Manpowergroup Portugal SGPS, S.A

Manpower - Pagamento em falta

Mariana
Mariana apresentou a reclamação
16 de outubro 2018

A minha reclamação surge no seguimento de uma primeira endereçada à Manpowergroup solutions a propósito do período de formação que frequentei para a vaga de emprego na função de comercial na linha OUTBOUND da MEO (Picaria), no Porto. Na entrevista foi-me referido - claramente - que as comissões por vendas eram um extra e que o ordenado base seria pago independentemente de existir ou não vendas feitas, o que incluiria o período de formação. Também nos foi sempre passado que a pressão por vendas apenas existia já após assinar contrato. Isto não se sucedeu. A equipa de novos comerciais onde estava inserida foi perdendo elementos, precisamente por essa mesma pressão e pelos sucessivos discursos relativos a números e vendas. Houve, inclusive, quem faltásse dois dias seguidos ao trabalho - sem qualquer justificação prévia -, tendo posteriormente desistido da formação. Porém, nestes casos, receberam o salário relativo aos dias de trabalho - quer formação em contexto de sala, quer já na linha OUTBOUND. No meu caso, não recebi qualquer salário pelo mês de trabalho feito, mesmo justificando os meus motivos e nunca tendo faltado de forma injustificada ou sem aviso prévio.
Ainda que o contrato de formação refira que, em caso de desistência da formação ou perante a recusa em assinar contrato de trabalho, não se recebe vencimento, não sendo a formação paga, portanto, tal não foi cumprido e, mais grave ainda, eu não recebi qualquer salário mesmo não tendo faltas injustificadas. Após a minha primeira reclamação recebi uma chamada da MEO, do meu antigo supervisor de equipa, que referiu ter sido um erro no processamento de salários na sede (Lisboa) e que os meus colegas teriam de devolver o que receberam. Além da incoerência do discurso, até ao momento, tal não sucedeu. Quero deixar claro que a minha reclamação surge apenas no sentido de receber o salário justo pelos meus dias de trabalho e esforço dados à Manpowergroup solutions e à equipa da linha OUTBOUND da MEO, sendo completamente alheia à situação particular de cada um dos meus colegas. Apenas exigo justiça, uma vez que o salário da formação não depende de vendas feitas, segundo o que supervisor da MEO me explicou, uma vez que era o único dado que me separava dos demais colegas que desistiram da vaga.
Assim sendo, este assunto e a falta de pagamento por parte da Manpower já se arrasta desde junho do corrente ano, pelo que exijo brevidade no tratamento do mesmo, estando em causa algumas centenas de euros.

Data de ocorrência: 16 de outubro 2018
Mariana
Mariana avaliou a marca
20 de fevereiro 2021

A empresa em causa alegou que houve um engano no pagamento aos colegas na mesma situação e que iria pedir que devolvessem o valor em causa. Vim a verificar que isso nunca aconteceu, continuando a ser a única colega com o valor referente ao salário de um mês por receber.