Lusíadaenergia S.A

Luzigás - Alteração de tarifário sem aviso

Joel Lopes
Joel Lopes apresentou a reclamação
14 de janeiro 2022
Deu se inicio ao contrato de Eletricidade e gás natural com a Luzigás a 23/06/2021 e recebi a 29/06/2021 o Contrato de Fornecimento de Energia .
Nesse contrato umas das condições do tarifário era BTN simples, com uma potencia contratada 6.9 kVa ,
um valor ao kWh de 0.1386€ e o valor da potencia contratada de 0.414€/dia. Nesse contrato não está escrito que é indexado.
Na fatura recebida a 16/08 o valor ao kWh tinha subido para 0.19021€ ( Energias : 0.11161€, Redes 0.0786€) e sem ser avisado que o valor que tinha sido acordado ia sofrer um aumento. Mas como pensando que era um aumento anual não contactei a Luzigás.
Na fatura emitida a 13/12/2021 o valor ao kWh subiu muito mais para 0.3094 €, ou seja + 0.1708 € e sem ter sido avisado. A
A 29/12/2021 iniciei a troca de emails com a Luzigás, e num dos emails recebidos foi me dito a 7/01/2022 que a Empresa mudou para um tarifário Indexado ao mercado.
Como nunca contratei esse tipo de tarifário e nunca me foi informado de alteração de tarifários sem o meu consentimento fiz o pedido para me reembolsar a diferença entre o valor contratado ao Kwh e o valor cobrado desde o inicio de contrato em Junho de 2021.
Foi me negado o pedido.
Mandei mais um email a 11/01/2022 mas não obtive nenhuma resposta da Luziás
A 13/01/2022 recebi a fatura com o nº12122003792, o valor ao Kwh subiu para 0.36197€ ou seja mais 0.22337€. Como foi consumado 427 kWh a diferença que me é cobrado é de 95.37€ + iva.
Até dia 29/12/2021 podia se notar no site da Luzigás que a maioria dos tarifários teem um valor ao kWh muito inferior as tarifas apresentadas nas minhas faturas. Também nota se que não há nenhuma identificação de tarifário indexado.
No inicio deste mês, inicio de ano de 2022, esses tarifários desapareceram e apareceu a informação de tarifa indexada.
Devido a alteração de contrato sem o meu consentimento e me terem informado peço que me reembolsam a diferença que me foi cobrado.
Data de ocorrência: 29 de dezembro 2021

Boas amigo. Como resolveu o problema? Ao que parece estou na mesma situação. Obrigado.