Lusíadas Saúde

Lusíadas Saúde - Valor cobrado por exames com acordo adse

Fátima Macedo
Fátima Macedo apresentou a reclamação
18 de setembro 2021
Ontem, dia 17-09-2021, dirigi-me ao Hospital dos Lusíadas, em Lisboa pois tinha uma consulta de Ginecologia, marcada para as 16:40. Quando efetuei a marcação, apesar de ter ADSE, optei pela Medis. Contudo, ao dirigir-me ao balcão, solicitei que a consulta fosse efetuada, não através da Medis, mas sim, através da Assistência Médica do Sindicato dos Funcionários Judiciais. Este pedido foi-me negado, alegando a funcionária que, uma vez que a marcação tinha sido através da Medis já não poderia ser alterada, pois bem, com algum desagrado acatei.

Quis efetuar o pagamento, mas, fui informada que só o faria no final da consulta. Durante a consulta, a Dra. fez-me uma Citologia do colo uterino, Colposcopia e Ecografia Ginecológica com sonda Vaginal.

Quando saí da consulta dirigi-me ao Balcão para proceder ao pagamento e qual não é o meu espanto quando a funcionária me informa que o valor a pagar era de € 152,50 pela consulta e exames acrescidos de € 3,50 referentes a Farmácia/consumos, conforme se segue:
- Consulta - € 30,00
- Citologia do colo uterino - € 30,00
- Colposcopia - € 50,00
- Ecografia Ginecológica com sonda Vaginal - €42,50
- Farmácia/consumos - € 3,50

Ora, questionei sobre o motivo de aquele valor ser tão elevado, pois sabia de antemão que a consulta seria apenas € 30,00, pela Medis e porque razão o valor dos exames não foi calculado com base na tabela da ADSE.

Fui informada que, uma vez que a consulta tinha sido marcada através da Medis, todos os exames efetuados durante a consulta seriam cobrados através da tabela da Medis, mas, que se tivesse efetuado apenas a consulta, pagaria € 30,00 pela mesma, e se efetuasse os exames com outro médico convencionado com a ADSE, pagaria os mesmos, de acordo com a tabela da ADSE.

Achei que não fazia sentido nenhum, porque sempre paguei os referidos exames em outras Instituições através da ADSE, mas, a funcionária disse que não havia outra alternativa.

Na altura, por falta de saldo no cartão multibanco não consegui proceder ao pagamento logo, a funcionária emitiu as faturas e, no mesmo dia, em 17-09-2021, procedi ao pagamento por Multibanco.

Ainda assim, liguei para a faturação, questionando o sucedido. Fui informada que quando um médico não tem convenção com a ADSE para consultas, também não poderá ter convenção para efetuar exames, afirmei ter uma amiga minha que é paciente da Dra. em causa e sempre pagou os exames efetuados durante a consulta, através da ADSE mesmo sendo a consulta através da Medis.

A funcionária informou-me que isso era antigamente e que saiu uma nova norma que alterou esse procedimento, perguntei-lhe a data em que saiu a norma e a mesma não me soube responder.
Mais informo que a referida chamada foi efetuada ontem, dia 17-09-2021, pelas das 17:40, sendo que está gravada, para o caso de ser necessário.

Telefonei à minha amiga que também é paciente e amiga da médica ginecologista em questão, que por sua vez, contactou com a médica e esta informou-lhe que não tem acordo com ADSE nas consultas, mas tem nos exames mas, que o Hospital agora assumiu esta posição relativamente aos pacientes.

Afirmo que deveria ter pago € 30,00 pela consulta e os exames efetuados deveriam ter sido cobrados em função da tabela da ADSE.

Por este motivo, elaborei esta reclamação, porque acho que deveria ter sido informada sobre esta situação, logo que manifestei a intenção de proceder ao pagamento, antes da consulta, pois assim, teria dito á Dra. que não me fizesse os exames pelo motivo exposta e que, me prescrevesse os referidos exames e eu faria os mesmos através da ADSE.

Em face do exposto, se a médica tem acordo com a ADSE para exames e o Hospital informa os pacientes que não, obrigando os mesmos a pagar este valor escandaloso, considero-me roubada e enganada, pois os exames deveriam ter sido pagos através da ADSE, uma vez que apenas marquei a consulta através da Medis, não os exames, pelo que acho que devo ser ressarcida do diferencial entre o valor da Medis, pago e o valor aplicado na Tabela da ADSE.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2021