Lusitania Seguros
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Estorno por anulação de contrato

Nuno Miguel Aneis Dias
Nuno Dias apresentou a reclamação
6 de maio 2015

Tinha e pelo visto ainda tenho um seguro multi-risco habitação da Lusitânia (Anual) associado a um empréstimo.
Como é obvio cancelei o debito directo associado ao seguro multi-risco da Lusitânia.
Um mês após ter cancelado o debito directo, qual o meu espanto quando vejo um levantamento por parte da Lusitânia do valor do seguro em divida + comissão do banco + Imposto de selo, ai a culpa é do banco e não da seguradora.
Alguém deu uma autorização de levantamento por parte da minha entidade bancária sem o meu conhecimento.
Após apresentar uma reclamação e vários telefonemas a expor o meu ponto de vista a minha entidade Bancaria.
Acabou por mandar-me um documento a dizer que a entidade bancária já não estaria interessada nesta apólice da Lusitânia.
Enviei por e-mail este documento a pedir a anulação do seguro e que me enviam-se então o estorno do valor pago por mim a partir do fim do contrato.

Recebi então uma resposta por parte da sra Teresa Vidal do Balcão de Almada a dizer:
"Rececionamos o seu pedido de anulação que só será processado no vencimento, ou seja, em 03/2016 por não haver justa causa (venda do imóvel). Podemos retirar o credor na apólice, mas enquanto não nos entregar comprovativo de venda do imóvel a sua apólice não será anulada."

Apresentei outra reclamação ao Banco, e só me disseram que estranhava, não tinham conhecimento de tal pratica.
Conhecia tal pratica no sector dos seguros automóveis, mas não nos seguros habitação.

Data de ocorrência: 6 de maio 2015
7 de maio 2015
Exmo. Senhor,

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que as reclamações comunicadas à Lusitania deverão ser apresentadas pelos seguintes canais:

• Livro de reclamações, formulário disponível no sítio da Lusitania ou comunicação escrita dirigida para o seguinte endereço postal:

Direção de Serviços Jurídicos e Compliance
Centro de Gestão de Reclamações
Rua de S. Domingos à Lapa, 35

• Portal da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Provedoria do Cliente (CIMPAS) e DECO.

Direção de Serviços Jurídicos e Compliance
LUSITANIA, Companhia de Seguros SA
Grupo Montepio
Rua de São Domingos à Lapa, 35
E assessoriajuridica@lusitania.pt
18 de junho 2015

Depois de alguns e-mails trocados entre mim e a Lusitânia, foi-me entregue então o estorno a que tinha direito. O problema está resolvido e a Lusitânia acabou por resolver a situação com competência.