Companhias de Seguros

Liberty Seguros - Processo de sinistro

António Pedro Rosa de Oliveira
António Oliveira apresentou a reclamação
16 de junho 2015

Boa tarde, venho por este meio apresentar a minha queixa formal Processo nº 15-310-7016 para que mais uma vez possa explicar o meu sinistro visto que o Sr. Eduardo Wengorovius da Liberty Seguros se faz de desentendido e desvia respostas.

No dia 10 de fevereiro de 2015 furtaram a minha residência levando um telemóvel Samsung galaxy note 2 no valor de 620€ e arrombaram-me a janela com o valor de reparação de 250€.

Chamei a polícia para dar conta da situação e a policia Judiciaria deslocou-se há minha casa explicando-me como tinha sido assaltada e que meios usaram.

No dia seguinte reportei o sinistro a minha seguradora Liberty Seguros.
Estes demoraram muito tempo a fazer a peritagem, visto ser um trabalhador "normal" com horários "normais" como qualquer outra pessoa só poderia estar presente em casa no final do dia e aos fins-de-semana. A equipa de peritagem recusava-se trabalhar depois das 18h pois não era o seu horário de trabalho.

A equipa de peritagem nunca se disponibilizou para fazer a peritagem depois das 18h (horário que eu estava disponível) insistindo que eu devia de faltar ao trabalho para os receber, com isso passou três semanas, tendo ainda a janela arrombada sujeito a ser novamente assaltado.

Depois de muitos telefonemas apareceu um perito com um estagiário em minha casa, com uma abordagem agressiva e a dizer que seria a primeira vez na sua longa carreira que teria de fazer uma peritagem fora de horas. Notei logo que o perito tinha uma atitude muito pouco correta e com uma postura pouco profissional.

Logo á partida disse que o valor assegurado para as "paredes" da casa estava ajustado ao valor do arranjo da janela (tirando fotografias á janela danificada).

E disse que não lhe parecia é que teria só 20mil€ de valor de recheio na habitação. Eu disse-lhe que tinha as faturas do meu recheio (moveis TV´s, sofá etc) e que fiz as contas e que até teria menos desse valor pois deixei alguma margem para roupas e atoalhados pertences esses que não tenho faturas.

Solicitou se poderia ver a restante habitação questionei o motivo visto que o sinistro teria sido só na cozinha, ao que responde que precisava de fazer uma avaliação do recheio, acrescentado ainda que teria de tirar fotografias a todo o interior da casa (moveis, eletrodomésticos, roupa, acessórios e objetos pessoais) disse-lhe que fotografias não autorizava pois não conhecia este procedimento e não queria a minha intimidade invadida. Mas que poderia ver a habituação sem problema nenhum (não me recosei a fazer a "vistoria" tenho conhecimento do valor de todos os meus bens e não tenho nada a esconder).

Começámos pela sala ao qual o perito olha para a minha TV e diz "Esta TV vale pelo menos 2000€" tendo eu a fatura que diz que custa 1286€ mas ele não a quis ver...
Olha para o sofá e diz "este sofá vale pelo menos 3500€ por ser grande" tenho a fatura que diz que custa 1300€ mas ele também não a quis ver.
Olha para os moveis e diz "estes moveis custam pelo menos 5000€“ mas mais uma vez não quis ver as faturas.
Termina esta divisão dizendo "a sua sala deve estar a valer por volta de 15mil€" e assim sucessivamente pela casa toda, até chegar a um valor de recheio 30mil€ valor este retirado sem base nem fundamento nenhum.

No final queria que eu assinasse um papel que obviamente recusei nesse papel constava o valor do recheio de 30mil€.

Passadas duas semanas recebo na minha conta o valor de 250€ (valor de arranjo da janela)
E valor de 255.69 pelo telemóvel que custou 620€.

Mais uma vez afirmo na minha casa não está mais de 20mil€ (esta parte é importante para as contas que se seguem)

O telemóvel custou 620€ a empresa diz que só 2/3 do telemóvel é que está assegurado (pois baseou-se na opinião e valores que o perito deu) além disso diz que “um” telemóvel de linha branca com características equivalentes ao telemóvel furtado vale 383.53€, relembro que o meu telemóvel era um Samsung Galaxy note 2.

Resumindo:
Na avaliação todo o meu recheio é sobrevalorizado e é colocado valores superiores e absurdos sobre cada equipamento/movel/objecto. No entanto quando é para indemnizar o objeto furtado vale menos de 2/3 pois já é para a companhia pagar.

Como pode a companhia fazer uma peritagem e calcular o recheio com valores de equipamentos como se fossem novos e depois na hora de pagar desvaloriza os objetos.

Eu questiono então os valores dos objetos enquanto assegurado valem 3 vezes mais do preço comprado (tenho faturas que o provam) e quando estes são furtados valem menos de 2/3 do valor comprado para a asseguradora pagar menos?

O valor que reclamo é os 620€ e não 255.69, faltam-me pagar 364.31€

Aguardo resposta de uma pessoa competente que tente compreender e resolver o problema (ao contrário do sr., Eduardo Wengorovius)

Data de ocorrência: 16 de junho 2015
26 de junho 2015
Exmº. Senhor António Oliveira, Estimado Cliente,
Após termos sido alertados pelo Portal da Queixa, o que nos mereceu a maior atenção, tomámos conhecimento de que V. Exa. publicou uma reclamação contra esta seguradora manifestando uma apreciação diferente da dos nossos técnicos, o que lamentamos. Aproveitamos para o relembrar de que a Liberty Seguros cumpre escrupulosamente os termos contratados nas suas apólices bem como os prazos e obrigações determinadas pela legislação vigente.
Embora não possamos divulgar publicamente o conteúdo dos nossos processos de sinistro (Dec. Lei nº 67/98, de 26 de Outubro – Proteção dos Dados Pessoais), nem mesmo quando são os nossos segurados a procurar a exposição pública, como é o caso, podemos todavia, de uma forma sumária, fundamentar a nossa posição: para estarmos aptos a reapreciar a sua reclamação necessitamos que nos faculte os documentos já solicitados através do averiguador que se deslocou ao local de risco, assim como através do seu próprio Agente do contrato.
Relembramos de que necessitamos de cópia da fatura de aquisição do bem alegadamente furtado, do documento da garantia e do pedido de anulação do IMEI, junto da GNR e da Operadora.
Verificamos que, por lapso, a Liberty Seguros já efetuou um pagamento sobre esse equipamento. Uma vez que V. Exa. discorda esse valor reiteramos o pedido sobre os documentos solicitados, para assim estarmos aptos a reanalisar a sua pretensão.
Caso pretenda, ainda no âmbito da reclamação, recomendamos que contacte através dos canais privilegiados para esse efeito:
• Centro de Contacto (808 243 000 – chamada gratuita) atendimento telefónico personalizado, providenciado por uma equipa de profissionais altamente qualificados.
• Provedoria Interna – Poderá remeter a sua reclamação para o endereço carlos-jorge.santos@libertyseguros.pt ou, se preferir, telefonar para o nº 213 183 548.
• Se, ainda assim, pretender efetuar uma reclamação formal junto das instituições reguladoras da atividade seguradora (ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões ou APS/CIMPAS - Serviço de Provedoria) poderá fazê-lo, com a garantia de que terá uma resposta institucional detalhada e adequada.
Com os nossos melhores cumprimentos e em nome de toda a equipa Liberty Seguros, subscrevo-me cordialmente,
Carlos Santos
António Oliveira
21 de julho 2015
Estive a ver outras reclamações sobre a Liberty e é curioso o tipo de resposta, para além de ser sempre do mesmo tipo alegam sempre os “*” as letrinhas pequenas nos contratos, gostava de saber onde está essas letrinhas pequenas em relação a facturas de equipamentos de mais de dois anos.
Independentemente disso nunca me respondem ás contas que fazem, como pode a Liberty fazer uma avaliação de todo o meu recheio sobrevalorizando o conteúdo colocando valores superiores e absurdos sobre cada equipamento/movel/objecto e depois quando é para indemnizar esses mesmos objetos valem menos de metade, pois consideram a desvalorização mas na altura do calculo do recheio isso já não interessou.
Já do lapso que disseram ter, foi mais uma para rir.