Lusitania Seguros
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Seguro automóvel

Fernando Lopes apresentou a reclamação
13 de abril 2019

Não pretendo a continuação de um seguro automóvel que está a terminar a 20/04/2019, e tenho comprador para o carro, só lhe falta o resto do dinheiro, mas a venda será concretizada até essa data. Avisei por email, e por telefone a Lusitânia Seguros que ia inativar o débito direto no Montepio Geral, e disso tenho emails a comprovar tudo o que fiz. Para mim não faz sentido pagar antecipadamente um seguro a renovar (a iniciar a 21/04/2019) de um carro que não vai ser meu, para depois me estornarem esse dinheiro (se é que mo estornam, e digo isto porque neste momento, perdi totalmente a confiança na seguradora). Entretanto no dia de hoje, fui surpreendido com um saldo de 3 euros na conta, o MG mesmo depois de inativa o débito direto autorizado para pagamento do seguro da Lusitânia, pagou. E eu entrei no Homebanking e verifique que a autorização de débito direto estava novamente ativa. Exigi a devolução do dinheiro que voltou à conta e voltei a inativar a referida A.D.D. Perante isto não só acho inacreditável a conduta da companhia de seguros em causa, à qual nunca fiquei a dever nada, do próprio banco dono da mesma (e aqui questiono, será por isso que a A.D.D. apareceu ativa novamente).

Tanto quanto sei, quem não paga o seguro, ele é automaticamente anulado, porém sempre seria anulado pela venda do carro. Nâo sei até que ponto é verdade o que me disse o Sr. Luís da Palma (Helpdesk Lusitânia) que eu tinha que avisar com 30 dias de antecedência. Ainda me disse que eu não podia ter o carro sem seguro. Mas quem foi que lhe disse que o carro vai ficar na minha posse? O carro vai ser vendido. O que é que ele ou a Lusitânia têm que ver a partir do momento que o seguro esta anulado? O que é que ele tem que me dizer, como disse, que eu ia cometer uma ilegalidade e até se o carro estivesse parado numa garagem sem rodas eu tinha que ter o seguro? E se a garagem for minha? O que é que ele ou alguém tem a ver com o que eu faço dentro daquilo que é meu? E repito, o carro vai ser vendido.

Acho vergonhosas as condutas da Lusitânia que não só não me respondeu às mensagens enviadas, como enviou para o bando uma ordem de cobrança depois de todos os avisos que lhes fiz (de forma honesta, eu até podia não lhes ter dito nada) e o Montepio Geral que me tirou o dinheiro da conta, depois de inativada a A.D.D. há mais de, pelo menos 4 dias, não se preocupando se eu ficava com dinheiro ou não para comer. Diga-se que em 2006 fizeram a mesma coisa, quando por erro de um empregado caixa deles, depositaram mais 300 euros na minha conta (obviamente que eu não queria ficar com aquilo que não me pertence) e o que fizeram, foi sacar o dinheiro todo, sem me avisarem e fazendo-me correr até o risco de emitir um cheque pensado ter lá dinheiro e ficar sem provisão, É isto que eu tenho para dizer do Montepio Geral e da Lusitância. Tenho documentos no computador do meu gabinete, que só não anexo aqui porque não tenho cópias e fotografias de tudo aquilo que enviei para a Lusitânia.

Data de ocorrência: 13 de abril 2019
15 de abril 2019
Exmos. Senhores,

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que as reclamações comunicadas à Lusitania deverão ser apresentadas através dos seguintes canais:

• Livro de reclamações, formulário disponível no sítio da internet da Lusitania ou comunicação escrita dirigida para o seguinte endereço postal:
Lusitania, Companhia de Seguros, SA
Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
Rua de S. Domingos à Lapa, n.º 35

• Comunicação escrita endereçada à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões ou DECO.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
6 de maio 2019

No entretanto contactei a Lusitânia e estou a aguardar resposta final da situação por mim colocada. No entanto a pessoa que me atendeu ao telefone, e me indicou o endereço email para enviar a cópia da declaração de venda do carro, para possível devolução parcial do valor (1 dia), me confirmou que a apólice foi anulada (como eu pretendia) e ainda me apresentou um pedido de desculpas, fez-me sentir muito mais satisfeito com a Lusitânia. Não dou, ainda, o assunto por encerrado, mas estou mais satisfeito com a resposta dessa senhora do Call Center. Quanto à resposta aqui plasmada pela Lusitânia, não vou comentar. Remetem para os canais particulares Lusitânia, mas quem não deve não tem. Podiam ter respondido por esta via.
18 de maio 2019
A Lusitânia não só não assumiu as suas falhas, como deu origem a que eu vá cancelar também o seguro do outro carro, que acaba em Junho. Para maus serviços, má atenção e tentativas de fidelização forçada a seguros (como é a campanha dos quilómetros) só há uma resposta. Sair.
Fernando Lopes avaliou a marca
12 de março 2020

No meu caso foi mais uma má explicação da parte do operador telefónico do que propriamente culpa da companhia. Por isso vou continuar como segurado da Lusitânia.