Lizbird, Unipessoal Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua da Mata nº 467 A
    Pousos
    2410-199 Leiria
  • support@lizbird.com

Lizbird - Mrw não entregou a minha encomenda ao domicílio

Mauro Almeida apresentou a reclamação
13 de outubro 2021
Bom dia Exmos Senhores
No dia 24 de setembro de 2021, eu, Mauro Almeida (NIF: 223234591) encomendei, através da plataforma da Worten, um adorno para hamsters, de cor bege, (modelo Living World, da marca TROPIZOO), o qual foi vendido pela empresa de venda on-line LIZBIRD, com o nº de encomenda 35387546, por um preço total de 14,25 euros (incluídos portes de envio com entrega ao domicilio).
Ora, uma vez que pretendo comodidade na receção das minhas encomendas, optei, pois, como anteriormente referi, por incluir na encomenda os respetivos portes de envio, para entrega ao domicilio, no valor de 3,50 euros.
Passados alguns dias, concretamente, no dia 28 de setembro de 2021, sou contatado por um agente distribuidor da empresa MRW (em Santarém), com o intuito de se proceder à entrega / receção da minha encomenda (o adorno para hamsters).
Confesso que, logo na primeira abordagem, considerei pouco ético a proposta que o agente me fez: questionou-me sobre a possibilidade de entregar a minha encomenda no café do prédio, uma vez que à hora em que eu fui contatado ninguém se encontrava em minha casa para receber a referida encomenda.
Como é evidente, não dei autorização para que tal sucedesse, pois aprecio muito a minha privacidade, sendo que “os vizinhos” não têm de saber sobre a minha vida pessoal, o que compro ou a quem compro, nem ninguém deve decidir por mim o local de entrega das minhas encomendas.

Posto isto, argumentei que, a partir das 17h:00 / 17h:30, já estaria em casa, pelo que seria, então, possível proceder à entrega / receção da encomenda ao seu respetivo destinatário (eu, Mauro Almeida), na minha habitação.

Contudo, o agente distribuidor, questionou-me, novamente, se poderia deixar a minha encomenda nas instalações da MRW, em Santarém, pois, a essa hora (17h:00 / 17h:30m), o agente já estaria numa outra zona a distribuir outras encomendas…

Eu acabei por anuir à sua solicitação, uma vez que, na verdade, as instalações da MRW encontram-se localizadas na mesma cidade onde resido.

No entanto, quando desliguei o telefone, questionei-me sobre o facto do agente não ter proposto um outro horário de entrega da encomenda, visto que estou a pagar um SERVIÇO DE ENTREGA AO DOMÍCILIO e, por essa razão, pretendo receber a minha encomenda no meu domicilio!!!

Neste caso concreto, tratando-se de uma encomenda relativamente pequena para uma distância, entre a minha casa e as instalações da MRW, também relativamente curta, acabo por ter condições de deslocação e de transporte para a mesma, mas e se, efetivamente, o meu domicílio fosse muito mais longe (distância de 30 / 40 km, por exemplo…) e/ou a encomenda muitíssimo maior ou mais pesada????

Foi a pensar nestas questões que, já em Santarém, procedi ao levantamento da minha encomenda nas instalações da MRW, questionando e demonstrando o meu descontentamento à senhora que me atendeu:

1ª – Proposta pouco ética em pretender deixar a minha encomenda a terceiros;

2ª – Não ter apresentado um outro horário de entrega ao domicilio, a partir das 17h:00m (uma vez que esse serviço está pago!!)

A senhora que me atendeu, explicou-me que o serviço de entrega ao domicílio, efetuado pela MRW, realiza-se entre as 8h:00 e as 19h:00m.

Mas, por favor, não me façam de burro (expressão que, infelizmente, fui obrigado a usar na conversa com a senhora…): então, se o horário de trabalho dos agentes de distribuição efetua-se entre as 8h:00 e as 19h:00, e se eu me encontro em casa a partir das 17h:00m, significa que entre as 17h:00 e as 19h:00, podem deslocar-se ao meu domicilio para entregarem pessoalmente a minha encomenda, pois este é um serviço contratualizado por mim à empresa LIZBIRD e pelo qual EU PAGUEI!!!!!

Logo, se paguei esse serviço – de entrega ao domicilio – exijo usufruir do mesmo, ou será que não é assim???

Quem paga um determinado serviço, aos olhos da lei, tem o direito de usufruir do mesmo e, neste caso concreto, eu não tive a oportunidade de usufruir do serviço pelo qual eu paguei, pois segundo a senhora, a essa hora os agentes de distribuição já não estavam nessa zona.

Na verdade, se estavam ou não, não me interessa, pois é da competência da empresa distribuidora MRW ORGANIZAR-SE em função das entregas e das horas em que os clientes estão em casa para a receção das suas encomendas DENTRO DO HORÁRIO DE TRABALHO, como é evidente, DOS AGENTES DE DISTRIBUIÇÃO!!!

Ora, das 17h:00 (momento em que estou em casa) até às 19h:00 (momento que finda o período laboral dos agentes de distribuição), contabilizam-se duas horas para proceder à entrega – PAGA – da encomenda e do respetivo serviço ao domicilio por mim contratualizado!!!

Por essa razão, uma vez mais, não me façam de mim burro nem me atirem areia para os olhos, pois a MRW é (ou deveria ser) uma empresa especializada de entrega ao domicilio e, por conseguinte, deve cumprir com as suas obrigações para com os seus clientes, pois foi paga antecipadamente para a realização desse serviço e, simplesmente, não o realizou!!!

Neste sentido, penso que se pode concluir que continuarei a adquirir os mais variados e diversos produtos da empresa LIZBIRD - a senhora que me atendeu ao telefone, entre as 17h30m e as 18h:00m, merece todos os louvores pela paciência e profissionalismo - mas NUNCA MAIS, NUNCA MAIS, NUNCA MAIS, por intermediação da empresa MRW!!

E, já agora, seria ético da parte da empresa MRW devolverem-me o meu dinheiro que paguei pela entrega ao domicílio não concretizada!! São 3,50 euros, se faz favor.

Dr. Mauro Almeida

Nota breve: Quando voltar a efetuar encomendas à LIZBIRD, terei o cuidado de me certificar que as mesmas não serão entregues pela MRW.

Nota breve2: Esta reclamação já foi feita, VÁRIAS VEZES, à respetiva empresa MRW e LIZBIRD, mas como NÃO OBTIVE RESPOSTA (!!!) publico a mesma no Portal da Queixa
Data de ocorrência: 24 de setembro 2021
29 de junho 2022

De facto este caso levou a que fosse preciso alertar por e-mails e chamadas.
Conforme evidenciado pelo cliente em questão enviámos o caso ao e-mail direto da transportadora.
O assunto foi logo tratado para não causar mais transtorno ao cliente e reportado todo o caso, com uma extensa prontidão do cliente a enumerar todos os seus pontos.
Da nossa parte, empresa que tem acordado com a transportadora, esperamos que corra tudo conforme porém também falhámos a não dar um acompanhamento mais ao minuto e ao pormenor para o caso não escalar.
Para encerrar esta situação ainda em aberto, envio a resposta do transportador mas que fique claro que de facto aprendemos e melhorámos na questão do acompanhamento e ligação entre a transportadora e destinatário, pois se existiu algum culpado também se deveu a nós por acreditarmos que tudo se resolveria com uma segunda entrega.
"1 ) É prática corrente os destinatários de encomendas que não se encontram na morada, terem soluções para entrega das mesmas. Com a autorização do destinatário chegamos a entregar a vizinhos ou em outros locais.
2 ) Entregas com agendamento de horário, só no período da manhã e o envio têm custos adicionais pagos pelo expedidor. Um estafeta com 90 entregas não consegue agendar horários com os 90 destinatários, a título de exemplo, e assim os destinatários tem de ter tudo preparado para rececionar o envio das encomendas recetoras.
Falta esclarecimento técnico ou conhecimento das regras de transporte.
Devem de esclarecer o vosso cliente relativamente as opções que tem de entregas com horário, e sensibilizar efetivamente sobre o que as transportadoras oferecem."

Queremos agradecer ao Senhor Mauro pois achamos que o nosso serviço de acompanhamento melhorou e evitou que outro tipo de situações semelhantes a esta acontecessem face ao exposto.
27 de julho 2022
Sempre que encomendar um artigo on-line irei aferir qual a empresa encarregue de entregar a encomenda.

Repito: horário laboral da mrw é das 9h às 19h.
Eu estou em casa às 17h.
Organizem-se para proceder à entrega da encomenda ao domicílio.

Eu percebo que os 3,50 eur não compense a deslocação a minha cada, que por sinal é na mesma cidade a menos de 1km...
27 de julho 2022
ERRATA: Não compense a deslocação a minha casa *
28 de julho 2022
Obrigado Senhor Mauro.
28 de julho 2022
Da nossa parte pode contar connosco a utilizar outra opção na transportadora.
Trabalhamos com outra, cumprimentos.