10.8

Lime - Cobrança indevida

Hugo Dantas
Hugo Dantas apresentou a reclamação
5 de novembro 2019
Em 6 de outubro do ano corrente estive em Lisboa e resolvi utilizar os trotinetes Lime.
Instalei a aplicação no meu telemóvel e a informação que era exibida no meu ecrã é que pagaria 1€ para desbloquear a trotinete e mais 0,15€ por minuto de utilização.
Realizei ao todo três viagens com os trotinetes Lime entre as 12h30 e às 14h do mesmo dia, na região da Torre de Belém até o Campo Pequeno.
A primeira viagem não houve nenhum problema: utilizei o trotinete por 6 min (0,90€) e mais 1€ do desbloqueio, totalizando 1,90€ (sem reclamações aqui - conforme captura do ecrã anexo).
Na segunda viagem começaram as cobranças indevidas: utilizei o trotinete por 24 min (que multiplicado por 0,15€ deveria me custar 3,6€) e utilizei um código de desconto do desbloqueio, logo a viagem deveria ter custado apenas 3,6€ e eles me cobraram 6€ (conforme captura do ecrã anexo). Além disso o trotinete que estava utilizando estava com bateria totalmente carregada segundo os leds no visor do mesmo (4 ou 5 leds, não recordo) que apagaram todos de uma vez e me deixaram no meio do caminho sem bateria (não apagaram gradativamente) me forçando a escolher um terceiro trotinete.
Como ao pilota-lo não estava observando a aplicação, não atentei de pronto a cobrança exagerada desta viagem.
Escolhi então um novo trotinete para a terceira viagem e tive mais cobranças indevidas: utilizei o trotinete por 29 min (multiplicado por 0,15€ resulta em 4,35€) com mais 1€ do desbloqueio seria ao todo 5,35€. Mas o Lime me cobrou 8,90€. (ver anexo).

Diante do ocorrido e após constatar na fatura do meu cartão de crédito os preços exorbitantes entrei em contato com a central da Lime em trocas de e-mails (todos anexos). Primeiramente a funcionária a tratar comigo informou que os preços seriam 0,15€ por minuto e após eu remostrar os cálculos errados informou que os preços eram 0,25€ por minuto e que está descrito nas normas da aplicação que conforme o dia e horário esses preços estão passivos de alteração. Ainda assim me deram um "desconto" pelo transtorno ocorrido.

EU NÃO QUERO DESCONTO! Eu quero o que é certo! Se os preços do uso do trotinete são passíveis de alteração conforme dia e horário isso tem que ser exposto ao cliente em letras garrafais! Estou completamente transtornado, frustrado e raivoso com a leviandade que a empresa tratou este assunto. A total falta de transparência e mesquinhez.

Aguardo uma solução que de fato mostre que a empresa tem consideração por seus clientes, assuma o erro das cobranças, restitua o valor e se retrate pelo modo como se relaciona com os clientes no pós-venda. (Confiram as imagens compiladas em anexo único! As informações pessoais minhas e da atendente estão preservadas.)
Data de ocorrência: 5 de novembro 2019