Companhias de Seguros

Liberty Seguros - Penalizado por sinistro que nunca tive

Carlos Marques
Carlos Marques apresentou a reclamação
5 de maio 2020
Venho por este meio reportar uma situação que se tem vindo a arrastar há 1 ano, a qual a entidade responsável não pretende solucionar, bem como repor a verdade dos factos. A presente reclamação que farei será contra a LIBERTY SEGUROS, já que a mesma jamais foi correta com o seu cliente e mais do que isso, decidiu penalizá-lo (apesar de dizer que não o faria) de uma forma completamente injustificável como irei expor seguidamente.
A meados de Fevereiro de 2019, a LIBERTY SEGUROS ter-me-á contactado via telefónica para me indagar acerca de um acidente que terá ocorrido em Lisboa e no qual eu seria interveniente, pois teria batido num outro carro que se encontrava na via pública e teria «fugido». Respondi que não, que nunca tinha sido interveniente em nenhum acidente em Lisboa, porque o meu carro nunca tinha circulado sequer nessa cidade (eu vivo no Centro Norte). Após isso a chamada foi terminada e eu pensei que o assunto teria ficado resolvido.
Passado 1 mês e pouco, recebo em minha casa uma carta da companhia GNB SEGUROS- Grupo NovoBanco – a informar que eu tinha SIDO DADO COMO CULPADO no referido acidente em Carnaxide, Lisboa. Fiz inúmeras chamadas para a LIBERTY para tentar perceber o que estava a acontecer e juntamente com o meu genro e a minha filha, escrevemos vários e-mails para a LIBERTY também. Referi que à data do acidente não me encontrava em Portugal e inclusivamente apresentei uma declaração para fazer meio de prova. Afirmei também que o meu veículo ficou sempre durante esse tempo estacionado no parque junto ao meu prédio e que tinha várias testemunhas que poderiam constatar esse facto. Mais, o veículo desde a sua compra (2016) nunca circulou em Lisboa, nem sequer tem qualquer referência de sinistro. Para comprovar tudo isto, a minha filha tirou várias fotos ao carro, enviando-as para a LIBERTY SEGUROS no intuito de mostrar que jamais o carro esteve envolvido em qualquer acidente. Também pedi que o carro pudesse ser analisado por um perito da companhia de seguros. Na verdade, quando estamos a dizer a verdade, que é o meu caso, não temos receio que todos os meios de prova possam ser reunidos. Muitas das vezes esperávamos a resposta da LIBERTY e eles nem sequer respondiam aos e-mails. Depois de me ter informado devidamente nos meios legais, percebi que teria que ser contacto POR ESCRITO e com CARTA REGISTADA pela LIBERTY SEGUROS aquando da receção por parte deles da informação do ocorrido e nunca por telefone e sem gravação, como foi o caso. A este facto, o esclarecimento que tivemos por parte da LIBERTY foi que me tinha sido pedido a intervenção, ou não, no sinistro em causa, e que não obtiveram resposta da minha parte. Assim, e ao abrigo da Lei que obriga a uma resposta num prazo estipulado, a LIBERTY DECIDIU DAR-ME COMO CULPADO NO ACIDENTE e pagar o arranjo do veículo da outra pessoa. Felizmente, tenho testemunhas que presenciaram o telefonema da LIBERTY em meados de Fevereiro para mim e que podem falar exatamente do teor da conversa entre as partes e de como fui afirmativo em explicar que tem que haver algo completamente errado nesse sinistro e que não fui interveniente no mesmo.
Mais, quando pedi à LIBERTY que fosse enviado um perito para analisar o meu carro, a minha seguradora NEGOU-SE A FAZÊ-LO e nunca enviou o perito, nem sequer analisou as fotos que mostram que o carro nem uma amolgadela tinha. Sem o meu consentimento, sem INVESTIGAÇÃO NENHUMA, A LIBERTY DEIXOU QUE A CULPA DO ACIDENTE RECAÍSSE SOBRE MIM. Nunca me foi prestada qualquer INFORMAÇÃO ESCRITA POR CARTA com qualquer indicação com o ocorrido, aliás, eu apenas soube que tinha sido dado como culpado pela carta que a GNB Seguros (companhia do senhor queixoso) me enviou.
Pedi diversas vezes que a situação pudesse ser analisada devidamente, pois não queria que o meu seguro do carro fosse agravado para um valor superior por uma coisa na qual não tinha tido participação alguma. Inclusivamente pedi para ver o processo no qual o queixoso se manifesta acerca do incidente. Primeiramente a LIBERTY NEGOU-SE e depois de muita insistência, «deu-se ao trabalho» de me enviar a foto com menos do que 1/3 do registo do queixoso, já que «cortou» o restante texto. Como culpado que fui dado, nunca tive acesso a qualquer documento, tudo me foi negado categoricamente pela minha própria seguradora – LIBERTY – que ao invés de zelar pelos interesses do seu assegurado, afinal PROTEGE É O ASSEGURADO DA OUTRA COMPANHIA. Na tentativa de resolver as coisas (pensava eu), a seguradora recomendou-me fazer uma participação na Polícia, a contestar a participação que o senhor do veículo danificado fez e na qual apenas referenciou a matrícula (que condiz com a do meu carro), mas que NÃO SABE A MARCA DO CARRO, nem SEQUER A COR. Essa participação foi imediatamente feita onde constaram todos os dados relevantes e no fundo, A VERDADE.
Acredito que poderá ter ocorrido um erro na indicação da matrícula ou até mesmo exista uma outra viatura a circular ilicitamente com uma matrícula igual à minha. Mais uma vez, nunca tive resposta da participação que fiz na Polícia e que supostamente resolveria tudo definitivamente. Para meu espanto, este mês de Abril de 2020, recebo a carta com o pagamento do meu seguro, com um agravamento enormíssimo.
No meio disto tudo sou obrigado a perguntar: onde está o PROFISSIONALISMO da LIBERTY SEGUROS que se RECUSA a analisar os meios de prova que ilibariam o seu cliente que sempre disse a verdade, mas que prefere beneficiar de uma forma injusta e despropositada o cliente de outra seguradora? Como é possível que seja RECUSADO que um PERITO analisasse o meu carro? Será que isso aconteceu porque seria bastante evidente que o meu veículo nunca esteve envolvido nesse acidente, só que era necessário encontrar um culpado a «toda á força»? Porque é que a LIBERTY a maior parte das vezes nem sequer responde aos e-mails e pelo telefone não dá andamento à questão? Como é possível que a participação do queixoso, que não menciona marca, modelo, ou cor do carro tem valor e a participação que eu fiz na Polícia a contestar isso, nem sequer seja analisada?
Gostaria que esta situação fosse reavaliada e definitivamente resolvida corretamente, no sentido de apurar responsabilidades e repor a verdade pois esta situação ultrapassou todos os limites e eu não posso ser responsabilizado e PENALIZADO por uma coisa na qual não estive envolvido. Por esse motivo, não irei efetuar o pagamento do seguro na data prevista e caso este seja erroneamente levantado pela companhia, irei exigir que este valor seja reposto, juntamente com juros, já que nunca QUISERAM resolver a situação e a ARRASTARAM ATÉ AGORA.
Data de ocorrência: 5 de maio 2020
5 de maio 2020
Caro Senhor

Recebemos a sua exposição que vamos analisar.
Após análise, a nossa resposta seguirá para o seu e-mail.
Se necessitar de algum esclarecimento e/ou informação adicional, ligue-nos ou escreva-nos, por favor, para os nossos contactos disponíveis na nossa página na internet: www.libertyseguros.pt.

Com os nossos cumprimentos
12 de maio 2020
Caro Senhor

Informamos que enviamos resposta à sua exposição para o seu email.

Com os nossos cumprimentos