Locarent

2740-270 Porto Salvo

apoio.cliente@locarent.pt

Locarent - Custos incompreensíveis e incompetência generalizada

Miguel apresentou a reclamação

Aconselho todos a pura e simplesmente não trabalharem com a Locarent , são de uma incompetência atroz e de uma falta de respeito para com o cliente com eu nunca tive ,passo a descrever .

1) Fui informado que a Locarent cedeu o meu nome na qualidade de condutor e usufrutuário de um contrato de renting devido a uma suposta infração de estacionamento que me foi atribuida pela Loures Parque - Empresa Municipal de Estacionamento de Loures.Acontece que eu não estive estacionado no local onde a Loures parque entendeu que estive tendo a Locarent muito gentilmente e ao arrepio da lei de proteção de dados (infraçãoMUITO grave) indicou o meu nome e morada para os mesmos me passarem a respetiva multa , não contente com isso a Locarent ainda me informou iria cobrar e efetivamente já cobrou um montante financeiro por me ter prestado este "serviço". GRAVE E INACREDITÁVEL !

2) Todos meses e não obstante ter pedido desde Outubro de 2017 data de inicio do contrato de renting para me ser enviada a fatura electrónica, a locarant envia a fatura em formato físico por carta e faz-se cobrar 1 eur mensal por esse "serviço", a desculpa foi que ainda não tinham esse serviço e lamentavam muito esse facto, já passou mais de u ano e contunuo a aguardar essa facturação eletrónica .Em resumo UMA VERGONHA !

3) Para cúmulo pedi pela 2ª vez que me fosse enviada a carta verde uma vez que desde 01 de janeiro de 2018 que estou a aguardar o envio da mesma , efetuei uma reclamação junto da tranquilidade (seguradora adstrita a contrato de renting com a locarent) e hoje recebo a carta verde pelo correio com a indicação de 2ª via o que é totalmente falso, porque até hoje nunca recebi qualquer carta verde pelo correio excepto a referente a 2017 e que terminou em 31.12.2017 e uma vez mais por este lindo "serviço " vão cobrar uma comissão adicional "conforme condições contratuais" . É o cúmulo da imbecilidade , da incompetência e da falta de respeito para com os seus clientes , simplesmente inacreditável , demorar 11,5 meses a enviar a 1ª via da carta verde , mentem despudoradamente dizendo que é uma 2ª via e ainda se fazem cobrar por isso .

Aconselho vivamente a terem muito cuidado quando pensam em trabalhar com a Locarent , da minha parte apenas aguardo o fim do contrato de renting, para nos próximos 500 anos não trabalhar, nunca mais, com este "tipo de empresas"!

Helder Simões

18 Dez2018
Locarent adicionou uma resposta

Estimado Cliente,

Em consequência da reclamação, apresentada por V. Exa., através da comunicação datada de 16 de novembro, e por intermédio da qual nos expõe o seu desagrado relativamente à nossa ação em resposta ao pedido das Autoridades para a identificação do condutor da viatura contratada, gostaríamos, muito respeitosamente, de providenciar os seguintes esclarecimentos:

• A Locarent, nos termos do Decreto-Lei nº 44/2005 de 23-02-2005 do Código De Estrada, é obrigada a proceder à identificação do condutor das viaturas de sua propriedade, conforme imposto no Artigo 171º - Identificação do arguido - ponto 5 — “Quando o agente da autoridade não puder identificar o autor da contraordenação e verificar que o titular do documento de identificação é pessoa coletiva, deve esta ser notificada para proceder à identificação do condutor, no prazo de 15 dias úteis, sob pena de o processo correr contra ela, nos termos do n.º 2. “

• Nos termos da Cláusula 40ª (ponto 2) do Contrato Quadro celebrado com o Locatário, o mesmo autoriza a Locarent a disponibilizar os seus dados conforme infra reproduzido: “O Cliente autoriza igualmente a Locarent a disponibilizar dados de natureza pessoal e patrimonial a qualquer entidade policial, ou administrativa que os solicite em virtude da utilização pelo Cliente da Viatura, bem como às entidades que prestem serviços ou forneçam bens previstos no Contrato.”

Perante o acima exposto, consideramos que a Locarent procedeu corretamente no desempenho das suas obrigações legais.

Relativamente à infração registada e a imputabilidade da mesma, informamos que V. Exa. tem o direito de impugnar a notificação, devendo apresentar a contestação devidamente fundamentada à Entidade competente.

Por último, relativamente a carta de verde do seguro, esclarecemos, que a correspondência é enviada via correio normal, possibilitando o extravio da mesma. Neste sentido, consideramos determinante o utilizador da viatura comunicar de imediato à Locarent caso verifique a ausência do documento. Lembramos, que o condutor assume a responsabilidade de fazer acompanhar a viatura da respetiva documentação, conforme prevê o contrato quadro, na clausula 22ª, alínea l.

Quanto ao processo de emissão de 2ª via da carta verde e neste caso concreto, apesar de V. Exa. não ter rececionado a carta verde, o documento foi emitido e gerado um nº Seguronet (NSA), razão da emissão “2ª via” para manter todos os dados da carta verde inicial, nomeadamente, o nº seguronet mencionado habitualmente na carta verde.

Refere ainda na sua exposição o custo do serviço, efetivamente existe um custo associado, mas nem sempre é aplicável. As situações que nos chegam são analisadas casuisticamente e as isenções são efetuadas em função dos factos apurados. Neste caso, não foi aplicado nenhum custo pelo serviço.

Esperamos ter clarificado o tema, estando à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Locarent
Gabinete Gestão de Cliente

18 Dez2018
Miguel adicionou uma resposta

Agradeço a V/ resposta no entanto a mesma carece de fundamento.senão vejamos :

1) A Locarent pelos vistos desconhece as implicações do RGPD , o contrato a que alude foi assinado sem opção de escolha, porque a isso fui obrigado e é anterior a 25.05.2018 ,pelo que não aplicável na parte referente ao serviço de proteção de dados e de identificação após 25.05.2018, ou seja após a entrada em vigor do RGPD, deste modo e após a citada data nenhum contrato foi por mim assinado e /ou atualizado respeitando o normativo que passou a vigorar, pelo que agradeço que efetuem a devida correção e passem a actuar de acordo com o estritamente estipulado no RGPD .

2) A Locarent parte do pressuposto que se é culpado até prova em contrário, o que também carece de fundamentação legal , posto isto esclareço uma vez mais como aliás já esclareci a entidade em questão que seguramente ocorreu alguma incorrecção, uma vez não estive no local no dia/hora indicado, portanto não se trata de contestar ou não a multa de valor aliás não relevante, trata-se pura e simplesmente da mesma não corresponder ao correcto.

3) A Locarent continua a enviar as cartas por sua responsabilidade e por correio comum, quando sabe perfeitamente que existem outros meios mais céleres , seguros e sem custos para o utilizador , desde 2017, data de assinatura do contrato de renting que solicitei o envio, da comunicação referente ao debito mensal, por correio electrónico, mas até agora continuam a enviar por via postal e a cobrar alegremente 1 EUR/ Mês por isso , pelo que pergunto :já ouviram falar de responsabilidade ambiental ? Diminuição de papel e de custos ? Sabem o que isso significa ? É assim tão difícil e passado mais de um ano terem a (in)capacidade de enviar essa comunicação por correio electrónico ? Simplesmente lamentável tamanha inoperância .

Devo informá-los que também tenho um outro contrato de renting , FELIZMENTE com outra empresa e as comunicações com a mesma são totalmente digitais, incluindo a mensalidade e curiosamente com essa empresa nunca tive problemas com a não recepção da carta verde (única comunicação enviada por correio ) com questões de identificação sem a minha devida e obrigatória anuência , etc , porque será ?

Agradeço que respondam cabalmente e de forma efetiva ao solicitado .

Helder Miguel P Simões

14 Jan2019
Locarent adicionou uma resposta

Estimado Cliente,

Acusamos e registamos a insatisfação de V. Exa.

Relativamente ao tema RGPD, informamos que a exposição apresentada está a ser objeto de análise, pelo que responderemos oportunamente.

Sara Pinheiro Moura | Gabinete Gestão de Cliente
T +351 214 873 548 | apoio.cliente@locarent.pt

www.locarent.pt

Locarent está a aguardar resposta do utilizador