2.8

Loja do Condomínio - Mau serviço prestado

Marta Perdigao
Marta Perdigao apresentou a reclamação
29 de junho 2020
Venho por este meio reclamar alguns constrangimentos que tenho vindo a ter com a Loja do condomínio e o seu gestor no meu prédio, situado na avenida dos bombeiros voluntário em Palmela, desde que comprei um apartamento que não conseguia entrar em contacto com o gestor , o sr. Fábio santos.
Inicialmente tentei entrar em contacto várias vezes via telefone e a chamada era remetida para o voicemail de imediato, via email consegui obter respostas e enviar a documentação solicitada para a minha inscrição contudo os emails enviados com a documentação eram me devolvidos com a indicação do destinatário estar errado.
Passado várias tentativas sem sucesso, recebo uma carta com um total de apróximadamente 500 euros para pagar o que foi dito que seria pelo arranjo de um elevador juntamente com faturas em atraso( alerto que o elevador nunca chegou a funcionar desde que cá moro) também me dizeram que iriam facultar me o nib e nunca o recebi.
Em novembro de 2019 necessitei da ajuda do condomínio pois tinha um buraco na parede devido a obras no apartamento de cima e negaram se a fazer a ponte entre mim e o proprietário pois eu nao tinha pago as mensalidades, refiro novamente que eu nunca recebi faturas por pagar do condomínio a não ser a referida anteriormente pois passado um ano e meio descobri que as faturas estavam a ser envidas para a minha morada anterior bem como uma carta de um advogado da vossa empresa a tentar fazer cobrança não sei como tiveram acesso a esta morada , informo também que a loja do condomínio por várias vezes foi alertada que eu não recebia as faturas.
Neste momento tenho um valor de 1000 e qualquer coisa por pagar desnecessariamente, alem disso recebi este mês na morada atual um relatório de contas onde nada é explicado relativamente ao arranjo do dito elevador.
Data de ocorrência: 29 de junho 2020
3 de julho 2020
Exma. Sra. Marta Perdigão,

Serve a presente para confirmar a receção da sua comunicação, à qual dedicámos desde logo a melhor atenção.
Agradecemos o facto de nos ter dado conhecimento do motivo do seu descontentamento, pelo que, já solicitámos os devidos esclarecimentos à LDC Setúbal proporcionando-nos, dessa forma, a oportunidade para nos pronunciarmos sobre o sucedido.

Mais informamos, que por motivos de confidencialidade, ser-lhe-á dada resposta de forma privada.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

16 de julho 2020
Exma. Sra. Marta Perdigão,

Relativamente ao exposto, informamos que o nosso serviço envia um aviso-recibo para mensalmente, para cobrança da quota, para a morada da fração, este envio é feito por correio ou se o cliente subscrever o envio eletrónico é feito via e-mail.
Desde que adquiriu a sua fração, foram enviados os respetivos avisos-recibo para a morada da sua fração e os mesmos estão disponíveis para consulta na sua área de cliente.
Na área de cliente – MyLDC, sempre que necessário, pode visualizar e/ou imprimir os avisos-recibo, assim como os comprovativos de pagamento.

A APP MyLDC, está disponível para IOS e Android e também está acessível no nosso site: www.ldc.pt
É uma ferramenta ao dispor de todos os nossos condóminos 365 dias por ano, 24 horas por dia.

Na MyLDC disponibilizamos todos os dados contabilísticos do condomínio, como a análise do balancete, com detalhe rubrica a rubrica, permitindo inclusive a visualização da fatura do fornecedor e a obtenção de uma referência multibanco para pagamento imediato.
Tem também disponível a sua conta corrente, podendo ainda consultar todos os documentos emitidos.

Desta forma, sugerimos que se registe na MyLDC, para tal é só adicionar o seu condomínio ou condomínios e ter consigo o seu número de cliente e o CV, ambos disponíveis no aviso/recibo.

Informamos ainda, que o contacto telefónico da loja, assim como a morada e o e-mail geral da loja estão no nosso site.

Não obstante e desde que adquiriu a fração, no final de 2018 já houve uma assembleia em setembro de 2019 e outra este ano (ata enviada para a morada da sua fração e disponível na sua área de cliente, esta ata tem indicação de todos os valores em dívida, inclusive os da sua fração).

Tendo em consideração a resposta dada pela loja, ontem (15 de julho), a qual se transcreve:
“Boa tarde,
Em resposta à V/ reclamação no Portal da Queixa, cabe-nos informar o seguinte: é de facto estranho que nunca tenha conseguido enviar emails para o Fábio Santos. De facto, ele deixou de ser colaborador da LDC Setúbal em final de novembro de 2019 mas o email continuou ativo e inclusivamente os emails recebidos eram reencaminhados para o email do Pedro Patrício que veio substituir o Fábio Santos.

No entanto, é estranho que não tivesse conhecimento de que havia quotas mensais a pagar, sendo que era proprietária de uma fração e também que nunca tenha tentado contactar com a Loja para o número fixo.

Em relação à questão que colocou devido ao buraco na parede e à resposta que diz ter recebido, transcrevemos abaixo a resposta enviada pelo Fábio Santos, a 7 de Outubro de 2019, à qual certamente teve acesso:

“De: fsantos@ldc.pt <fsantos@ldc.pt>
Enviada: 7 de outubro de 2019 09:38
Para: 'marta perdigao'
Assunto: RE: Avenida dos Bombeiros Voluntários, Lote Nº1 - Comprovativo de IBAN.

Bom dia D. Marta,
Apesar de ser um problema entre frações poderemos ajudar a mediar sim, no entanto aguardamos o pagamento da dívida de quotas que ascende os 480,00€.

Disponível para esclarecimentos.

Com os melhores cumprimentos.”

O aviso/recibo é enviado mensalmente por correio para a morada do condomínio. Se esteve tanto tempo sem o receber, conforme descreve, tal facto deveria ter-lhe suscitado dúvidas, uma vez que certamente sabia que tinha que pagar condomínio.

Quanto ao Relatório de Contas, a melhor forma de ver esclarecidas as dúvidas sobre o mesmo era ter comparecido na assembleia que se realizou no passado dia 9 de Julho para a qual foi convocada por carta registada, e à qual não compareceu. No entanto, estamos disponíveis para os esclarecimentos que entender necessários no n/ horário de funcionamento, de segunda a sexta, entre as 9h e as 13h e entre as 14h30 e as 16h.

No que diz respeito à dívida, sugerimos que entre com contacto com o Gestor do Condomínio, Pedro Patrício (965048518) ou para o contacto fixo da LDC e faça uma proposta de pagamento da dívida.

Aguardamos, assim, o V/ contacto.

Alguma questão, disponha.”

Depreendemos que deve haver algum mal-entendido relativamente a este assunto, pelo que, caso seja necessário mais algum esclarecimento, disponha.

16 de julho 2020
Exma. Sra. Marta Perdigão,

Anteriormente não referimos, mas foi enviada correspondência ao início para outra morada, dado que, era a morada que surgia afeta ao registo predial da sua fração, ou seja, como não comunicou a sua aquisição ao administrador, o administrador ao tomar conhecimento que fração já não era do Sr. Alan (anterior proprietário)consultou a certidão do registo predial e neste registo surgia a sua anterior morada, no entanto, posteriormente foi alterada para a própria morada do prédio.
É importante referir que sempre que se adquire uma fração em propriedade horizontal deve-se informar o administrador do edifício e os condóminos não residentes, conforme art.º 1432 , nº9 do Código Civil,: " 9. Os condóminos não residentes devem comunicar, por escrito, ao administrador o seu domicílio ou o do seu representante."

18 de janeiro 2021
Exmo/a. Sr/a.

Uma vez mais agradecemos a sua mensagem.

No seguimento da situação apresentada, consideramos que a mesma já se encontra solucionada, contudo, caso tenha alguma dúvida não hesite em contactar-nos novamente.

LDC.