Companhias de Seguros

• geral@libertyseguros.pt

Liberty Seguros - Reclamação sobre atraso na substituição do vidro frontal

Rute apresentou a reclamação
Prezados Senhores/Senhoras,

Espero que esta mensagem os encontre bem. Escrevo para expressar minha insatisfação e apresentar uma reclamação em relação à demora e à falta de resolução no agendamento e substituição do vidro frontal do meu veículo segurado com a Genesis by Liberty Seguros.

A 30 de Maio de 2023, entrei em contato com a Genesis by Liberty Seguros para relatar a quebra do vidro frontal esquerdo do meu veículo. Fui informada pelo operador que poderia entrar em contato com a Carglass para agendar a substituição do vidro, bastando apenas indicar qual era o vidro danificado e a oficina de minha preferência.

Seguindo as orientações recebidas, entrei em contato com a Carglass e agendei a substituição do vidro para o dia 5 de Junho de 2023, às 11h40. No entanto, para minha surpresa e insatisfação, recebi uma ligação às 10h53 do dia 5 de Junho, informando que a Carglass não poderia realizar o reparo em meu veículo devido a um suposto equívoco nos dados de envio da apólice por parte da seguradora.

Enviei o número da apólice ao qual informaram que de facto, o seguro que tenho é Genesis quando eu tinha informado em telefone que era Liberty. Na verdade, o seguro é facilitado pela Liberty, portanto, a informação estava efetivamente correta.
Informaram também nesse mesmo email que estavam a aguardar resposta por parte da seguradora que até à data, ainda não se tinha pronunciado quanto à autorização.

Após essa notificação, entrei em contato novamente com a Carglass por telefone, e eles confirmaram que ainda estavam aguardando a autorização da seguradora. Inclusive, encorajaram-me a contatá-los para responsabilizá-los pela demora.

Em resposta a essa situação frustrante, entrei em contato com a seguradora e relatei a situação à agente Susana Ferreira. Ela informou que precisaria verificar a situação com o departamento responsável e que entrariam em contato comigo posteriormente.

Recebi um retorno a informar que houve efetivamente um engano no agendamento, que a viatura não poderia seguir para reparação sem antes terem algumas informações, bem como, fotografias do sinistro. Informaram ainda que a colega que fez o agendamento agiu incorretamente.

No entanto, até o momento, não recebi nenhuma resposta concreta nem uma solução para o problema. Além disso, tive que perder um dia de trabalho e meu veículo continua com o vidro danificado, impedindo-me de circular normalmente.

Gostaria de destacar que estou profundamente insatisfeita com a forma como essa questão está sendo tratada, sendo empurrado de um lado para o outro entre a Carglass e a Genesis by Liberty Seguros, sem qualquer progresso ou comunicação adequada.
Data de ocorrência: 5 de junho 2023
Cara Senhora,

Recebemos a sua exposição que vamos analisar.
Após análise, a nossa resposta seguirá para o seu e-mail.
Se necessitar de algum esclarecimento e/ou informação adicional, ligue-nos ou escreva-nos, por favor, para os nossos contactos disponíveis na nossa página na internet: www.genesis.pt.

Com os nossos cumprimentos
5 de junho 2023
Carglass continua a informar de que são vocês que estão em falta com a emissão de autorização do vosso lado, no entanto, quando vos contacto informam que não receberam qualquer tipo de pedido do lado da Carglass.
Quero um esclarecimento para o que se está a passar e uma resolução.

Se a falha é do lado da Carglass ou do vosso lado, pouco me importa. Vocês são parceiros de negócio e têm de encontrar soluções para os vossos clientes que usufruem dos vossos serviços.

Aguardo resolução
5 de junho 2023
Informação encaminhada por parte da Carglass.

Folgo em saber que o constrangimento está a ser causado por vocês.
Este será o primeiro e último sinistro a ser tratado por vocês. Felizmente, existe bastante concorrência no mercado e várias opções na qual o atendimento ao cliente é valorizado.

Atentamente,
5 de junho 2023
Pelas 17:37 fui contactada através do número 225320787 da Carglass - Serviço de pós-venda, operadora: Marta, no qual me foi informado de que continuam a aguardar resposta do vosso lado, e que muito provavelmente no dia de hoje já não seria dada nenhuma resposta, uma vez que já estamos perto das 18:00.

É lamentável perceber que a seguradora não teve uma palavra para dizer no decorrer do dia de hoje.
5 de junho 2023
Queiram verificar as informações passadas pela Carglass no processo:

Cara Senhora

Informamos que enviamos resposta à sua exposição para o seu email.

Com os nossos cumprimentos
Caros Senhores,

Informo que a vossa informação é falsa. Informo que não enviaram qualquer resposta face ao exposto.
O que enviaram foi um email de confirmação em como abriram o processo, nada mais além disso.
Anexo para verificarem o que foi comunicado da vossa parte.

Posto isto, continuo sem uma resposta face a esta situação. É triste ser vossa cliente e ainda não ter recebido qualquer tipo de explicação, tendo passado 24h desde que esta situação foi reportada a vós.
6 de junho 2023
Neste momento são 16:13, estive em linha a operadora Alina Vladicescu que me informa que ainda não foi possível que a seguradora emitisse uma resposta.

Mais, informou ainda que todos os departamentos responsáveis estão em conhecimento desta situação e estão devidamente alertados.
A falta de resposta, estando todos cientes do que está a acontecer, é de lamentar para uma companhia de seguros como esta.

Não tendo resposta até ao final do dia de hoje, segue uma queixa para a Autoridade de Supervisão de Seguros (ASF)
6 de junho 2023
Acabei de falar com a operadora Rute Soares que informou que continuam sem resposta e que o mais certo é que hoje não me fosse dada nenhuma.
Uma vez que o vosso serviço funciona apenas até às 17:00, isto significa que uma vez mais, este assunto não vai ficar tratado.

Amanhã irá fazer 48h desde que esta situação foi reportada e solução, nem vê-la.

Lamento que os vossos operadores telefónicos tenham de dar a "cara" pelo departamento responsável. Departamento esse que aparentemente não está minimamente preocupado e dedicado em resolver a situação.

Mais informo, que irei seguir com queixa para a Autoridade de Supervisão de Seguros (ASF) a reportar toda a situação.
7 de junho 2023
Pela segunda vez do dia de hoje entro em convosco e até ao momento, continuam com a mesma posição: Imóveis. 0 Informação. 0 comunicação. 0 zelo pelo cliente.

Falei com Cátia Guerra e seguidamente com Rute Duarte - ambas informaram que reforçaram uma vez mais, no entanto, ainda não há resposta.
7 de junho 2023
Contrariamente ao que me foi informado telefonicamente pela operadora Rute Duarte, de que este tipo de quebras conforme relatei não está prevista e daí estarem a analisar em detalhe este caso(além da reclamação apresentada), recordo do que está escrito nos termos e condições do contrato:
1 - Pela presente condição especial, o segurador garante o pagamento da reparação ou substituição dos danos resultantes da quebra de vidros (ou equivalente em matéria sintética), do para-brisas, do óculo traseiro, do teto de abrir, dos vidros laterais e do teto panorâmico. Para efeitos da presente condição especial considera-se quebra isolada de vidros, os danos resultantes de acontecimento súbito, fortuito e imprevisível e circunscritos aos vidros (ou equivalente em matéria sintética)"

Assim sendo, e conforme vos relatei mais do que uma vez telefonicamente, o incidente foi súbito e imprevisível, pelo que, enquadra-se dentro da vossa cláusula.

Para que não restem dúvidas, anexo a vossa cláusula
9 de junho 2023
Exmos Senhores,

Continuam a empurrar este assunto e a mostrar a falta de respeito que têm pelos vossos clientes/segurados.
No mesmo dia, foram capazes de enviar um email a informar que faltavam elementos para abertura de processo - elementos esses que deveriam ter sido vocês os interessados a solicitar desde início e não o fizeram.
Mais, ainda bem que as vossas chamadas são gravadas porque à data de 30 de Maio, liguei para o vosso número de apoio ao cliente às 10:14 na qual a operadora com quem falei me esclareceu que para a viatura ser reparada numa oficina da Carglass nada tinha de fazer com eles, apenas teria de entrar em contacto com a Carglass diretamente a informar o que aconteceu com a minha viatura e eles tratariam do resto.
E logo após esse email da falta de elementos remeteram um outro a informar que não podem responsabilizar-se e passo a citar: "não é possivel verificar os danos no mesmo, mas a existir terá sido relativo a mau funcionamento do motor do vidro."

Entendo que seja mais fácil para vocês empurrar a culpa para outro sítio e não assumirem a responsabilidade, mas acontece que pago por um seguro no qual incluí quebra de vidro, coisa que aconteceu.
Quebra essa que foi ocorreu de forma súbita e se enquadra dentro da vossa claúsula de contrato que passo a citar: "Condição especial 5 - Quebra isolada de vidros, Cláusula 1º - Âmbito e modalidades

Mais, a falta de respeito demonstrada pelo vosso serviço é incrível. Ambos os emails foram enviados após as 17:00. Hora ao qual o vosso atendimento telefonico encerra, para evitarem dar qualquer tipo de explicação por voz.

Posto isto, Exmos Senhores, irei encaminhar-vos os elementos solicitados porque apenas quero a resolução deste incidente e fico a aguardar nova análise do vosso lado.

Exponho em anexo as informações que me remeteram conforme acima descritas
Rute avaliou a marca
28 de julho 2023

A marca demonstrou por diversas ocasiões não ter o cliente como o centro da sua prioridade: Não respondem às questões dos clientes Não dão uma estimativa de resposta Não dão assistência aos serviços contratados Em suma, é uma companhia de Seguros que está apenas disponível para receber o dinheiro na hora da contratação do seguro.