Lubrifor
Grupo A MatosCar
  • Rua D. Nuno Álvares Pereira, N20,
    7300-200 Portalegre
  • geral@amatoscar.pt

Lubrifor - Viatura entregue para verificação a funcionar e devolvida com motor partido

Bruno Alves
Bruno Alves apresentou a reclamação
2 de junho 2015

No passado dia 09 de março de 2015 ao ir, como habitualmente, para o meu local de trabalho, a minha viatura, uma carrinha ford focus 1.6 diesel comprada nova em 2011, começou a fazer um barulho que eu considerei fora do normal. Ao chegar a Castelo Branco, dirigi-me por conveniência á oficina mais próxima, neste caso a Roady de Castelo Branco, para apurar qual a situação. Após verificação do carro no elevador, foi dito pelo técnico de serviço que o melhor seria mesmo ir á marca oficial, pois não era normal este ruído principalmente numa viatura ainda nova (com 90000 km) o que eu prontamente fiz. Ao chegar á oficina Lubrifor mostrei ao rececionista e a um técnico o carro a funcionar com o ruído incomum, ao que me indicaram que o melhor era deixar a viatura lá para verificarem qual a anomalia. Assim o fiz apesar de necessitar da viatura para me deslocar para o meu local de trabalho, pensando sempre em assim prevenir um eventual mal maior.
Passados alguns dias, no dia 12 de março fui contatado por parte da oficina a indicar que a minha viatura tinha sido levada para a estrada para se efetuarem testes com a presença de 2 técnicos e que a mesma tinha avariado. Pediram autorização para accionar a minha assistência em viagem, o que eu prontamente e preocupado com a viatura, autorizei conforme declaração emitida pela minha assistência em viagem (refª P15V1125654). Passado algum tempo contatam-me novamente para me dirigir á oficina para falar com o sr. engº Rui Policarpo acerca da minha viatura. Apesar de ter imediamente perguntado o porquê fui informado que o melhor era falar diretamente com o engº, responsável pelo serviço pós venda.
Ao deslocar-me á oficina o sr. engº apresenta-se e indica que conforme os procedimentos da FORD (documento que já tinha impresso para me mostrar) a viatura tinha sido enviada para a estrada para testes e que, infelizmente o motor tinha gripado!
Inquiri o que a FORD faria nesta situação pois esta era uma situação inédita para mim pessoalmente ou até de conhecimento. Fui informado que iriam tentar junto da FORD obter alguma “ajuda” para esta situação, pois a viatura não tinha todos os carimbos no livro de registo de manutenção e já não estava na garantia.
Ora bem, o conflito inicia-se neste momento: ora se eu entrego a minha viatura para ser verificada, ainda por cima, por quem a conhece melhor que ninguém, como posso aceitar, que a mesma não tenha um diagnóstico feito convenientemente e, que além do mais a situação se agrave até ao ponto da carrinha ficar imobilizada? Nao sou mecânico, mas antes de um teste de estrada, numa viatura onde no dia que eu a entrego me dizem até para não andar mais com ela, suponho que deva ser feita uma verificação objetiva e completa da viatura. Será o procedimento efetuado o correto? Pelo menos nesta situação não o parece ser! Além do mais, quer esteja o carro em garantia ou não, creio que não tenho de provar onde foram feitas as intervenções, já que no período de garantia foram feitas em oficina autorizada. A última revisão/mudança de óleo até tinha sido efetuado na mesma oficina (O.R. 2220433).
Estou neste momento numa situação muito complicada em termos até familiares, pois necessito de uma viatura para fazer as minhas viagens de casa-trabalho e sem a minha viatura comprada nova, ainda a ser paga mensalmente, parada! Corro o risco de ficar sem emprego, caso algum dos meus familiares que me têm emprestado viatura durante este último mês precise da mesma! Já recorri á FORD PORTUGAL e indicam-me que em a Ford em Castelo Branco falhou em ter recorrido á minha assistência em viagem, pois deviam ter chamado a deles! Em termos da avaria causada pelo teste de estrada, remetem sempre para a oficina. A oficnia, indica que a única coisa a fazer é pagar a reparação que com um desconto nas peças e na mão de obra, ascende aos 4500€ e isto porque não iria ser colocado nenhum filtro de partículas novo (o atual ficou danificado com a gripagem do motor).
Ao entregar um bem a um reparador, não deve o consumidor ter direitos? Se o consumidor se preocupa em manter o seu bem em condições para o preservar e manter a sua utilidade, não deve confiar nestas entidades de suporte? A entidade reparadora não tem a obrigação de verificar, reparar se possível, ou indicar a impossibilidade de reparação da avaria, em vez de a agravar?
Como posso fazer face a estas despesas e a manter várias viaturas emprestadas que ainda por cima a gasolina, me prejudicam o meu orçamento familiar?
Agradeço a vossa disponibilidade.

Data de ocorrência: 2 de junho 2015

Exmo Senhor Bruno Alves:
Li com atenção a sua queixa, que lamento.
Porque estou numa situação muito semelhante, com o meu Opel Astra Cosmo, com menos de 39 000 Km, ficar-lhe ia muito grato se se dignasse informar-me da forma como resolveu (ou está a resolver) o seu "drama".
Caso consiga o seu contacto contactá-lo-ei.
Muito obrigado.