Grupo Litocar
    Cernache, Coimbra
  • geral@litocar.pt

Litocar - Falta de vontade, indiferença pelo cliente

Rui Duarte apresentou a reclamação
22 de agosto 2022 (editada a 24 de agosto 2022)
No dia 3 de Agosto o meu veiculo eletrico teve uma avaria no conetor de carga, não trancava a ficha de carga, não permitindo o veiculo carregar.
O veiculo foi de reboque para onde a Assistencia Hyundai mandou, para Litocar Sta Maria da Feira, com avaria ao abrigo da garantia do fabricante.

Passou uma semana, não pegaram no carro, mesmo sabendo que a varia é "defeito normal" neste modelo, na 2ª semana, pediram a peça a Espanha, mas "veio errada a referencia", esta é a 3ª e continuo sem previsão de reparação do meu veiculo.

Motivo da Reclamção, visto ter poucas linhas para escrever:

1- Abordagem ao cliente por parte do balcão com sentimento de superioridade, não fazendo nada para responder ás questoes do cliente.
2- Tive eu de ligar para Hyundai Portugal para "provar" ao balcão e gerente que eu tinha direito a veiculo de substituição, veiculo que na realidade me foi dado, mas não usufrui por ter outro veiculo em casa.
3- Foi mencionado que a suposta peça estaria dificil de arranjar e demoraria a chegar, após contactos de minha parte, soube que havia 2 em Madrid, e demorava normalmente 2 dias a chegar, informei a LITOCAR.
4- Em 2 dias chegou a peça, mas " a mesma veio errada, não era a adequada para o meu veiculo"...
5- Estou agora a espera de contacto para saber quando a viatura estará pronta.

Além disso, após horas, sim, horas a efetuar contacto, a espera automática "cai" ao fim de 15 minutos.
Data de ocorrência: 3 de agosto 2022
24 de agosto 2022
Ligaram hoje a informar que o conetor deverá chegar amanhã... Vamos aguardar, uma reclamação no livro de reclamações ONLINE já foi registada.
29 de agosto 2022
Resposta á HYUNDAI PORTUGAL:

Passo a descrever os acontecimentos:

Em 5 de Abril adquiri a respetiva viatura proveniente de Renting por parte da LEASEPLAN a uma empresa de Sintra.

1- No dia 3 de Agosto contactei a ASSISTENCIA HYUNDAI, na qual estou muito satisfeito pela qualidade e tempo de resposta, a informar que o meu veiculo HYUNDAI IONIQ -ELETRIC não estava a carregar, verifiquei que a tomada de carga do veiculo não efetuava o bloqueio da ficha do carregador, por este motivo o veiculo não iniciava a carga.
2- A Assistência HYUNDAI procedeu á recolha da viatura e informou que a mesma ia para o concessionário mais próximo, LITOCAR STA MARIA DA FEIRA, mesmo eu solicitando que tinha mais confiança na CAETANO ENERGY, disseram que era os procedimentos, aceitei.
3- No dia 4 Agosto, o veiculo chega á LITOCAR, procedemos á descarga do mesmo, dirigi-me á receção para tratar das burocracias.
4- Fui recebido pelo Sr. Fernando Reis, - não vou falar da forma como me abordou / tentou ajudar – expliquei o sucedido, solicitei que me levassem ao meu domicilio, visto a reparação ser demorada, na qual responde que não tinha ninguém para me levar.
Expliquei que tinha esse direito ao abrigo da garantia, assim como viatura de substituição, como descrito no site da ASSISTENCIA HYUNDAI.
Ao fim 1h30, levaram-me a casa, pois entretanto tinham outro cliente para levar também.
5- No dia 5 Agosto, após contacto com a ASSISTENCIA HYUNDAI, fiquei a saber dos meus direitos, que tinha direito a viatura de substituição durante 5 dias.
Contactei a LITOCAR, pedi para falar com o gerente, Sr. Nuno Faria, continuou a insistir que não tinham viatura de substituição, que não me podia ajudar.
- ATÉ AQUI TUBO BEM, LITOCAR NÃO TEM VIATURA, MAS NÃO DEVERIA INFORMAR O CLIENTE QUE A ASSISTENCIA HYUNDAY FACULTA?-
A Assistência Hyundai atribuíram-me viatura de substituição, mas como tinha de a recolher no AEROPORTO, acabei por não usufruir, devido aos transtornos que isso me causaria.
6- Passou uma semana, não pegaram na minha viatura, mesmo sabendo que o problema é na tranca do conetor de carga, disseram que a peça poderia estar esgotada / demorar a chegar. Contactei uma Casa de peças HYUNDAI, foi me dada a referencia da peça, a disponibilidade em MADRID, e que a mesma demoraria 48h a chegar, caso procedesse á encomenda. Dirigi-me á LITOCAR, pois por telefone estava difícil, informei o Sr.- Nuno Faria, este responde-me que a mesma estava pedida, que chegaria na terça feira seguinte.
7- Na segunda semana, ligam-me da LITOCAR a pedir desculpa, que a peça tinha chegado, mas não era para o meu veiculo, a referencia estava errada.
Efetuei reclamação na ASAE e CASA, pois esta situação já me estava a criar transtornos, não é razoável demorar tanto tempo para trocar uma simples peça com problemas, peça essa que mesmo nos modelos mais recentes, falha ao fim de poucos KM, no meu caso, aos 42200KM, mas mesmo em viaturas mais recentes, como descrito nos grupos da HYUNDAI internacionais.
8- Dia 26 Agosto, sou contactado pela LITOCAR a informar que a minha viatura está pronta, mas que não encontravam registo das revisões programadas, que somente havia registo em 2018 – preparação da viatura, e em 2022 – Manutenção programada dos 4 anos.
9- AO FIM DE 3 SEMANAS E APÓS EFETUAREM A REPARAÇÃO DA VIATURA É QUE VERIFICAM SE A VIATURA ESTÁ AO ABRIGO DA GARANTIA-
10- Estou desde sexta feira a fazer contactos / envio de email para saber onde / se foram efetuadas as manutenções, aguardo resposta da LEASEPLAN, do vendedor do veiculo, até da CAETANO ENERGY Sintra.
11- Até la, estou privado da minha viatura, a usar uma de combustão emprestada e a não conseguir exercer o meu trabalho pelo tempo que invisto em resolver este problema, a meu ver simples, mas onde a falta de respeito pelo cliente tem sido uma constante.

Agora, a meu ver, isto é o que pode acontecer:

1 -Recebo por parte dos prestadores de serviços que contactei as provas das revisões programadas a tempo e horas, reencaminho para a LITOCAR e vou levantar a minha viatura ao abrigo da garantia.

2- Fico a saber que a minha viatura perdeu a garantia devido falta de revisões a tempo e horas, contacto quem me vendeu a viatura e exijo indemnização por publicidade enganosa, pois comprei e tenho conversas a confirmar que a viatura tem 5anos garantia e por ser de RENTING, assumi que todas as revisões estavam em ordem.

3- Não estando a viatura em garantia, a LITOCAR deveria me informar e apresentar um ORÇAMENTO antes de efetuar a reparação, pois ate agora nem sei o valor da reparação, e se realmente tiver eu de suportar esse custo, a viatura não “ será reparada na LITOCAR” mas sim na CAETANO ENERGY.

4- Sendo um problema crónico de fabrico, como a HYUNDAI PORTUGAL deve saber, seria com bom grado e satisfação que, ao não estar a minha viatura abrangida pela garantia, devido a situação aqui exposta e para evitar abertura de processo nos julgados de paz devido á forma como este problema foi tratado e a má publicidade para o GRUPO HYUNDAI que isso acartaria, me restituíssem a viatura reparada sem qualquer ónus.

5- Caso o desfecho não seja o esperado / correto, a presente descrição será enviada para HYUNDAI MOTOR EUROPE GMBH, para conhecimento.

Aguardo o vosso parecer de forma mais célere possível.

Atentamente,