LUZBOA - Comercialização de Energia, Lda

Luzboa - Corte de energia com faturas em dia

Pedro Emanuel Salvaterra
Pedro Salvaterra apresentou a reclamação
18 de agosto 2016

Venho por este meio demonstrar a minha indignação com o procedimento adoptado por esta companhia de energia, neste momento tenho a energia cortada tendo as facturas em dia.
Segundo indaguei o motivo prende-se com o facto de não ter enviado a leitura para a EDP! Ora se deixei de ser cliente desta companhia há sensivelmente 1 ano não entendo o motivo pelo qual a Luzboa não actualizou os meus dados junto desta operadora.

Alegadamente fui informado pela EDP para a minha anterior morada e também para o meu antigo nº de telefone. (não recebi nenhum aviso).

Devido a este mau procedimento vejo-me neste momento ao dia 18/08/2016 sem electricidade em casa e na melhor das hipóteses apenas terei electricidade na próxima segunda feira dia 22/08/2016.....

Conclusão vou ter que me ausentar do trabalho amanhã ou segunda para estar disponível em casa para receber os senhores da EDP, vou mandar uma serie de alimentos para o lixo e vou pagar a re-ligação do serviço de 22 € a 150 €.

Vale pena cumprir com estas operadoras? Pagamos sempre no final.

Data de ocorrência: 18 de agosto 2016
Luzboa
19 de agosto 2016
Caro Sr. Pedro Salvaterra,

Antes de mais queremos dizer-lhe que lamentamos o sucedido e todos os incómodos que a situação lhe possa estar a causar.

1) Os contadores de Electricidade são propriedade do Operador da Rede de Distribuição (ORD) que, no caso se chama, erradamente e ao arrepio da regulação do sector, EDP Distribuição.
2) Isto porque é exigível pela lei (que não está a ser cumprida) que um ORD não seja confundível com um comercializador quando os dois estão integrados no mesmo grupo económico como é o caso da EDP Comercial e da EDP Distribuição.
3) Esta confusão é gerada ao consumidor, como é claro na sua reclamação quando diz “…Segundo indaguei o motivo prende-se com o facto de não ter enviado a leitura para a EDP! Ora se deixei de ser cliente desta companhia há sensivelmente 1 ano…;
4) Na verdade deixou de ser cliente da EDP Comercial ou Universal (comercializadores) mas não deixou de ser cliente da EDP Distribuição (Distribuidor);
5) O ORD é o proprietário dos contadores que estão em casa dos clientes finais e tem a obrigação de os ler presencialmente de 3 em 3 meses. Não sendo possível aceder ao mesmo, o ORD notifica o cliente a fim de marcar uma visita para realizar a leitura sob pena de proceder ao corte de energia se o não conseguir fazer.
6) Verificamos que o primeiro pedido do ORD data de 19.01.2016 e que os dados de contacto que constam da base de dados do ORD é exactamente a mesma que consta na nossa (Morada e Telefone de contacto – Se mudou de contacto deveria ter solicitado essa alteração).
7) De notar que as leituras que foram enviadas para a Luzboa foram todas tidas em conta nas suas facturas mensais.
8) A Luzboa declina qualquer responsabilidade no caso concreto.

De qualquer forma e tendo em conta o histórico que já tem com a Luzboa, iremos nós assumir o custo da religação do serviço que nos será cobrado pela EDP Distribuição.

Obrigado
Pedro Salvaterra
19 de agosto 2016
Exmos. Srs.

Agradeço a V/pronta resposta e a decisão de suportem o custo pela religação do serviço.