4.0

Marfer - Parque de estacionamento em coimbra é um esquema

Ana Barreto
Ana Barreto apresentou a reclamação
4 de outubro 2018

No passado dia 22 de Setembro de 2018 (Sábado), por volta das 12h15 em Coimbra, eu e o meu namorado decidimos colocar o carro que alugámos no parque de estacionamento privado explorado pela empresa acima identificada. O que não sabíamos é que este parque de estacionamento é uma forma de fazer dinheiro através da trafulhice. Quando regressámos por volta das 15h para retirar o carro, o parque de estacionamento encontrava-se encerrado. No passeio 3 portas ao lado da porta da garagem do estacionamento, encontrava-se então um horário que dizia que ao sábado o parque encerrava às 13h e que para retirarmos o carro, o suposto dono/responsável teria que se deslocar ao sitio e seria cobrada uma taxa de 20€ devido à deslocação. Connosco estava mais um sr. que foi apanhado no mesmo esquema fraudulento. O responsável recusou-se a aceitar o pagamento dos 20€ (sendo que nós e esse senhor pagaríamos em conjunto os 20€ da suposta "taxa de deslocação) e exigiu 20€ de cada carro, sendo que em lado nenhum isso estava explicito, apenas era referido que a deslocação do responsável ao local sofria uma taxa de 20€ e não uma taxa de 20€ por cada carro, sendo que ele fez apenas UMA deslocação para serem retirados os 2 carros. Confrontado com a situação, o responsável recusou-se a indicar-me onde estava escrito que a taxa era por carro e não por deslocação como o papel afixado assim o diria. É ainda de referir que o aviso relativo ao horário do parque, colocado a 3 portas de distância, é estratégico pois ele deveria sim estar na entrada do parque, na porta do parque, onde seja visível e não a 3 portas de distancia, no passeio, totalmente despercebido, ilegível para quem se encontra dentro de um carro, e que nunca ninguém diria que aquelas portas pertencem sequer ao estacionamento. No final, isto tudo não passa de um esquema para fazer dinheiro fácil e ilegítimo em que numa questão de 5 minutos, aquele sr. cobrou 40€ injustificavelmente (e, caso tivessem sido mais carros, o valor atingiria proporções ainda maiores). Esquemas destas não deveriam nunca ser permitidos e o consumidor deveria de ser alertado de forma explicita. O responsável não pode continuar a praticar esta forma de negócio que visa única e exclusivamente enganar. Só de acrescentar que depois de eu ter pago a taxa dos 20€ mais o valor do estacionamento em si, o proprietário avisou-me que eu tinha 5 minutos para retirar o carro ou teria que pagar novamente mas recusava-se a abrir a porta da garagem e, após ter aberto, no momento em que iamos passar com o carro fechou a porta que quase embateu no automóvel.

Data de ocorrência: 4 de outubro 2018
Ana Barreto