LUZBOA - Comercialização de Energia, Lda

Luzboa - O maior pagamento de toda a vida

Teresa A. Barreto
Teresa Barreto apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2017

Fiquei surpresa quando vi a fatura relativa ao mês de janeiro (20 de janeiro a 20 de fevereiro) em que me cobram mais de 280 euros de eletricidade. Já há 30 anos que pago as minhas faturas e nunca nenhuma chegou a metade deste valor. Moro sozinha e a minha mãe, que vive com a minha irmã e dois netos (que todos deixam sempre as luzes acesas, a tv ligada, etc, e não chegaram a pagar mais de 150 em mês de inverno.
Como fui eu a enviar uma leitura extremamente difícil de fazer, mandei um email a dizer que verificassem a leitura, que algo estava muito errado e expliquei que a minha leitura podia estar errada, podiam ter feito a leitura no contador do vizinho (a minha fatura não traz o numero da porta). limitaram-se a verificar a minha fatura e a dizer que não havia erro. Pedi um técnico para vir fazer a leitura corretamente, mas levavam 80 euros. Portanto a minha ideia é (se a Luzboa não resolver isto sem me cobrar mais) perguntar à concorrência (talvez cobrem menos) para fazer a leitura e voltar a confrontar a Luzboa e eventualmente voltar para a EDP.
Por outro lado, perguntei se este valor excessivo era um acerto de estimativas demasiado baixas (embora nunca tenha tido um acerto destes), mas nem se dignaram a responder.

Data de ocorrência: 26 de fevereiro 2017
Luzboa
7 de março 2017
Cara Sr.ª Teresa Barreto,

A LUZBOA analisou a sua factura e comunicou-lhe que estava certa de acordo com as leituras que enviou pelo nosso sistema. Segundo informação da nossa equipa de apoio ao cliente, no dia 03/03/2017) a leitura que tinha no seu contador (que verificou e nos comunicou por telefone) a leitura que tinha no contador já era superior à que lhe havia sido facturada.
Sabemos também que a nossa equipa de apoio ao cliente tem estado em constante contacto consigo (inclusivamente, no dia de ontem (06/03/2017) ficou concluída uma diminuição da potência contratada para 3,45kVa.
Notámos na análise que os consumos no local tiverem um grande incremento a partir do mês de Outubro (inverno) corroborado por uma leitura do Operador de rede no dia 22.12.2016.
As leituras extraordinárias têm custos regulados assim como têm as inspecções técnicas aos contadores (para verificar se há alguma anomalia no equipamento) e são cobradas pelo Operador de Rede de Distribuição.
No sentido de se verificar se a Senhora fez a leitura correctamente, iremos solicitar ao Operador de Rede de Distribuição uma leitura extraordinária do seu contador e iremos nós, excepcionalmente, assumir esse encargo.
Obrigado
Cumprimentos