Companhias de Seguros
1 Allianz 78.9
2 Ageas Seguros 74.2
3 Ocidental 72
Lusitania Seguros71.9
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Alteração de contrato sem consentimento

Marisa lopes
Marisa lopes apresentou a reclamação
11 de outubro 2019
Venho desta forma mostrar o meu desagrado com uma situação, do qual a Lusitania Seguros, alterou o meu contrato de seguro Automóvel sem o meu consentimento. À cerca de um ano atrás, consultei a mediadora de seguros AVM, afim de solicitar uma simulação de seguros.
Optei pela Lusitania visto ter sido a mais vantajosa a nível de valor e pagamentos mensais, um dos meus requesitos.
Ao fim de um ano, na renovação automática foi me alterado as condições do contrato, sem aviso prévio ou qualquer justificação, até mesmo que fosse a cancelar o contrato por não conseguirem manter as mesmas condições. A alteração foi do pagamento mensal de 16,39eur para trimestral no valor de 51,70eur.
Depois de receber uma carta já com as novas condições, e uma mensagem no telemóvel a avisar que a partir do dia X iria ser debitado na minha conta o valor do seguro trimestral, contactei o apoio a cliente, obviamente a pensar que teria sido um engano. Inicialmente disseram me que esta situação não era normal, esse tipo de alteração só ocorre a pedido do cliente. Mas após averiguarem a chamada foi reencaminhada para o balcão de Cascais. Onde informaram me que o valor do prémio era muito baixo, e não dava para manter as condições anteriores caso contrário a mensalidade subia dos 16,39eur para cerca de 24,00eur e que o próprio sistema fez a alteração automática não havendo outra alternativa.
As minhas questões são as seguintes:
- Uma empresa pode mudar as condições de um contrato, sem que o cliente tenha concordado ou assinado qualquer documento? Uma vez que envolve a alteração do valor do débito direto?
Justificando que a alteração é automática?
Pois o meu ordenado não é automático,e não aumenta conforme o aumento das minhas despesas mensais.
A Lusitania não conseguiu efetuar o débito direto, porque tenho o cuidado limitar o valor dos mesmos.
Ou seja se o sistema entendesse alterar para o pagamento anual, fariam um débito direto na minha conta de metade do meu ordenado.

Finalizando, após ter feito simulações noutras seguradoras. Vi-me obrigada a pedir dinheiro emprestado para o pagamento trimestral do seguro automóvel na Lusitania, que já estava em vias de expirar, e porque poucas são as seguradoras que mantêm a opção de pagamento mensal.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2019
14 de outubro 2019
Exmos. Senhores,

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que as reclamações comunicadas à Lusitania deverão ser apresentadas através dos seguintes canais:

• Livro de reclamações, formulário disponível no sítio da internet da Lusitania ou comunicação escrita dirigida para o seguinte endereço postal:
Lusitania, Companhia de Seguros, SA
Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
Rua de S. Domingos à Lapa, n.º 35

• Comunicação escrita endereçada à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões ou DECO.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações