Liberty Seguros
Liberty Seguros, Compañia de Seguros y Reaseguros, S.A. – Sucursal em Portugal

• Avenida D. João II, 11 – 8.º
    1998-036 Lisboa
  • geral@libertyseguros.pt

Liberty Seguros - Não Cobertura de Sinistro - Apólices Liberty Lar e Liberty lar Plus

Fernando José Nunes Cavaco
Fernando Cavaco apresentou a reclamação
3 de agosto 2018

No âmbito das minhas apólices de seguros participei a quebra de um tampo de sanita, que considero estar enquadrada no ambito de quebra de loiça sanitária, para o qual tenho cobertura em 2 seguros Lar que possuo e tenho sempre pago os prémios. No entanto, a Liberty recusa pagar-me a fatura de compra do tampo, pois considera que não foi um acidente súbito e imprevisto e que este equipamento não se enquadra no que se entende por loiça sanitária.
Ora no meu entendimento, loiça sanitária é todo o equipamento que equipa uma casa de banho e não só os equipamentos de loiça. Por outro lado em ambos os seguros que tenho, nas condições particulares, especiais, e gerais, na descrição de sinistro ou em outro qualquer lugar associado a loiça sanitária é referido que tem que ser um acontecimento súbito e imprevisto e também, nada é referido o que se entende por loiça sanitária ou desenquadra um tampo de sanita nesse item.
Assim, considero que estou a ser lesado, e que o tampo de sanita deverá ser coberto pelos meus seguros
Em anexo, envio os email's trocados, foto do tampo de sanita e respectiva fatura de compra.
Agradecia que avaliassem a situação e me ajudassem a resolver este problema.

Data de ocorrência: 3 de agosto 2018

Procure nas páginas iniciais da apólice a definição de sinistro. Deverá ser lá que encontra "acontecimento súbito e imprevisto".
Quanto ao enquadramento, parece-me óbvio que o tampo da sanita não é de loiça… por outro lado, ao ser um elemento que pode ser movimentado (ao contrário dos equipamentos em louça da casa de banho), tem maior risco de quebra. Não me parece que tenha razão na sua reclamação.