Lusíadas Saúde

Lusíadas Saúde - Mau atendimento

Adriana Gama
Adriana Gama apresentou a reclamação
22 de setembro 2020
Venho por este meio demostrar minha indignação pelo descaso com o utente que recebi hoje dia 22/09/2020 no Hospital Dr. José de Almeida.

Tinha a minha mãe em casa desde domingo(20/09/20) com sintomas do Covid-19, liguei para o SNS 24 para receber orientações sobre o caso, fui orientada a controlar a febre com paracetamol 1mg e caso a febre não cessasse, eles à encaminhariam para o centro de saúde mais próximo que houvesse vaga.

No outro dia(21/09/20) fui contactada pela mesma entidade a dizer que minha mãe ia receber uma prescrição médica por sms para fazer o teste do Covid-19, e assim sucedeu. Minha mãe no mesmo dia foi até o local indicado e fez o teste do Covid-19. Nesse mesmo dia tentei entrar em contacto com a medica de família, sem sucesso.

Já no dia 22/09/20 na primeira hora do dia entrei em contacto com a médica de família, e a Senhora doutora de imediato encaminhou a minha mãe para o hospital de cascais. Disse que independentemente do resultado do teste, a minha mãe devia ser vista pelo médico e fazer exames, uma vez que é do grupo de risco e tem vários problemas de saúde como: Tensão alta, diabetes e já teve 2 pneumonias. A lá fomos para o hospital de cascais, chegamos na receção das urgências, explicamos que tínhamos um encaminhamento da médica de família recebemos a senha G numero 82.
Isso foi as 12:09:22 para ser mais específica.

Não demorou muito tempo, fomos atendidas na triagem, e a senhora enfermeira que nos atendeu perguntou o que fazíamos ali.
Respondi educadamente que tinha-mos um encaminhamento da médica de família, que minha mãe é do grupo de risco e tinha todos os sintomas do Covid-19 e que ela precisava ser vista por um médico.

A senhora enfermeira disse-nos que não justificava estarmos ali, que os médicos de família estão a fazer isso para despachar os utentes e estão a sobrecarregar os hospitais.
E disse mais... Que se minha mãe ficasse ali naquele momento ia ser posta em um "COVIDÁRIO", e como ela ainda não tinha o resultado do teste corria o risco de apanhar o vírus, caso não estivesse infectada.

Ficamos cheias de medo e em pânico! E voltamos para casa. Passado poucas horas recebi o email com o resultado do teste(POSITIVO), liguei de imediato para a SNS 24 para saber o que fazer dali para frente. A senhora que me atendeu deu-me as orientações, disse que eu como tive contacto com minha mãe que testou positivo não podia ir ao hospital com ela, mas que ela devia ir ao hospital e ser vista pelo médico. Também lhe disse que minha mãe já tinha ido ao hospital, e que na triagem mesmo a mandaram para casa sem examina-la e me disseram que não justificava ela estar ali. A senhora do SNS 24 disse-me que era impossível o que eu estava a dizer, que um paciente não pode sair do hospital sem ser vista pelo médico, dando a entender que o que eu estava a dizer era mentira. Fiquei muito ofendida, mas educadamente voltei a dizer o real acontecimento, e a senhora atendente do SNS 24 disse que ia averiguar a situação, mas ainda estava incrédula com o que lhe disse.

Minha mãe foi até o hospital pela segunda vez, e nem se quer chegou a triagem, quando disse na receção que tinha testado positivo para o Covid-19 já nem lhe quiseram ouvir mais, mandaram-na mais uma vez de volta para casa, mesmo ela tendo 2 encaminhamentos médicos.

Entretanto entrei em contacto com a assistente da medica de família, lhe falei tudo que tinha se passou e ela mandou-me o comprovativo de como foi enviado encaminhamento com urgência para o hospital.

Nesse momento enquanto escrevo o meu descontentamento e indignação, tenho minha mãe isolada em um quarto em casa, cheia de tosse e com picos de febre.

Agora uma pergunta:

Se não podemos levar os doentes ao hospital, os levaremos aonde?
Data de ocorrência: 22 de setembro 2020