• Av. Dom Frei Miguel de Bulhões e Sousa N.º 36 Loja D,
  • apoio@lojashampoo.pt

Loja do Shampoo - Obrigação de pagar portes

Junior Gomes apresentou a reclamação
25 de outubro 2022
Veio por meio deste e-mail relatar a insatisfação com a experiência de compra na loja do Shampoo.

Tudo começar com a tentativa de devolver um dos produtos recebidos numa compra realizada em 09/10/22, tendo em vista que não atendeu às minhas expectativas.

Ao tentar devolver os produtos, começaram os problemas. Quando fui realizar a devolução, o processo tornou-se complicado, demonstrando o quão ruim é o vosso pós-venda.

Ressalto que independentemente do motivo de devolução, é um direito meu devolver o produto que comprei no prazo de 14 dias e a responsabilidade por prover meios para isso é da loja.

Conforme o site da Deco Proteste a empresa, precisa indicar como ser dará a devolução do produto, antes de o cliente efetuar a compra. Pois assim, ele/ela pode decidir se irão arriscar ter problemas com a devolução.

O que não se verifica no site da Loja do Shampoo. Simplesmente, não foi possível verificar na data de compra, no dia da tentativa de devolução e ainda, até hoje, qualquer informação sobre como se dará a devolução em nenhuma das páginas onde deveria constar essa informação: https://www.lojashampoo.pt/index.php?route=account/return/add ou aqui https://www.lojashampoo.pt/envio-entrega (VEJA OS PRINTSCREENS DAS PÁGINAS).

Como se comprova, a empresa não deixa evidente que o cliente será responsabilizado/penalizado pelos portes em caso de devolução. Não "jogam limpo".

A seguir passo a explicar a péssima experiência que tive com a Loja do Shampoo.

A partir do site da Loja do Shamppo, para realizar o registo da devolução tudo é muito complicado. O captcha (solução para verificar se é um humano) que precisa ser resolvido no formulário nunca carrega e a mensagem de aviso de erro é por demais genérica. Simplesmente, não é possível entender o que se passa.

Mas não foi uma surpresa, pois o processo de compra foi uma aventura. Nenhum cartão, banco ou forma de pagamento funcionava. Acabei por conseguir depois de muito esforço e um pouco de conhecimento tecnológico, mas devia ter tomado isso como um aviso e desistido da compra enquanto ainda era tempo.

Após gastar muito tempo tentando enviar o tal formulário de devolução, fui informado de que eu receberia um e-mail com as orientações para devolver o produto. Mas, com era esperado, o e-mail não chegou. Foi quando desconfiei que o processo não ia acabar bem. Era fim de semana, tive que esperar até a segunda-feira.

Como nada aconteceu, precisei ligar para o atendimento telefônico para descobrir o que se passava e como eu poderia exercer o meu direito de devolver o produto.

Depois de muita dificuldade, consegui ser atendido por telefone. A pessoa com que falei no dia 13/10/22 pelas 10:40h não foi muito sensível ao meu problema, e se mostrou arrogante ao telefone. Na verdade, ela só faltou dizer que o problema é meu, e demonstrou isso por diversas vezes na conversa.

Depois dessa péssima experiência de pós-vendas, entrei em contato por e-mail para informar que gostaria de devolver o produto e que não considerava correto e justo, ser eu a pagar pelos portes. No entanto, a pessoa que respondeu-me disse que a loja do "xampu" não iria se responsabilizar pela devolução.

A responsabilidade de providenciar meios para receber o produto na devolução é da loja, na minha opinião. Principalmente, porque o processo de venda é péssimo e não explicam como uma eventual devolução iria ocorrer e como serão os portes, obviamente, porque não é do interesse deles o fazer.

Acabei por ficar com produto, mesmo insatisfeito. Não pagarei para reenviar o produto. Mas é com isso que contam, afinal, se o produto custa 35 euros e eu gastar 20 euros para enviar, não faz nenhum sentido.

Deixo aqui o meu relato de insatisfação com o processo de pós-vendas da Loja do Shampoo. Não recomendo a vossa loja e penso que devem ter um processo mais transparente, com melhores condições tecnológicas e com pessoas mais capacitadas a cuidar do pós-venda. A experiência foi péssima.

É por isso que grandes empresas como a Amazon simplesmente pulverizam essas lojas pequenas, porque têm um pós-venda descente e respeitam o consumidor.

Sem mais.
Obrigado e parabéns pelo péssimo pós-vendas.
Data de ocorrência: 25 de outubro 2022
Caro Júnior Gomes,
Lamentamos que a sua experiência não tenha sido satisfatória, para com a sua compra.
Gostaríamos de re-esclarecer o nosso processo de devoluções, de acordo com esta situação, à imagem do que lhe foi partilhado através de email (ver anexo).
O produto que adquiriu é efetivamente um pack Vital Dermo-Calm, composto por 2 shampoos como descrito na própria página do produto. Conforme nos explicou por telefone, pretendia adquirir um shampoo e um condicionador desta gama. No entanto, a gama Kérastase Vital Dermo-Calm, não apresenta condicionador, existindo apenas máscara e ampolas para complementar a rotina de tratamento capilar.

Conforme a nossa política de devoluções presente no nosso site, através do link: https://www.lojashampoo.pt/condicoes-trocas poderá consultar todos os detalhes respetivos a esta livre resolução.
Como afirma e corretamente, esta livre resolução prevê a possibilidade de devolução de produtos num período de 14 dias que se aplicou ao seu caso. Este processo é feito através do nosso formulário de devoluções conforme lhe foi apresentado e que confirmamos que foi recebido.
Esta política prevê ainda que o custo de devolução dos artigos à nossa loja fique a cargo do cliente, dado que essa livre resolução e decisão de devolução parte de cada cliente (informação também disponível no mesmo link: https://www.lojashampoo.pt/condicoes-trocas).

Caso permaneça a sua decisão de devolução, bastará fazer-nos chegar o produto ao nosso serviço de apoio ao cliente, que irá garantir a conformidade do mesmo e proceder à devolução de valor respetivo.
Queremos garantir-lhe que valorizamos o seu feedback e continuaremos a tentar encontrar formas de simplificar os nossos processos e melhorar os nossos serviços, tendo sempre em atenção a satisfação máxima dos nossos clientes.

27 de outubro 2022
Reforço que a informação deveria constar na página de devolução, local apropriado para isso e também deveria constar em ponto visível no momento da compra. Não faz sentido pagar 20 euros para devolver um produto que custa 35 euros. Para além do péssimo atendimento que recebi durante todo o processo. Lamentável.
Caro Júnior Gomes,

Efetivamente ao preencher o formulário de devolução, antes de submeter o mesmo, existe um link que dá acesso à informação do Direito Livre de Resolução e Termos, conforme print em anexo.

De qualquer das formas, iremos trabalhar no sentido de tornar mais evidente esta informação dos nossos utilizadores.
Agradecemos novamente o seu feedback, que é muito valioso para nós.

28 de outubro 2022
Sinceramente, tens a coragem de dizer que isso é uma informação clara o suficiente sobre como ocorre a devolução? Mais uma indicação evidente de como manipulam as informações e estão mais preocupados em justificar um processo de vendas que é ruim do começo ao fim. Além disso, não se colocam no lugar do cliente, pagar 20 euros para devolver um produto de 35 euros é justo? Ainda sem contar, que todo o processo de vendas foi péssimo, conforme relatado nas mensagens anteriores. Sem mais.
28 de outubro 2022
Caro Júnior Gomes,

Como tivemos oportunidade de lhe afirmar, a sua opinião conta muito para nós e estamos a trabalhar de forma constante para melhorar toda a transparência no processo de compra da nossa loja.

Agradecemos novamente o feedback, certos de que a nossa equipa fará o melhor trabalho, para que estas situações não se repitam.

29 de outubro 2022
Como se não bastasse todo o transtorno que já me causaram e o péssimo atendimento, ainda enviam mensagens spam para o meu telemóvel. Farei uma reclamação ao CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados) por envio de mensagem de marketing sem autorização. Como se pode observar no ficheiro anexado, consta em minha área como cliente, um pedido para não receber comunicações dessa natureza, mas nem isso conseguem respeitar. Lamentável.
29 de outubro 2022
E aqui, a famigerada mensagem. Nem mesmo o horário de descanso conseguem respeitar. Enviar mensagem 21:00 horas, por favor. Lamentável.
10 de novembro 2022
Caro Júnior Gomes,

Ao realizar a compra no nosso, optou por criar um registo. Ao preencher os dados desse registo, aceitou a Política de Privacidade (imagem em anexo), que pode consultar no seguinte link: https://www.lojashampoo.pt/politica-privacidade

Nessa Política no item 2 indica que: "Este tratamento de dados será realizado apenas com o teu consentimento, prestado no momento da compra online. Caso consintas, receberás comunicações de marketing através de e-mail e/ou SMS. A Loja do Shampoo poderá ainda partilhar os teus dados com terceiros que gerem redes sociais, como por exemplo o Facebook, para efeitos de realização de campanhas de marketing através das redes sociais."
As Newsletters podem ser ativas ou inativas a qualquer momento na sua área de cliente.

Informamos que já procedemos à remoção do seu contacto da nossa base de dados.

Junior Gomes avaliou a marca
27 de janeiro 2023

Péssima experiência. Não recomendo.

20 euros para fazer uma devolução de um produto??? Eu já fiz compras nessa loja e correu tudo bem, mas nunca tive necessidade de devolver nenhum artigo. Sendo que esse é o valor de devolução, vou considerar voltar a comprar. Obrigada pelo alerta.

Estava pensando em fazer uma compra grande na loja, porém após esse comentário estou repensando