Companhias de Seguros

Liberty Seguros - Lesado num acidente de viação

Ana Marisa Costa de Andrade
Ana Andrade apresentou a reclamação
25 de junho 2013

No dia 03-04-2013, sofri um acidente de viação do qual o outro condutor assumiu a culpa. No dia 12-04-2013, recebi uma carta da Liberty Seguros, a minha companhia de seguros, no qual é mencionado que foi assumida a responsabilidade dos danos emergentes do acidente e daí o custo da reparação ser facturado pela oficina directamente à Liberty, nos termos da peritagem efectuada. No dia 10-05-2013 recebo novamente um carta da Liberty Seguros, enviada no seguimento da anterior, informando que o condutor do outro veículo foi considerado responsável pelo acidente e que, novamente, a seguradora iria assumir a responsabilidade pela reparação dos danos.Mas devido à existência de uma pequena moça no meu veículo relatada por mim ao perito, a seguradora elaborou um relatório de peritagem adicional, no qual só se responsabilizam por um farol e partes da grelha, mas o outro veículo também danificou a chapa abaixo da pequena moça já existente. Enviei uma carta no dia 16-05-2013, a reclamar da decisão, pois não concordei com a decisão da seguradora, uma vez que a chapa também foi danificada e eu não peço que arranjem o que já estava danificado antes do acidente, mas sim que paguem todos os estragos feitos pelo outro veículo. Para além disto foi mencionada pela seguradora um relatório de peritagem adicional que nunca existiu, pois só houve uma vistoria do perito uma primeira vez do qual ficou decidido a responsabilidade total dos danos, depois disto o meu veículo não foi à oficina, ou seja, não houve hipótese para apurarem se a batida era ou não do outro veículo, daí não percebo como foi realizado um relatório adicional sem peritagem do meu veículo. Além deste facto estranho recebi uma sms da seguradora a confirmar que o carro tinha realizado a 2ª peritagem, sem eu o nunca ter levado a qualquer oficina para que tal fosse feito. Na carta enviada por mim à seguradora peço uma nova peritagem e disponibilizo a minha viatura para apurarem todos os factos e chegarmos a um acordo, mas em resposta a esta carta, a seguradora decide manter a sua última decisão porque não havia novos factos ou provas, sem mais respostas nem vontade de resolução. Acho esta uma situação inexplicável, pois primeiro o outro condutor assume a responsabilidade, a sua seguradora também, mas a minha seguradora que devia defender os meus direitos é a única que me causa este problema, não querendo pagar todos os estragos do acidente.

Data de ocorrência: 25 de junho 2013
5 de julho 2013
Exmº. Senhor Francisco Costa,

Após termos sido alertados pelo Portal da Queixa, o que nos mereceu a maior atenção, tomámos conhecimento de que V. Exa. publicou uma reclamação contra esta seguradora, expressando uma apreciação diferente da dos nossos técnicos, o que lamentamos. Aproveitamos para o relembrar de que a Liberty Seguros cumpre escrupulosamente os termos contratados nas suas apólices bem como os prazos e obrigações determinadas pelo Dec. Lei 291/2007.

Embora não possamos divulgar publicamente o conteúdo dos nossos processos de sinistro (Dec. Lei nº 67/98, de 26 de Outubro – Proteção dos Dados Pessoais) recomendamos que nos permita esclarecê-lo, contactando-nos através dos canais privilegiados para esse efeito:

• (www.libertyseguros.pt) – Poderá interagir com as bases de dados e gerir as suas apólices através do nosso Portal dos Clientes.

• Centro de Contacto (808 243 000 – chamada gratuita) atendimento telefónico personalizado disponibilizado por uma equipa de profissionais altamente qualificados.

• Se, ainda assim, pretender efetuar uma reclamação formal junto das instituições reguladoras da atividade seguradora (ISP ou APS/Serviço de Provedoria) poderá fazê-lo, com a garantia de que terá uma resposta institucional detalhada e adequada.

Com os nossos melhores cumprimentos e em nome de toda a equipa Liberty Seguros, subscrevo-me cordialmente,

Carlos J. L. Santos
Ana Andrade