13.1
  • apoio.cliente@locarent.pt

Locarent - Custos incompreensíveis e incompetência generalizada

Miguel apresentou a reclamação
16 de novembro 2018

Aconselho todos a pura e simplesmente não trabalharem com a Locarent , são de uma incompetência atroz e de uma falta de respeito para com o cliente com eu nunca tive ,passo a descrever .

1) Fui informado que a Locarent cedeu o meu nome na qualidade de condutor e usufrutuário de um contrato de renting devido a uma suposta infração de estacionamento que me foi atribuida pela Loures Parque - Empresa Municipal de Estacionamento de Loures.Acontece que eu não estive estacionado no local onde a Loures parque entendeu que estive tendo a Locarent muito gentilmente e ao arrepio da lei de proteção de dados (infraçãoMUITO grave) indicou o meu nome e morada para os mesmos me passarem a respetiva multa , não contente com isso a Locarent ainda me informou iria cobrar e efetivamente já cobrou um montante financeiro por me ter prestado este "serviço". GRAVE E INACREDITÁVEL !

2) Todos meses e não obstante ter pedido desde Outubro de 2017 data de inicio do contrato de renting para me ser enviada a fatura electrónica, a locarant envia a fatura em formato físico por carta e faz-se cobrar 1 eur mensal por esse "serviço", a desculpa foi que ainda não tinham esse serviço e lamentavam muito esse facto, já passou mais de u ano e contunuo a aguardar essa facturação eletrónica .Em resumo UMA VERGONHA !

3) Para cúmulo pedi pela 2ª vez que me fosse enviada a carta verde uma vez que desde 01 de janeiro de 2018 que estou a aguardar o envio da mesma , efetuei uma reclamação junto da tranquilidade (seguradora adstrita a contrato de renting com a locarent) e hoje recebo a carta verde pelo correio com a indicação de 2ª via o que é totalmente falso, porque até hoje nunca recebi qualquer carta verde pelo correio excepto a referente a 2017 e que terminou em 31.12.2017 e uma vez mais por este lindo "serviço " vão cobrar uma comissão adicional "conforme condições contratuais" . É o cúmulo da imbecilidade , da incompetência e da falta de respeito para com os seus clientes , simplesmente inacreditável , demorar 11,5 meses a enviar a 1ª via da carta verde , mentem despudoradamente dizendo que é uma 2ª via e ainda se fazem cobrar por isso .

Aconselho vivamente a terem muito cuidado quando pensam em trabalhar com a Locarent , da minha parte apenas aguardo o fim do contrato de renting, para nos próximos 500 anos não trabalhar, nunca mais, com este "tipo de empresas"!

Helder Simões

Data de ocorrência: 16 de novembro 2018
18 de dezembro 2018
Estimado Cliente,

Em consequência da reclamação, apresentada por V. Exa., através da comunicação datada de 16 de novembro, e por intermédio da qual nos expõe o seu desagrado relativamente à nossa ação em resposta ao pedido das Autoridades para a identificação do condutor da viatura contratada, gostaríamos, muito respeitosamente, de providenciar os seguintes esclarecimentos:

• A Locarent, nos termos do Decreto-Lei nº 44/2005 de 23-02-2005 do Código De Estrada, é obrigada a proceder à identificação do condutor das viaturas de sua propriedade, conforme imposto no Artigo 171º - Identificação do arguido - ponto 5 — “Quando o agente da autoridade não puder identificar o autor da contraordenação e verificar que o titular do documento de identificação é pessoa coletiva, deve esta ser notificada para proceder à identificação do condutor, no prazo de 15 dias úteis, sob pena de o processo correr contra ela, nos termos do n.º 2. “

• Nos termos da Cláusula 40ª (ponto 2) do Contrato Quadro celebrado com o Locatário, o mesmo autoriza a Locarent a disponibilizar os seus dados conforme infra reproduzido: “O Cliente autoriza igualmente a Locarent a disponibilizar dados de natureza pessoal e patrimonial a qualquer entidade policial, ou administrativa que os solicite em virtude da utilização pelo Cliente da Viatura, bem como às entidades que prestem serviços ou forneçam bens previstos no Contrato.”

Perante o acima exposto, consideramos que a Locarent procedeu corretamente no desempenho das suas obrigações legais.

Relativamente à infração registada e a imputabilidade da mesma, informamos que V. Exa. tem o direito de impugnar a notificação, devendo apresentar a contestação devidamente fundamentada à Entidade competente.

Por último, relativamente a carta de verde do seguro, esclarecemos, que a correspondência é enviada via correio normal, possibilitando o extravio da mesma. Neste sentido, consideramos determinante o utilizador da viatura comunicar de imediato à Locarent caso verifique a ausência do documento. Lembramos, que o condutor assume a responsabilidade de fazer acompanhar a viatura da respetiva documentação, conforme prevê o contrato quadro, na clausula 22ª, alínea l.

Quanto ao processo de emissão de 2ª via da carta verde e neste caso concreto, apesar de V. Exa. não ter rececionado a carta verde, o documento foi emitido e gerado um nº Seguronet (NSA), razão da emissão “2ª via” para manter todos os dados da carta verde inicial, nomeadamente, o nº seguronet mencionado habitualmente na carta verde.

Refere ainda na sua exposição o custo do serviço, efetivamente existe um custo associado, mas nem sempre é aplicável. As situações que nos chegam são analisadas casuisticamente e as isenções são efetuadas em função dos factos apurados. Neste caso, não foi aplicado nenhum custo pelo serviço.

Esperamos ter clarificado o tema, estando à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Gabinete Gestão de Cliente
18 de dezembro 2018
Agradeço a V/ resposta no entanto a mesma carece de fundamento.senão vejamos :

1) A Locarent pelos vistos desconhece as implicações do RGPD , o contrato a que alude foi assinado sem opção de escolha, porque a isso fui obrigado e é anterior a 25.05.2018 ,pelo que não aplicável na parte referente ao serviço de proteção de dados e de identificação após 25.05.2018, ou seja após a entrada em vigor do RGPD, deste modo e após a citada data nenhum contrato foi por mim assinado e /ou atualizado respeitando o normativo que passou a vigorar, pelo que agradeço que efetuem a devida correção e passem a actuar de acordo com o estritamente estipulado no RGPD .

2) A Locarent parte do pressuposto que se é culpado até prova em contrário, o que também carece de fundamentação legal , posto isto esclareço uma vez mais como aliás já esclareci a entidade em questão que seguramente ocorreu alguma incorrecção, uma vez não estive no local no dia/hora indicado, portanto não se trata de contestar ou não a multa de valor aliás não relevante, trata-se pura e simplesmente da mesma não corresponder ao correcto.

3) A Locarent continua a enviar as cartas por sua responsabilidade e por correio comum, quando sabe perfeitamente que existem outros meios mais céleres , seguros e sem custos para o utilizador , desde 2017, data de assinatura do contrato de renting que solicitei o envio, da comunicação referente ao debito mensal, por correio electrónico, mas até agora continuam a enviar por via postal e a cobrar alegremente 1 EUR/ Mês por isso , pelo que pergunto :já ouviram falar de responsabilidade ambiental ? Diminuição de papel e de custos ? Sabem o que isso significa ? É assim tão difícil e passado mais de um ano terem a (in)capacidade de enviar essa comunicação por correio electrónico ? Simplesmente lamentável tamanha inoperância .

Devo informá-los que também tenho um outro contrato de renting , FELIZMENTE com outra empresa e as comunicações com a mesma são totalmente digitais, incluindo a mensalidade e curiosamente com essa empresa nunca tive problemas com a não recepção da carta verde (única comunicação enviada por correio ) com questões de identificação sem a minha devida e obrigatória anuência , etc , porque será ?

Agradeço que respondam cabalmente e de forma efetiva ao solicitado .

Helder Miguel P Simões
14 de janeiro 2019
Estimado Cliente,

Acusamos e registamos a insatisfação de V. Exa.

Relativamente ao tema RGPD, informamos que a exposição apresentada está a ser objeto de análise, pelo que responderemos oportunamente.

Sara Pinheiro Moura | Gabinete Gestão de Cliente
T +351 214 873 548 | apoio.cliente@locarent.pt