Não adquiri um equipamento para agora não poder usufruir do mesmo.

Relembro ainda que apenas aceitarei como solução a troca por um equipamento de outro modelo, sendo esta solução uma tentativa de chegar a um acordo com a entidade.
Caso a entidade não esteja disponível a chegar a um acordo solicito a resolução do contrato. Não aceito a troca por um equipamento igual ou a reparação do equipamento que se encontra na minha posse, uma vez que essas ações já foram postas em prática e não solucionaram o problema.

Mais ainda, relembro que enquanto consumidor posso propor um acordo que seja vantajoso para ambos (consumidor e entidade) e tenho o direito a solicitar a resolução do contrato dado todos os danos e prejuizos que esta situação já me causou, ao abrigo das alíneas do nº2 do artigo 2 e nº1 e nº5 do artigo 4 da Lei das Garantias do Decreto-Lei n.º67/2003.

Atenciosamente,
Vera Varela
27 de março 2015

Acusamos a recepção da vossa comunicação, referente ao artigo LG P700 com o IMEI: 358711050104314, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por vós exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, informamos que a garantia do equipamento visa a correcção e resolução de anomalias técnicas durante os 24 meses e não o reembolso do valor do montante facultado no contracto de compra e venda celebrado com a Phone House, assim como a troca por outro equipamento.

Desta forma, sugerimos que seja realizado um restauro de fábrica ao equipamento e que seja testado sem aplicações terceiras, uma vez que é expectável que uma ou várias aplicações instaladas possam não ser totalmente compatíveis com o telemóvel e consequentemente causem as dificuldades mencionadas. Também é importante que seja testado sem a configuração da conta Google do cliente, porque durante a configuração da mesma, o equipamento poderá restaurar a ultima cópia de segurança de forma automática e a mesma conter erros. Por fim, não usar qualquer cartão de memória porque o mesmo poderá conter erros de leitura/gravação, influenciando directamente o funcionamento do equipamento.

É importante ainda alertar para a necessidade de tomar algumas medidas que permitam ao equipamento manter um funcionamento correcto, nomeadamente encerrando aplicações que estejam a ser executadas em segundo plano (ficando a pressionar na tecla “HOME”, tecla do meio, irá visualizar as aplicações que poderá encerrar individualmente ou de uma vez, através da opção “Limpar tudo”) que acabam por estar a ocupar recursos a nível do processador como de memoria RAM, acabando por influenciar o bom funcionamento do equipamento a quando a utilização de qualquer nova função/aplicação. Tendo em conta as características técnicas do equipamento é extremamente importante ter esta atenção regularmente (de preferência, sempre que o equipamento seja bloqueado pelo utilizador).

Caso a situação persista após ter em conta os factores acima enumerados, recomendamos que o equipamento seja novamente entregue na loja Vodafone, situada na Alameda dos Oceanos. Quando a entrega for realizada, pedimos que a acção nos seja reportada através do nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via e-mail para que todo o processo seja acompanhado pelo Departamento Responsável.

Mais informamos, que registámos o descontentamento em relação a todo este processo, sendo que os comentários serão alvo de análise e servirão para melhoria dos nossos serviços. Não obstante, lamentamos qualquer transtorno que esta situação esteja a causar.

Estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite. Poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via e-mail.

28 de março 2015
Boa noite,

Pelo que se pode constatar pela resposta dada pela entidade, os mesmos sugerem que “(…) seja realizado um restauro de fábrica ao equipamento e que seja testado sem aplicações terceiras (…)”. De todas as vezes que o meu equipamento foi para reparação foi sempre, SEMPRE, restaurado de fábrica. Acrescento ainda que não só foi restaurado como em mais do que uma das vezes que foi para reparação foi atualizado o software. Informo ainda, tal como já tinha mencionado das últimas 2 vezes que o equipamento foi para arranjar que eu não instalei uma única aplicação no equipamento (já com o intuito de testar se seria das aplicações ou do equipamento), nem usei nenhuma das aplicações já instaladas no aparelho, limitei-me a fazer e receber chamadas e a mandar e receber mensagens e mesmo assim o equipamento apresentava todas as anomalias já antes mencionadas.

Mais, se o objetivo era apenas usar a função de chamadas e mensagens, então não teria comprado um smartphone, teria comprado um telemóvel. Acho inadmissível a entidade ter o descaramento de pedir para que não use aplicações.

Nunca, NUNCA, configurei a minha conta Google.

Informo ainda que nunca tenho mais do que uma aplicação aberta, raramente duas, estando constantemente a encerrar as aplicações no home.

Por fim, resta-me apenas dizer que foi o pior equipamento que alguma vez adquiri! Não voltarei a comprar seja que equipamento for da marca LG. Está mais do que provado que os smartphones desta marca estão muito aquém dos restantes do mercado. Quanto ao atendimento, bem, esse acho que qualquer pessoa pode tirar as suas próprias conclusões, afinal de contas não é qualquer entidade que tem o descaramento de pedir que um cliente leve o mesmo equipamento para reparação pela 5ª quinta vez, e apresente soluções todas elas já testadas das 4 vezes (anteriores) que foi para reparação.

A LG tem smarphones a preços acessíveis, é verdade, mas como já diz o velho ditado: O barato saí caro!
7 de abril 2015

No seguimento do vosso email, o qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a reclamação poderá ser encerrada conforme indicação do cliente na última comunicação, que passamos a transcrever: “Venho por este meio informar o Portal da Queixa que pode dar por encerrada esta queixa como “Reclamação não resolvida”.”.

Mais informamos, que a LG Electronics Portugal se mostrou disponível para analisar uma vez mais o equipamento LG P700, não obtendo uma resposta positiva da parte do cliente.

(Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via email.

Vera avaliou a marca
8 de abril 2015

Ao Portal da Queixa nada tenho a apontar, como intermediários, desempenharam um excelente papel. Quanto à entidade LG, acho vergonhoso após toda esta situação ainda acharem que estiveram bem e fizeram as coisas de modo a resolver a situação, apenas porque não aceitei sujeitar-me a enviar o meu equipamento para reparação pela 5ª vez. Paciência tem limites!