Realizei uma consulta de ginecologia na clínica de Almada. Desde o início da consulta, notei uma postura pouco paciente por parte da médica, que não esclareceu as dúvidas que eu apresentava relativamente ao motivo da minha visita. Quando questionei sobre a possibilidade de agendar a remoção do meu DIU numa consulta futura, a resposta foi dada de forma condescendente, tendo a médica dito: “O que queres que eu faça em relação a isto?”
Após esta breve conversa, fui encaminhada para a maca, onde a Dra. procedeu à realização de uma ecografia sem me informar previamente, nem obter o meu consentimento. Em nenhum momento solicitei este exame, e não fui informada de que o mesmo iria ser feito. Dada a situação, senti-me vulnerável, pois qualquer procedimento poderia ter sido realizado sem o meu conhecimento ou concordância.
O motivo da consulta foi de carácter geral e preventivo, com o intuito de verificar se estava tudo bem com a minha saúde ginecológica. Mencionei o DIU apenas para obter informações sobre procedimentos futuros.
Gostaria de deixar esta reclamação relativamente ao atendimento por parte da médica, que considero ter sido inadequado e pouco profissional.
Data de ocorrência: 15 de maio 2025
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.