Grupo Litocar
    Cernache, Coimbra
  • geral@litocar.pt

Litocar - Mentira

Verónica Domingos apresentou a reclamação
26 de janeiro 2023 (editada a 26 de janeiro 2023)
Ex. mos Srs, venho por este meio expor a seguinte situação:

Em Dezembro 2018, comprei uma viatura Opel Crossland X, na Litocar Covilhã.

Fiz sempre todas as revisões na marca, tendo sido a última em Agosto de 2022, onde alertei que haviam acendido luzes no painel de, "avaria no motor", "defeito no airbag do passageiro" e ainda "pressão dos pneus".

Aquando do levantamento da viatura foi-me dito que estava tudo bem. Paguei nessa revisão de Agosto quase 500€.

Certo é, que em Setembro de 2022 a luz de avaria no motor reacendeu e, por precaução solicitei assistência em viagem para a viatura, que por sua vez foi rebocada para as instalações da Litocar Covilhã.

O carro foi rebocado a 27 de Setembro de 2022 e só me foi entregue no dia 2 de Janeiro de 2023.

Passemos ao diagnóstico:
-correia de substituição a desfazer-se e os resíduos da mesma alojaram-se no cárter do óleo. Situação designada (segundo a Litocar) como "avaria mecânica não visível nem previsível". De referir que, à data da ocorrência, o meu veículo tinha 4 anos (feitos em Agosto) e cerca de 59.000km e, no manual do mesmo é sugerida a substituição da correia de distribuição aos 6 anos ou aos 100.000km.

Orçamento total para arranjo da viatura na ordem dos 2000€.

Expus a situação na Opel Portugal e foi aberto expediente.
Os colaboradores desta empresa ajudaram-me sempre desde o início do processo à conclusão do mesmo, tendo chegado mesmo a intervir por mim no sentido da Litocar Covilhã disponibilizar viatura de cortesia, algo que apenas aconteceu a 5 de Dezembro de 2022, pois a Litocar Covilhã nunca, em qualquer instância diligenciou para tal. Colaboradores desta empresa, nomeadamente D. Cristina Daniel, Sr. Marco Paulo Brito e Sr. Hélio Jesus trataram-me com desprezo e arrogância desde o início desta situação até à resolução da mesma.

Quando levantei a viatura a 2 de Janeiro de 2023 paguei 515€ e não cerca de 2000€ como estava inicialmente previsto, pois consegui aprovação do gesto comercial da Opel Portugal bem como da Litocar. Devolvi também a viatura de cortesia.

Nesse mesmo dia fiz uma reclamação no livro de reclamações online, com o intuito de chamarem a atenção dos colaboradores da Litocar Covilhã no que diz respeito à forma como tratar clientes em situações menos favoráveis.

Mas, recebi resposta à minha reclamação na Sexta Feira passada, dia 20 Janeiro 2023, onde a Litocar diz com todas as letras que me alertou na revisão (em Agosto 2022) que a correia de distribuição tinha algum problema, impuseram-me a sua substituição e eu não autorizei.

MEN-TI-RA!

Nunca, em qualquer momento a Litocar Covilhã me disse tal coisa.

Não admito ter sido tratada como fui, muito menos que me chamem mentirosa sem razão.
Por este motivo não só expresso a minha indignação como exijo reposição da verdade, um pedido de desculpa, compensação pelo período de tempo que estive sem carro e ainda devolução total do dinheiro que gastei tanto na revisão do veículo (em Agosto 2022) como também no levantamento do mesmo (em Janeiro 2023).

Pretendo também que se faça justiça e sejam chamadas as pessoas intervenientes à responsabilidade. Porque se houve negligência aquando da revisão da viatura e colocaram não só a minha vida em risco, como a da minha família e amigos que circularam no veículo, tem que haver algum tipo de sanção.

Deixem-me também dizer-vos que o veículo foi rebocado a 27 de Setembro 2022 e só me disponibilizaram viatura de cortesia a 5 de Dezembro 2022, mediante situação de quase despedimento pela minha entidade patronal, por não poder cumprir horário laboral completo e após a Opel Portugal (a quem agradeço imenso o seu profissionalismo) interceder por mim, pois a Litocar Covilhã mesmo sabendo que sou cliente assídua e sabendo da situação de despedimento iminente em que me encontrava nunca se disponibilizou para tal.

Há emails que comprovam aquilo que aqui escrevo e seguem desta forma em anexo à minha reclamação, bem como a primeira reclamação por mim feita no livro de reclamações, respectiva resposta da Litocar e segunda reclamação no livro, que seguiu o Domingo passado (22 Janeiro 2023).

Obrigada.

Cumprimentos.

Data de ocorrência: 21 de janeiro 2023
12 de fevereiro 2023
Continuo à espera de um pedido de desculpa, bem como uma compensação por todos os transtornos causados.