2.8
  • info@ldc.pt

Loja do Condomínio - Lumiar - desconsideração para com o condómino

Patricia Romão Beja
Patricia Beja apresentou a reclamação
4 de março 2021 (editada a 5 de março 2021)
Morando nesta habitação desde 2003, detetámos em meados de novembro de 2020 um ruído de fundo anormal, persistente (dia e noite - mais audível no silêncio) e semelhante a um vibrar que se mantém desde estão - há mais de 3 meses. Este ruído tem perturbado muito o descanso e a tranquilidade da nossa família e a situação foi reportada à Loja do Condomínio do Lumiar por e-mail a 23 de novembro. Dia 27/11 uma gestora operacional veio verificar a situação. Esta visita, acompanhada pelo vigilante, decorreu perto da hora do almoço, hora em que o barulho e o movimento no prédio é grande, pelo que os mesmos afirmaram não ouvir qualquer ruído anormal, o que é natural pois, com mais barulho, o ruído de que falamos não é tão audível.
Parece - nos que o ruído é mais forte nos pisos superiores, em particular junto a uma fração desabitada - 11º B do nº9 - e pedimos à gestora para tentar contactar o proprietário da fração para verificar se o ruído vinha de lá ou se de lá se conseguia perceber melhor a origem do ruído. Recusou - se a fazê - lo pois, segundo ela não havia ninguém para contactar e se mais nenhum condómino se queixasse nada mais seria feito. Não se justificava incomodar o proprietário do 11º B do nº 9 se nada se ouvia e se só um condómino se estava a queixar! ... Ao que parece, a nossa queixa, isolada de nada vale ...
Tentei ainda informar - me junto dela há quanto tempo a fração estaria desabitada, para tentar perceber se coincidira com o início do ruído. A gestora afirmou rispidamente que era assunto confidencial do condomínio ...(??!!)
Pouco depois, recebi um e-mail da Loja do Condomínio do Lumiar a dar a situação por encerrada na medida em que a gestora e o vigilante nada tinham ouvido e não havia mais queixas por parte de outros condóminos. Honestamente, só faltou dizerem diretamente que estamos a inventar ruídos e não estamos bem psicologicamente ... Acrescento que, apesar de o termos pedido várias vezes, o condomínio nunca contactou formalmente (por exemplo por e-mail) os restantes condóminos a questionar se ouviam algum ruído como o descrito. É possível que o ruído se oiça mais nalguns pisos do que noutros (dependendo da origem do mesmo) mas seria fundamental colocar essa questão para se tentar perceber o que se pode estar a passar e tentar localizar a origem. O único contacto (por carta) que foi feito com os outros condóminos foi nosso, mas obviamente que não tem o mesmo peso ou o mesmo efeito do que um contacto formal, pelo que não obtivemos qualquer resposta.
Durante os meses que se seguiram, fui sempre informando a Loja do Condomínio do Lumiar por e-mail, de que a situação se mantinha e não estava resolvida. Alertámos para o facto de poder ser uma avaria nalgum equipamento do prédio, que com o tempo se agravasse com todas as consequências que daí podem vir. Mesmo que seja um problema na fração desabitada (pode acontecer), o proprietário não é avisado??!! Raras vezes obtivemos resposta a sucessivos e-mails.
No dia 18/02 contactei novamente o condomínio por e-mail a questionar se mais algum condómino se tinha queixado, informando que a situação se mantinha, pedindo para virem novamente averiguar a situação, numa hora mais calma (sem ser hora do almoço! Sugerimos pelas 15h ... ) e para questionarem formalmente os condóminos sobre se ouviam algum ruído semelhante ao descrito. A coordenadora da Loja do Condomínio respondeu simplesmente que, como mais ninguém se tinha queixado, nada mais seria feito. Reiterou apenas o mail anterior sem possibilidade de diálogo. Despachou assim o assunto o mais rapidamente possível sem o tentar resolver, 'despachando-nos' também a nós, no mínimo, com a maior falta de sensibilidade. A imagem transmitida é, por tudo o que foi exposto, muito negativa e demonstra uma enorme falta de consideração para com os condóminos.
Sentimos - nos lesados nos nossos direitos e não podemos continuar a ser 'ignorados'.
Consideramos que não foi feito tudo o que poderia ser feito no sentido de verificar a origem de um ruído anormal que nos incomoda ininterruptamente há meses. O facto de morarmos cá há 18 anos e nunca o termos ouvido, ao que parece não tem qualquer relevância para a gestão deste condomínio. Lamentável.
Data de ocorrência: 4 de março 2021
5 de março 2021
Exma. Sra. Patrícia Beja,

A LDC lamenta, antes de mais, o seu descontentamento.
Cada uma das nossas lojas é uma entidade jurídica e financeiramente independente, pelo que solicitamos que dirija a sua questão para o nosso departamento de qualidade, qualidade@ldc.pt, o qual fará a análise e a interligação com a loja respetiva.
Solicitamos apenas que, no email, identifique o seu número de cliente, para mais fácil tratamento.

Atentamente
LDC
Patricia Beja
5 de março 2021
Farei como indicam.
Espero realmente que desta forma a situação fique definitivamente resolvida e que o ruído que nos incomoda cesse de uma vez por todas.