40.3

Lion Of Porches - Cinto a desfazer-se

João Ricardo Ferreira Santos
João Santos apresentou a reclamação
4 de janeiro 2019

Comprei um cinto no dia 30/12/2018 que após a primeira utilização, começou a desfazer-se. No dia 03/01/2019 desloquei-me à loja Lion of Porches no Colombo, no sentido de verificar o que poderia ser feito para solucionar o problema. Foi assumido pelos funcionários que o cinto apresentava problema de qualidade. Após 1h30 de espera e contactarem a gerente ,informaram-me que não tinham outro artigo igual para efectuar a troca e que : ou aguardava pelo envio do artigo para a fábrica para ser avaliada a causa do defeito e posteriormente ( algumas semanas depois, tempo esse que dispunha pois estava em Portugal de férias e não sou residente no país ) seria contactado para um esclarecimento ou escolhia outro artigo de valor igual ou superior ( sendo que caso fosse superior teria de pagar a diferença). Pedi o reembolso do valor pois precisava mesmo de comprar um cinto e esse foi o motivo pelo qual me desloquei inicialmente à loja, e sendo que não tinham outro cinto igual, teria de recorrer a outra loja/marca para adquirir o produto que precisava. Foi-me negado a devolução do valor, e dada apenas a opção de escolher outro artigo ( que não precisava). A colecção que apresentavam era de inverno e sendo que sou não residente em Portugal ( vivo num país tropical) não faria qualquer sentido comprar um artigo daquela estação quando não necessitava dele. Fiz uma reclamação no livro de reclamações e foi-me entregue um voucher com o valor do cinto para utilizar no futuro. Fui prejudicado porque não consegui adquirir o cinto nem na Lion of Porches nem noutra marca/loja, cinto esse que precisava, e o dinheiro que dispunha para o comprar não me foi reembolsado pela Lion Of Porches.

Data de ocorrência: 4 de janeiro 2019
7 de janeiro 2019
Estimado Sr. João Santos,
Agradecemos o seu contacto e lamentamos antes de mais o sucedido.
Trabalhamos para possibilitar a máxima satisfação dos nossos clientes no pré, durante e pós compra. Tal passa por oferecer artigos de elevada qualidade, assumindo, desde sempre, disponibilidade para avaliar casos em que tal possa não ter ocorrido.
Neste caso, o processo passaria sempre por uma análise cuidada por parte do departamento de qualidade ao produto em questão. Dada a urgência na resolução da questão solicitada pelo Sr. João Santos, disponibilizámos então vias alternativas de resolução que passavam pela troca por outro artigo, nomeadamente por outro cinto, por t-shirts ou outros artigos de sua preferência.
Criámos, conforme referido, várias alternativas de resolução que ultrapassavam inclusive o processo habitual de análise ao produto e que seriam mais céleres de forma a ultrapassar o descrito.
Lion of Porches
7 de janeiro 2019
Entrei na vossa loja para adquirir um cinto, não uma T-shirt ou qualquer outro artigo. Pedi que a troca fosse feita por um cinto igual que a loja não dispunha . Fui seriamente penalizado porque gastei o dinheiro que dispunha para adquirir um artigo que necessitava e acabei por ficar sem o aritgo e sem o dinheiro, ficando limitado a um vale para adquirir um artigo que não desejo. A alternativa que deveriam criar era proceder com a devolução do valor dispendido aplicado na compra de um produto sem qualidade e não obrigarem o cliente a adquirir um artigo contra a sua vontade, quando nem sequer tinham stock de um produto igual para fazer a troca. Esta sim era uma política adequada e utilizada pela maioria das marcas e que efectivamente faz com que o cliente volte à loja. Não só venderam um produto sem qualidade ( é certo que tal pode acontecer em qualquer marca) e não tiveram a capacidade de solucionar o problema, deixando o cliente sem o dinheiro e sem o artigo.
8 de janeiro 2019
Estimado Sr. João Santos,
Conforme referido anteriormente, o processo habitual passa por endereçar o artigo com defeito ao nosso departamento de qualidade afim de avaliar o ocorrido. Após avaliação entramos em contacto com o cliente.
Na própria loja e atendendo ao descrito, disponibilizámo-nos para acelerar o processo nomeadamente ultrapassando a necessária avaliação pelo departamento de qualidade. Nesse momento, colocámos à sua disposição a troca imediata por um novo cinto exatamente do mesmo modelo ou a troca por outro produto. O procedimento foi o correto, tanto ao nível da regulamentação legal, como inclusive assente na nossa política de apoio e transparência ao cliente.
Lion of Porches
8 de janeiro 2019
Confirmei com os 3 colaboradores da loja que não existia stock do mesmo cinto para o meu tamanho, para que a troca pudesse ser feita pelo artigo que escolhi e que paguei! Como pode afirmar que se disponibilzaram a trocar o artigo por outro igual sem stock? Foi visivél para os 3 colabores em loja que o cinto apresentava graves problemas de qualidade. A não comparência de um gerente de loja no local fez com que para além de tudo tivesse que aguardar cerca de 1h30, entre os vários telefonemas das funcionárias para as 2 gerentes de loja, para ouvir que não ia ter o artigo que escolhi nem o meu dinheiro. Encontrava-me de férias em Portugal, tive de regressar ao meu país de residência, sem data fixa para reressar de férias novamente, sem o produto que escolhi e sem o dinheiro. Será isto uma politíca correcta de gestão de relação com clientes? O cliente não tem direito a ter disponivel o produto que escolheu sem problemas de qualidade ou no limite o seu dinheiro de volta? Quando efectivamente perceberem em laboratório o problema óbvio de qualidade do cinto, vão contactar-me e pagar-me um bilhete de avião para ir do outro lado do mundo a Portugal para ir buscar um cinto novo ou forçosamente trocar o valor por um artigo que não quero ter?
9 de janeiro 2019
Dou como encerrada esta reclamação, após ter sido contactado pela Lion of Porches, que reconheceu que de facto, apesar de existir um procedimento instalado que numa fase inicial obriga a que o artigo vá para análise, dada a situação de me encontrar de férias, não residir em Portugal, aliado ao facto de não existir o mesmo artigo disponível em loja para a troca ser efectuada no momento, deveria ter sido aplicado um procedimento adicional, que em último recurso, eu pudesse ser reembolsado do valor. Foi efectivamente reconhecido que a marca se preocupa com a satisfação do cliente e que caso não pretenda trocar por outro artigo, poderei sempre solicitar o reembolso. Agradeço à Lion of Porches pela disponibilidade e compreensão, na resolução desta situação, para que nenhuma das partes fosse prejudicada.
João Ricardo Ferreira Santos
João Santos avaliou a marca
9 de janeiro 2019

Mais atenção na forma como são geridas as reclamações dos clientes. A marca deveria apostar no reembolso do valor despendido na compra de um artigo em caso de reclamação por problemas de qualidade ou em último caso, em caso de insatisfação do cliente com o produto adquirido.