Companhias de Seguros

Liberty Seguros - Acidente rodoviário

José Pereira
José Pereira apresentou a reclamação
16 de janeiro 2018

Venho por este meio mostrar o meu desagrado com a companhia de seguros Liberty.

Esta companhia e os seus colaboradores devem pensar que vivem num reinado onde tudo lhes é permitido e onde decidem como bem entendem, achando que os terceiros devem "baixar as orelhas" e aceitar o que eles querem.

Vou expor o meu problema.

No dia 11.08.2017 estando de férias em Portugal, estava parado na via pública quando um segurado desta companhia sai de marcha atrás do seu parque de estacionamento e vem colidir com a minha viatura parada.

A pessoa segurada nesta companhia, agindo sempre de má-fé, pediu-me para avançar a sua viatura para avaliar os estragos, a partir daí começou a mudar de versão a cada 5min. Primeiro porque era um veículo prioritário sobre mim, de seguida, porque quando entrou para o carro o meu veículo não estava atrás dele, depois, porque eu não tinha que estar parado naquele local, e por fim, que eu vinha de marcha atrás e fui embater nele.

Tenho provas em meu poder, uma vez que veio a polícia que tirou as devidas medidas, fotos e fez o seu relatório.

O segurado não queria fazer a troca de dados. Teve de ser o agente da polícia a dizer-lhe que era obrigatório fazê-lo, sob pena de uma multa caso não o fizesse.

De regresso ao país onde resido, fiz a minha participação ao seguro, já o senhor, não sei se o fez, mas tudo leva a crer que não.

A minha seguradora fez o necessário, entrou em contacto com os representantes da Liberty, que a 22.08.2017 comunicaram com a Liberty Portugal, que não respondeu nem deu seguimento ao assunto.

Eu ia pedindo explicações e a resposta era a de que aguardavam feedback de Portugal.

Em Novembro, como nada se passava fui a Portugal e dirigi-me à Liberty para pedir uma explicação.

Foi-me proposto verem o carro, o que acabou por acontecer na sexta feira 10.11.2017.

Depois desse dia nada disseram, tudo caiu no esquecimento. Como não davam notícias telefonei a 14.12.2017, telefonema no qual me foi dito que, como não tinha morada em Portugal teria de dar um email para me enviarem a decisão ("vai ser enviada já de seguida" palavras do funcionário). Como nada recebi, decidi enviar um email ao qual recebi resposta no dia seguinte.

Qual não foi o meu espanto ao ver a decisão tomada!! 50%-50% que não havia provas de quem era culpado.

Eu respondi-lhes :

Em resposta ao e-mail enviado pela senhora, hoje mesmo, não posso estar de maneira alguma de acordo com a decisão tomada.

Para retificar o acidente deu-se no dia 11.08.2017 e não 1.08.2017.

1. Eu não vejo qual é a minha responsabilidade, ao estar parado na via pública e o vosso segurado saindo de marcha atrás de um parque de estacionamento, bate contra a minha viatura parada na via pública.
Desde quando é que um veículo a sair de um parque de estacionamento é prioritário sobre um que se encontra parado ou em movimento na via pública?
Houve alterações no código da estrada português que eu não esteja ao corrente ?

Para um perito em acidentes, ou alguém capaz de fazer uma análise correta consegue ver que se fosse eu a bater-lhe, os danos na minha viatura seriam ao longo da porta e não apenas uma mossa como é o caso.

Espero poder receber uma decisão justa e correta baseada no código da estrada, caso contrário, entrarei em contato com a minha seguradora para expor o problema.

Na resposta, não mudaram de posição! Eu entrei em contacto com a minha companhia que disse não estar de acordo e telefonou à representante da liberty pedindo o relatório da polícia.
E até hoje nada!

Esta seguradora deve pensar que a "república das bananas" existe mesmo, que todos são obrigados a "baixar as orelhas" e a aceitarem as propostas indecentes que eles fazem.

Mas se as regras de trânsito existem para alguma coisa servem, não é a eles que compete quererem alterar as regras só porque lhes convém.

Data de ocorrência: 16 de janeiro 2018
19 de janeiro 2018
Exmº. Senhor José Pereira,
Após termos sido alertados pelo Portal da Queixa, o que nos mereceu a maior atenção, tomámos conhecimento de que V. Exa. publicou uma reclamação contra esta seguradora, o que lamentamos.
Face ao exposto compete-nos informá-lo de que a responsabilidade é definida com base na análise efetuada aos elementos de prova reunidos no processo. Ora, conforme V. Exa. refere, não houve no local consenso entre os condutores sobre as circunstâncias em que se deu o acidente. Tendo sido chamadas as autoridades ao local, os condutores descreveram o acidente em termos divergentes, cada um alegando que foi o outro quem efetuou a manobra que originou o embate. Neste contexto, o Código Civil, no seu artigo 506º, n.º 2 determina que a responsabilidade deve ser repartida em partes iguais sempre que não é possível provar a culpa exclusiva de qualquer dos condutores envolvidos no acidente. Por último, não dispomos de qualquer pedido no sentido de ser disponibilizado o auto de ocorrência. Caso a sua seguradora o faça, não deixaremos de lhe facultar o referido documento
Aproveitamos para o informar que a Liberty Seguros cumpre escrupulosamente os termos contratados nas suas apólices bem como os prazos e obrigações determinados pelo Dec. Lei 291/2007, de 21 de Agosto (ramo Automóvel).
Por não divulgarmos publicamente o conteúdo dos nossos processos (Dec. Lei nº 67/98, de 26 de Outubro – Proteção dos Dados Pessoais), agradecemos que doravante nos contacte através dos canais adequados para esse efeito, onde teremos o maior agrado em lhe providenciar o devido retorno:
• Centro de Contacto (213 124 300 – chamada gratuita) atendimento telefónico personalizado disponibilizado por uma equipa de profissionais altamente qualificados(as), ou, se preferir a exposição por escrito: e-mail to: (geral@libertyseguros.pt)
• e-mail to: (sinistros@libertyseguros.pt) – Poderá comunicar-nos as suas dúvidas relacionadas com processos de sinistro e/ou participar eventuais ocorrências.
• Gestão de Reclamações – Poderá remeter a sua reclamação para o endereço e-mail: carlos-jorge.santos@libertyseguros.pt ou, se preferir, telefonar para o nº 213 183 548. Após a nossa resposta e se tal o entender, poderá ainda remeter-se para o Provedor do Cliente através do e-mail: manuel.f.fernandes.1952@gmail.com
• Se, não obstante, pretender efetuar uma reclamação formal junto da instituição reguladora da atividade seguradora (ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) poderá fazê-lo, com a garantia de que terá uma resposta atempada, detalhada e adequada.
Com os nossos melhores cumprimentos e em nome de toda a equipa Liberty Seguros, subscrevo-me cordialmente,
Carlos Santos