Companhias de Seguros

• geral@libertyseguros.pt

Liberty Seguros - Reclamação sinistro 20204000013211

Elisa Azevedo apresentou a reclamação
28 de dezembro 2020
Promovia a reclamação sobre sinistro datado de 19-09-2020, junto do ASF, sobre a Liberty Seguros S.A. pelos seguintes factos:
1. Conduta da companhia,
2. atos de peritagem,
3. respostas morosas
4. Falta de enquadramento legal e imputação de recusa, a artigo presente nas condições
gerais e particulares e balizam este contrato de seguro.
a) Ora vejamos a participação é enviada á companhia via email a 20-09-2020, contendo o
ficheiro denominado liberty082.
b) Da participação também desde logo se retirar a clara intenção de “ativar” enquadramento
nas coberturas de avaria de equipamento informático e avaria de eletrodomésticos.
c) É marcada a peritagem do material para alguns dias depois a 02-10-2020. Logo aqui já com
um dilatar de tempo considerável.
d) A avaliação ocorreu tranquila com um profissional jovem, educado, cordial, que executou a
sua tarefa, fazendo sempre recurso a fotografias diversas de todas as ações que iam sendo
praticadas.
e) Informa também que os equipamentos moveis não iriam ser assumidos, mas após alguma
insistência da minha parte lá acabou por aceder a sua análise.
f) A avaliação foi acompanhada por mim, pelo marido e demais familiares que se encontravam
na habitação.
g) Volvidos cerca de 30 dias do início das diligencias tento obter de posição da companhia,
dado até pela informação prestada pelo ilustre prestador de serviços a quando da visita á
casa, comprometendo-se a relatório em 15 dias no máximo a questionar a companhia.
Através da minha área de cliente em www.libertyseguros.pt, “comunicar com o gestor” em
28-11-2020. Sem resposta.
h) Telefonicamente sou informada de algum atraso por parte do relatório, mas seria breve.
i) Nova insistência via email e recebo a informação a 04-11-2020 a informar “informamos que
não rececionamos o seu email do dia 28-10-2020” o que faz ponderar se tal função integrada
na área de cliente serve para alguma coisa, ou figura como mero embuste para atrasar as
comunicações com a Liberty Seguros. Mas inicia-se a 04-11-2020 os tão precisos
esclarecimentos, ainda á data de hoje 16-12-2020 por esclarecer.
j) A 19-11-2020 recebo email com cabeçalho denominado “apuramento condicional”,
incluindo os 10 itens, sendo assumidos como enquadrados no dano e sinistro.
k) Item 1 – “esta situação não se trata de qualquer sinistro ou dano enquadrável nas coberturas
da apólice, mas sim de uma possível falta de gás, não garantido pela presente apólice. Ipsis
verbis escrito pelo email recebido a 19-11-2020 pela srª dra. gestora
l) Item 2 – “Equipamento liga, contudo apresenta anomalia de ecrã. Sem enquadramento nas
garantias da apólice.
m) Ainda no presente email se consegue ler “…contudo, temos informação que o lcd Samsung,
o telemóvel Samsung e a UPS tiveram uma avaria em 2018, pelo que necessitamos que nos
remeta os comprovativos de reparação desses equipamentos (negrito, itálico e sublinhado,
meu), Sem os respetivos comprovativos ficamos impossibilitados de assumir os prejuízos
apurados”
n) Desde logo pergunto, impossibilitados como? Porque?, Qual é a clausula de exclusão das
condições gerais ou particulares onde tal facto está escrito? Existe algum documento na
contratação do seguro que me tenha sido dado que expõem claramente que todo o
equipamento reparado ou alvo de participação anterior seja obrigatório a sua manutenção
ou condição exclusiva e obrigatória da companhia? Existe algum artigo do código do
processo civil que obrigue a manter ou a condicionar comprovativos após o términos de
garantia que por norma será de 1 ano? São estas as perguntas que desde já pretendo ver
respondidas, clara e objetivamente!!!
o) Apesar de desconhecer e até achar ser rebuscado para não dizer outra coisa, solicitei a
entidade uma declaração básica, meramente comprovativa da intervenção realizada, afim
de não prolongar o já longo processo, estando certa e segura pela leitura de email recebido
que um simples “comprovativo” conforme me foi pedido seria suficiente… juntei também
fatura-recibo de substituição para efeitos de IVA.
p) Foi declarado, assinado e carimbado resumidamente como se entende pos cerca de 2 anos
volvidos.
q) Mas para a srª gestora afinal comprovativos são apenas faturas, ora ainda que excessivo,
promovi que me fossem enviadas as 2ª vias faturas por mim custeadas em 2018, pois como
será comum na generalidade dos portugueses, a destruição de documentos cuja a validade
probatória intrínseca de garantia, já se considerar inútil as mesmas. Mostrando-se ainda por
explicar a validade jurídica do requerido pela colaboradora da Liberty S.A.
r) Mas ainda assim remeto para resolver definitivamente o problema, ficando pendente os
difíceis esclarecimentos ás perguntas e reclamações sobre ao não enquadramento da Tv e
do frigorifico, item 1 e 2 respetivamente.
s) Sucede que no dia 16-12-2020 recebo nova resposta por parte da senhora gestora dizendo
que “a 16-12-2020 , 20 dias depois da insistência/reclamação sobre a informação de
(aceitação condicional), que ainda vivem os tão difíceis esclarecimentos com o sr. Perito,
mais acresce que a tão desejada fatura que contem a reparação da ups não indica qual o
equipamento avariado, acrescido da alegada diferença até nos trabalhos de documento
(declaração resumida)”
t) Acresce ainda uma divida legitima face a observação de que o item um teria mais de 5 anos
de fabrico…ora tanto quanto me é dado a conhecer do preceito de exclusão o mesmo
aplicar-se-á a período de aquisição, pois não me recordo de em qualquer de compra conste
de forma inequívoca á data de venda, mas também de fabrico, acredito até pelos tempos
até as viaturas ficaram ilibadas de trazer aposto na sua matricula tal informação, pelo que
também requeiro esclarecimentos nas afirmações proferidas, pela gestora em causa.
u) Vejamos então o seguinte se por um lado o comprovativo de como o equipamento foi
reparado e obviamente estava operacional em Setembro de 2020 não serve para coisa
nenhuma, já serviria alegadamente para contrapor com informação mais clara que se fazia
necessária á data de 2018 para efeito de garantia de serviço prestado. Nunca foi ou é posto
em causa a equitude de precisão quase que cirúrgica que ao fim e ao cabo apontam para
mera e infundada desculpa para a todo custo dilatar no tempo e por outro lado fugir a
responsabilidades.
v) Por último informa ainda que irá ser deslocado reparador para entrega de salvados como
desconheço onde tal está escrito agradeço enquadramento das pretensões nas condições
gerais ou particulares ou em posição jurídica, devidamente fundamentado nada contra.
Em conclusão pelo acima vertido apresento reclamação formal dando conhecimento da mesma
ao ASF, por entender estarmos a roçar a má vontade e até outras questões contratuais, não
esperava esta atitude lesiva e abusiva, lacónica em fundamento, pondo em causa a idoneidade
da tomadora e mesquinha no que toca a pretensas desculpas para não honrar voluntariamente
o contrato, acrescido a falhas graves de avaliação que dificilmente estão a conseguir colmatar,
escudando-se nos intermináveis esclarecimentos e nas respostas morosas de 6 dias ou até mais,
já para não fala que telefonicamente o sumo passará pelo reencaminhamento para a via da
escrita que como entenderão não me causa qualquer constrangimento para prolongar no tempo
factos de detalhes muito simples.
Não posso deixar de equacionar se tratando-se de um tipo simples de sinistro o que aconteceria
se o dano fosse essencial ou catastrófico ou até urgente, se poderei continuar a confiar na
proteção da Liberty seguros ou por em crise se me acontece a mim, familiares e amigos e ficamos
desamparados num inchurrilho de “desculpas” e será esse testemunho que doravante passarei
a transmitir com esta lamentável e triste experiencia que estou a ter com a Liberty Seguros, S.A.
Hoje recebo um email de resposta da Srª Drª responsavel pelo departamento de reclamações em resposta à reclamação apresentada junto do ASF, fugindo liminarmente a quase todos os pontos acima, dando como certo uma avaliação a olho, faltosa da verdade técnica e dos factos, não provando coisa alguma e esquecendo tudo resto.
Caminhamos para 4 meses num sinistro de avaria de equipamento, o que seria de fosse um incendia, uma inundação, um furto grave.
Podemos pensar se este tipo de companhia, de conduta, de proteção é adequado aos Portugueses, que se devem sentir protegidos e veem-se defraudado, por aquilo que parece e pelo descrito.
Claramente que o indicado é realizado por escrito pelo que pode ser obviamente provado.
Data de ocorrência: 28 de dezembro 2020
29 de dezembro 2020
Cara Senhora Elisa Azevedo

Recebemos a sua exposição que vamos analisar.
Após análise, a nossa resposta seguirá para o seu e-mail.
Se necessitar de algum esclarecimento e/ou informação adicional, ligue-nos ou escreva-nos, por favor, para os nossos contactos disponíveis na nossa página na internet: www.libertyseguros.pt.

30 de dezembro 2020
Cara Senhora Elisa Azevedo,

Informamos que enviamos resposta à sua exposição para o seu email.

31 de dezembro 2020
Exmos senhores até ao momento não recebi, resposta alguma, lógica, legalmente enquadravel. Apenas conjecturas que são favoráveis às más práticas da Liberty sa. Ao não cumprimento das obrigações que vos são legalmente exigíveis. Acreditei estar perante uma companhia de bem, com seriedade e não uma empresa vazia de fundamento e assente em falta de transparência, incoerente em resposta e mantendo uma posição de supremassia na esperança de desencorajar os clientes a desistir de lutar pelos seus direitos reduzindo os pagamentos a metade.
Por isso mesmo lamento informar mas continua a reclamação formal aqui. No asf e em tribunal, já contratei advogado para o efeito que entrará em contato com a Liberty, bem como o prestador que v/exa. Sem qualquer fundamento poem em causa.
Quanto ao requerido continua aguardar resposta clara e completa.
Com os melhores cumprimentos
31 de dezembro 2020
Cara Senhora Elisa Azevedo,

Recebemos a sua comunicação que tomámos em devida nota.

14 de janeiro 2021
Continua com a reclamação por esclarecer a indemnização por artigos com avaria reconhecida por receber. O valor superior a 450euros, continua aguardar enquadramento em todas as afirmações, apontamento legal e/ou contratual que simesmente não aparecem.
Estou a preparar acção judicial para recuperação dos danos e resposta oficial do por mim reclamado ao asf.
Liberty nunca mais protecção, clareza, e honestidade zero.