Companhias de Seguros
Liberty Seguros, Compañia de Seguros y Reaseguros, S.A. – Sucursal em Portugal

• Avenida D. João II, 11 – 8.º
    1998-036 Lisboa
  • geral@libertyseguros.pt

Liberty Seguros - Sinistro automóvel - responsabilidade de terceiros - peças originais / aftermarket

Pedro Silva apresentou a reclamação
26 de julho 2021
No passado dia 26/06 estive envolvido num acidente no qual não tive responsabilidade, e cuja viatura responsável estava segurada na Liberty Seguros. Por coincidência, também a minha viatura está segurada na Liberty Seguros.

Por acordo com a outra pessoa envolvida no acidente, decidimos levar a viatura para uma oficina onde a minha viatura já tinha sido intervencionada há cerca de 1 ano, curiosamente com um sinistro idêntico onde o para-choques teve que ser substituído, só que nessa altura a seguradora responsável era outra que não a Liberty Seguros.

Aquando a peritagem foi comunicado pela Liberty Seguros que deveria ser colocado uma para-choques de aftermarket e não da marca da viatura.

Perante esta situação foi enviada uma reclamação, dizendo que exigia a colocação de um para-choques original, até porque a informação da oficina é que o para-choques de Aftermarket tem diferenças nos encaixes em relação ao da marca.

Em resposta a Liberty Seguros responde:

"Caros Senhores,
Tomámos nota da discordância por termos considerado peças de aftermarket na reparação do veículo e queremos tranquilizar o proprietário do mesmo relativamente a esse desconforto. As peças de aftermarket obedecem às especificações e padrões de qualidade exigidos pela marca. O processo de fabrico dessas peças é o mesmo das peças de origem, as quais têm exatamente o mesmo período de garantia. Por isso se diz que são peças de qualidade equivalente, havendo a única diferença no facto de não terem o logótipo da marca.
Fazendo uma comparação com uma situação semelhante, este é o mesmo princípio que estabelece que o consumidor tem total liberdade para fazer as revisões do veículo em qualquer oficina, seja oficial da marca ou independente, mesmo que o veículo esteja dentro do período de garantia da marca. O consumidor não perde a garantia oficial do fabricante se não fizer as revisões numa oficina da marca (as peças utilizadas têm de ser de qualidade original ou equivalente e todas as recomendações do fabricante têm de ser naturalmente cumpridas).
É o que garantimos relativamente às peças de aftermarket aplicadas – as especificações e recomendações exigidas pelo fabricante são integralmente respeitadas.
Sem prejuízo disso, pode o proprietário da viatura ficar descansado que a Liberty Seguros prontifica-se a resolver imediatamente qualquer anomalia que seja detetada por causa da aplicação da/s referida/s peça/s."

Esta discussão é completamente ridícula, na medida em que estamos a falar de uma diferença de cerca de 50€, de uma peça que segundo a oficina tem diferenças para o origina, num sinistro do qual não tenho responsabilidade, que por coincidência também sou cliente da mesma companhia, que caso tivesse colocado a viatura na marca da mesma esta questão não se iria colocar, e porque pretendo apenas que seja respeitado o princípio de reposição natural, ou seja, que a minha viatura seja reposta ao estado em que se encontrava no momento imediatamente anterior ao sinistro, nomeadamente com peças originais utilizadas e não outro qualquer tipo de peça.

Esta situação é lamentável, porque 1 mês depois continuo com este problema por resolver.
Data de ocorrência: 26 de junho 2021
27 de julho 2021
Caro Senhor Pedro Silva

Recebemos a sua exposição que vamos analisar.
Após análise, a nossa resposta seguirá para o seu e-mail.
Se necessitar de algum esclarecimento e/ou informação adicional, ligue-nos ou escreva-nos, por favor, para os nossos contactos disponíveis na nossa página na internet: www.libertyseguros.pt.

Com os nossos cumprimentos
29 de julho 2021
Passadas 48h da resposta a dizer que iriam responder por email, continuo sem qualquer resposta.
16 de agosto 2021
A 27/07 a Liberty disse que enviaria a sua resposta por e-mail.
Até hoje, não foi nada enviado.
20 de agosto 2021
Caro Senhor Pedro Silva

Informamos que enviamos resposta à sua exposição para o seu email.

Com os nossos cumprimentos