LUZBOA - Comercialização de Energia, Lda

Luzboa - Aumento preço injustificado

Nuno Correia apresentou a reclamação
1 de abril 2022
Esta empresa aumentou em dezembro de 2021 o custo do KWh em mais de 30% com a justificação de que se trata de um contrato indexado e que estamos em plena "crise energética".
Resultado: troquei de entidade comercializadora e estou a pagar mais barato do que tinha antes do aumento, numa altura em que estamos numa situação muito pior em termos energéticos.
Parece que a Luzboa aproveitou o destaque que obteve com o programa "Contas Poupança" da Sic para agora aplicar enormes e injustificados aumentos do tarifário.
Definitivamente não recomendo.
Data de ocorrência: 1 de abril 2022
1 de abril 2022
Teremos todo o gosto em explicar-lhe algo que claramente não compreende. A iliteracia energética é um problema nacional.

Caso queria um esclarecimento cabal faça o favor de enviar um email para apoiocliente@luzboa.pt identificando-se para que leve expliquem o que é um contrato indexado e um contrato de tarifa fixa.

Fique informado desde já que o tarifário indexado da luzboa foi o tarifário mais barato em Portugal em 2019, 2020 e 1Q 2021.

Não mandamos nos preços do mercado e o indexado é mesmo isso. Pagar o preço do mercado grossista.
1 de abril 2022
O teor e calibre da Vossa resposta é elucidativo o suficiente para perceber com que tipo de empresa estou a falar. Espero que isso fique também bem patente para quem estiver a pensar recorrer aos Vossos serviços.
O que faltou referir é que no Q3 e Q4 de 2021 passaram de ser os mais baratos (são Vocês que o dizem) para um dos mais caros. Ou deixar de pagar 0,3091€ por KWh (valor cobrado por Vós em dezembro) para 0,19€ não é uma boa opção? Ou terei viajado no tempo quando optei por outra empresa, e ido para os anos de 2019 ou 2020?

A falta de educação não é, ainda bem, um problema nacional, apenas um problema do qual Vocês parecem padecer.
1 de abril 2022
Passamos a ser mais caros porque o preço do mercado começou a subir, tendo agora, com a guerra e crise energética, atingido o pico (ou não).

Tarifa indexada = Preço do Mercado Grossista (OMIE)

Ser directo e transparente não é ser mal educado.
Má educação é fazer críticas sem saber o que está a dizer.
1 de abril 2022
Então sou levado a concluir que os Vossos concorrentes conseguem melhores condições perante este cenério de "pico", uma vez que o preço que praticam ao cliente é significativamente mais baixo.
Ser direto e transparente não é, a meu ver, cobrar um valor cerca mais de 50% mais caro do que a concorrência sem aviso prévio.
Má educação é fazer generalizações vagas ("ileteracia energética é um problema nacional") quando a questão é de que, e isso é indesmentível, o preço praticado por V.Exas é atualmente dos mais altos do mercado.
Se não conseguem ser competitivos, talvez seja melhor deixar o mercado para quem o é.
2 de abril 2022
Não iremos continuar este diálogo uma vez que o senhor está a confundir uma tarifa indexada ao Omie com uma tarifa fixa…
2 de abril 2022
O que é importante é que, para todos os efeitos, a Vossa proposta de preço é significativamente mais alta, lesando assim os clientes.

Estou a passar a mesma situação que o Senhor Nuno. Fiz uma exposição neste portal e a situação não foi resolvida! Agora a LUZBOA "vendeu a suposta dívida" a uma empresa de cobranças de nome Intrum. Uma vergonha!

É incrível como é que alguém faz um contrato de energia indexado e depois põe a culpa no comercializador.