Lusitania Seguros
Lusitania Seguros
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
94,4%
Tempo Médio de Resposta
90,3%
Taxa de Solução
92,7%
Média das Avaliações
23,9%
Taxa de Retenção de Clientes
18,2%
Ranking na categoria
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Reembolso de seguro automóvel no confinamento

Sem resolução
Cp
Cp apresentou a reclamação
9 de outubro 2020
Boa tarde,
Venho por este meio expor a seguinte situação: tenho um seguro automóvel de responsabilidade civil com a Lusitania Seguros há dois anos, sem qualquer sinistro até então.
Perante o confinamento obrigatório no nosso pais este ano, surgiu um decreto-lei que visa apoiar os cidadãos, para que possam reaver um valor correspondente ao tempo em que os carros estiveram efetivamente parados.
Denoto que esta lei dita e passo a citar " os contratos de seguro em que se verifique a redução significativa ou mesmo a eliminação do risco coberto, em decorrência direta ou indireta das medidas legais de resposta à epidemia, estabelece-se o direito de os tomadores de seguros requererem o reflexo dessas circunstâncias no prémio".
Desta forma decidi contactar a seguradora Lusitania para me informar do que deveria fazer para receber este reembolso.
Após vários contactos telefónicos com a linha de apoio ao cliente, dos quais, muitas vezes não souberam responder, outras desligaram a chamada (diziam falha de sistema), foi-me então indicado que enviasse email para esclarecer a situação.
A resposta foi de facto rápida e pronta: não teria direito a qualquer reembolso uma vez que, por outras palavras, o meu seguro não é contra todos os riscos.
Decidi pedir melhores esclarecimentos, uma vez que esta resposta não me faz sentido.
Pois vejamos:
- um seguro contra todos os riscos, ainda que de um veículo que tenha estado parado, continua a correr riscos (vandalismos, catástrofes naturais, roubos, etc) e pelo que entendi a estes tomadores será então devolvido um determinado valor.
-por outro lado, um seguro de responsabilidade civil, aparentemente não tem direito a devolução de valor por ser um seguro mínimo. Ora não se entende visto que, estes foram os veículos que estiveram precisamente com risco de 0% e por isso, esses mesmos é que deviam ver atribuído um reembolso, pois estiveram a pagar um seguro do qual não usufruiram por motivos de confinamento obrigatório.
Dou o meu exemplo, tal como descrevi por email e ao telefone com um assistente: o meu veículo faz cerca de 100km/diários em 5 dias de cada semana do mês (2000km/mes em ambiente citadino), o que comporta bastantes riscos e por isso uma possibilidade de sinistralidade razoavelmente alta. Desta forma, e uma vez que me mantive em confinamento obrigatório por cessão de funções laborais naquele período de tempo, o meu carro esteve todos esses dias sem andar, reduzindo a probabilidade de acidente para 0%. No entanto, a seguradora insiste que não pode devolver qualquer valor por uma questão de serem condições mínimas praticadas de forma a garantir a proteção máxima. Mas de que proteção precisei com o meu carro parado?
Pago um valor anual por um seguro para todos os meses do ano. Se o veículo esteve parado, este é dinheiro que, passo a expressão, "metem ao bolso".
Data de ocorrência: 9 de outubro 2020
Lusitania Seguros
12 de outubro 2020
Exmos. Senhores,

Acusamos a receção da exposição efetuada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que as reclamações comunicadas à Lusitania deverão ser apresentadas através dos seguintes canais:

• Livro de reclamações, formulário disponível no sítio da internet da Lusitania ou comunicação escrita dirigida para o seguinte endereço postal:
Lusitania, Companhia de Seguros, SA
Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
Rua de S. Domingos à Lapa, n.º 35
1249-130 Lisboa

• Comunicação escrita endereçada à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões ou DECO.
Com os melhores cumprimentos,

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.