Companhias de Seguros

Liberty Seguros - Alterações contratuais

Patrícia Fernandes
Patrícia Fernandes apresentou a reclamação
30 de janeiro 2018

O meu nome é Patrícia Fernandes, a 30 de Maio de 2016 efetuei a apólice para o veículo Fiat 500L e na apólice em questão foi indicado que o valor em novo do carro seria de 21 573.00€ e teria a duração por 3 anos.
Como tal, não é o meu espanto quando receciono o recibo onde me aparece a informação que o valor em novo desvalorizou para 16 150.00€ estando uma diferença de 5423€, validei ainda que existiu um aumento de 17,41€ face ao ano transato de 458.53€ para 475.94€.
Dirigi-me ao balcão da Liberty a fim de obter mais informações do porque do valor do carro ter desvalorizado assim como do aumento do seguro, onde me foi informado que as alterações á data do vencimento e o método de pagamento (passei de pagamentos mensais para anual) contaram para a seguradora como anuidades, tendo sido essas alterações as seguintes indicadas pela seguradora:
• Em outubro de 2016 solicitei que o pagamento passa-se do dia 30 para dia 1 (contabilizada como anuidade 1);
• Existe a renovação de 1 de outubro de 2016 a 1 de outubro de 2017 (contabilizada como anuidade 2);
• Foi posteriormente solicitado a antecipação da renovação para a data de 1 de Fevereiro de 2017 (manteve-se anuidade 2);
• Foi renovado a 1 de Fevereiro de 2017 até 1 de Fevereiro de 2018 (contabilizado como anuidade 3)
Portanto, segundo informações prestadas pela seguradora um seguro que tem a apólice a decorrer à um ano e nove meses já ultrapassou os três anos do veículo como novo.
Não satisfeita com esta informação uma vez que me sinto lesada pela seguradora fui analisar as condições gerais da mesma, tendo lido tanto as que me foram entregues aquando da assinatura do Seguro como as que estão mais recentes no site da Liberty, não tendo em momento algum verificado que alterações ao nível de datas ou método de pagamento sejam considerandos como anuidade.
Exigi através de exposição à Liberty que me indicasse onde é que vem mencionado que as alterações contam como anuidades, ao que me foi dado com reposta os seguintes artigos.
“ Condições Gerais da Apólice – Condição Especial 10 - Cláusula 1ª ”

“ 1. Mediante a contratação desta Condição Especial, a Liberty Seguros garante, durante e consoante o que seja contratado, as duas ou três primeiras anuidades do veículo, contadas desde a data da primeira matrícula, o pagamento do valor em novo do veículo seguro que se encontre em situação de perda total, no caso de o sinistro se enquadrar numa das seguintes coberturas facultativas: - Choque, Colisão ou Capotamento; - Incêndio, Queda de Raio ou Explosão; - Furto ou Roubo; - Fenómenos da Natureza; - Atos Maliciosos. 2. Esta Condição Especial apenas pode ser contratada se o contrato for celebrado nos onze primeiros meses de matriculação do veículo. 3. São aplicáveis a esta Condição Especial todas as disposições próprias de cada cobertura facultativa identificada no número 1 da presente cláusula. “

Como a mesma em nada indica que alterações ao método de pagamento ou dia alteram voltei a questionar qual era o artigo em que se baseavam para me terem alterado as condições contratuais ao que me foi referido o seguinte.

"Clausula 15.º -A alteração do prémio.
1- Não havendo alteração no risco, qualquer alteração no prémio aplicável ao contrato apenas pode efetuar-se no vencimento anual seguinte."

Ou seja, continuava a não vir referido que as condições contratuais se alteram, continuei a reclamar à Liberty referindo que a mesma agiu de Má Fé para comigo uma vez que em momento algum me foi informado que as alterações me iriam prejudicar e alterar as minhas condições contratuais, sendo que fiz sempre questão de esclarecer se tal aconteceria.
Neste momento a “solução” apresentada pela seguradora para que mantenha a condição de ter o valor como novo do carro é a de pagar 510.78€ sendo que manteria o valor como novo ate 31 de Janeiro de 2019, ou seja não me responderam as minhas questões, aumentaram-me o seguro face ao enviado no recibo com a desvalorização do valor do carro e em nenhum momento tentaram chegar a um entendimento para comigo, foram trocados vários e-mail's em que a resposta era basicamente sempre a mesma. Temos esta proposta ou aceita ou não!

Como me senti claramente manipulada, ludibriada e roubada, vou neste momento efetuar seguro noutra empresa, uma vez que já não consigo confiar na Liberty, fica a servir a presente reclamação de aviso para novos e atuais clientes para que não seja enganados como eu, bem como pretender obter um esclarecimento com a maior veracidade possível.
Patrícia Fernandes

Data de ocorrência: 30 de janeiro 2018
31 de janeiro 2018
Exmª. Senhora D. Patrícia Fernandes,
Após termos sido alertados pelo Portal da Queixa, o que nos mereceu a maior atenção, tomámos conhecimento de que V. Exa. publicou uma reclamação contra esta seguradora enquanto simultaneamente se nos dirigiu diretamente bem como a outras entidades, o que lamentamos, já que a Liberty Seguros cumpre escrupulosamente os termos contratados nas suas apólices bem como os prazos e obrigações determinados pelo Dec. Lei 291/2007 (ramo Automóvel).
Posto isto e para que quem leia entenda o que está aqui em causa, cumpre-nos esclarecer que quando o cliente escolhe pagar o prémio fracionado, há lugar ao pagamento de juro - quanto mais fraccionado, maior o juro – o que é uma prática universal. O pagamento anual, como é o caso da apólice em apreço, está isento de juro. Ora, alterações/antecipações à data de vencimento (duas pedidas para esta apólice), que na prática fraccionariam uma anuidade evitando o pagamento do juro, têm como consequência a redução dessa anuidade, ou seja, se o vencimento for em Dezembro e for pedido o acerto para Junho, o sistema informático conta esses 6 meses como uma anuidade. Antecipando o final das anuidades, antecipou também o final da opção de valor em novo que contratou. Como é do seu conhecimento, propusemo-nos – a título excepcional – aceitar esta opção por mais uma anuidade, actualizando o prémio correspondente, o que V. Exa. aceitou. Naturalmente e reiterando, lamentamos o seu desagrado, já que nos propomos satisfazer as expectativas dos nossos Clientes.
Por não divulgarmos publicamente o conteúdo dos nossos processos (Dec. Lei nº 67/98, de 26 de Outubro – Proteção dos Dados Pessoais), agradecemos que doravante nos contacte através dos canais adequados para esse efeito, onde teremos o maior agrado em lhe providenciar o devido retorno:
• Centro de Contacto (808 243 000 – chamada gratuita) atendimento telefónico personalizado disponibilizado por uma equipa de profissionais altamente qualificados(as), ou, se preferir a exposição por escrito: e-mail to: (geral@libertyseguros.pt)
• e-mail to: (sinistros@libertyseguros.pt) – Poderá comunicar-nos as suas dúvidas relacionadas com processos de sinistro e/ou participar eventuais ocorrências.
• Gestão de Reclamações – Poderá remeter a sua reclamação para o endereço e-mail: carlos-jorge.santos@libertyseguros.pt ou, se preferir, telefonar para o nº 213 183 548. Após a nossa resposta e se tal o entender, poderá ainda remeter-se para o Provedor do Cliente através do e-mail: manuel.f.fernandes.1952@gmail.com
• Se, não obstante, pretender efetuar uma reclamação formal junto da instituição reguladora da atividade seguradora (ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) poderá fazê-lo, com a garantia de que terá uma resposta atempada, detalhada e adequada.
Com os nossos melhores cumprimentos e em nome de toda a equipa Liberty Seguros, subscrevo-me cordialmente,
Carlos Santos