LUZBOA - Comercialização de Energia, Lda

António Lino apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2021
Boa tarde.

Caros Srs. da luzboa
Informo que o valor cobrado na fatura da luzboa representa 4x mais que o valor que habitualmente consumo mensalmente desde à anos, e no período faturado mantive os mesmos hábitos de consumo de energia pelo que mesmo que haja ajustes referentes a outros meses, não justifica uma fatura deste montante exorbitante. Costumo gastar cerca de 90 euros por mês eu e a minha esposa, e qual não é o meu espanto quando recebo uma fatura de cerca de 360 euros num mês! O contrato que tenho convosco tem sensivelmente 3 meses, pelo que mesmo que surgissem ajustes nunca poderia ser num total de 4x mais que o meu consumo normal. Algo não está correto na vossa contagem, observando o extrato parece que estão a cobrar valores de outros meses que já foram pagos nas duas faturas anteriores. Poderá ser este o caso ou outra situação. Seja qual for o motivo é impossível corresponder ao meu consumo de eletricidade num mês.
Agradeço que verifiquem a origem do problema e retifiquem a fatura urgentemente.
Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2021
Luzboa
24 de fevereiro 2021
Informamos que a facturação tem por base a informação sobre os dados de consumo disponibilizada pela E-REDES ou pelo cliente à LUZBOA.

Relativamente à fatura nº 1202114207 emitida a 22-02-2021, verifica-se um consumo medido de 1788 kWh de 14-12-2020 a 04-02-2021. Uma vez que a factura é emitida ao dia 21 de cada mês, e por ausência de leituras para o período de 05-02-2021 a 21-02-2021, a mesma contempla o valor de 452 kWh estimados. Porém, para o período de 14-12-2020 a 21-01-2021 encontrar-se a ser devolvido o valor -366 kWh do estimado já facturado.

Mais informamos que, conforme conversa telefónica, no passado dia 24/02/2021, foram solicitadas as leituras atuais do equipamento de medição, ao qual se verificou que as mesmas se encontravam superiores aos valores estimados nesta factura.

Importa referir que por ausência da leitura, por parte do cliente ou por parte do E-REDES, à LUZBOA, a fatura é emitida por estimada. Por forma a evitar a estimativa poderá facultar as suas leituras ao dia 21 de cada mês, através do balcão digital ou enviando as mesmas para leituras@luzboa.pt.

Analise atenta à factura anterior nº 1202106091 emitida a 22-01-2021 verifica-se um consumo medido de 27-11-2020 a 13-12-2020 de 388 kWh, sendo deduzido no período de 27-11-2020 a 21-12-2020 o valor de -254 kWh, por ausência de leitura até à emissão da factura encontra-se a ser estimado o valor de o estimado 366 kWh.

Analisado o exposto verifica-se um consumo superior na factura nº 1202114207 face à factura anterior nº 1202106091.

Importa referir que caso necessário, poderá solicitar um acordo de pagamento até 4 mensalidades, enviando as leituras atuais do equipamento de medição e a fatura em apresso, aquando da solicitação do mesmo à LUZBOA, pelos canais disponíveis.

Desta forma não verificamos nenhum lapso no processamento da sua fatura.

Ficamos ao dispor para qualquer questão pelos meios de apoio ao cliente.
Obrigado