Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE

Maternidade Dr. Alfredo da Costa - Organização caótica e gestação próxima das 42 semanas sem devida assistência médica

Romina
Romina apresentou a reclamação
22 de junho 2022 (editada a 22 de julho 2022)
Estes últimos dias quase não acredito que me encontro num país da Europa.
Estou grávida de quase 42 semanas e uma vez que o meu bebé parece não querer nascer dentro do tempo estipulado normal, o procedimento é marcar internamento e provocar a indução do parto, uma vez que devido ao crescimento contínuo do bebé passar das 42 semanas é considerado arriscado tanto para a saúde da mãe como do bebé. No entanto o meu internamento tem sido marcado já por várias vezes e sempre que me desloco aos serviços da MAC é dada a prioridade a outras utentes e eu sou enviada para casa por falta de vagas.
Além de todo o incomodo e logística que implica estas idas constantes ao serviço da MAC, há todos os custos inerentes à deslocação e estacionamento numa das zonas mais caras de Lisboa, com a implicação de que uma baixa de assistência à família não é paga. Com a agravante que nem essa conseguimos pedir, pois quando tento uma consulta com o médico de família, envio e-mail ou ligo para o número de SNS para pedir baixa para mim e para para o meu companheiro nunca obtenho resposta.
Em todas estas deslocação tenho-me deparado com várias situações na sala de espera que me parecem caóticas e às vezes até desumanas:
- Uma grávida quando é submetida para internamento tem de tirar a sua roupa, vestir uma bata e robe, por vezes ainda com nódoas castanhas bem visíveis e lhes pedem para depois atravessar a sala de espera e corredores públicos para se dirigirem para internamento.
- A situação na sala de espera é tão caótica que nem existem cadeiras para todas as utentes.
- Devido à elevada afluência de pessoas (algumas com crianças aos gritos impacientes pelo número de horas de espera) a chamada para os gabinetes torna-se totalmente imperceptível e nem mesmo na recepção conseguem esclarecer.
- Assisti constantemente a utentes que são reencaminhadas de outras instalações para marcarem consultas ou exames e lhes é negada essa possibilidade.
- Vários internamentos agendados, que depois são cancelados na hora porque as vagas existentes para internamento são menos de metade das que foram marcadas.
- Utentes que não falem língua portuguesa tem muita dificuldade em receber instruções explícitas e detalhadas, originando vários lapsos de atendimento e deslocações desnecessárias.
- Falta de material ou condições para o funcionários prestarem um bom serviço… etc
Mais curioso é que ao deslocar-me ao serviço do dia 22 de Junho nenhuma destas situações acima se verificam e deparo-me com uma sala de espera quase vazia e funcionárias a tomar todas as ações necessárias para manter as aparências de um serviço e limpeza impecáveis. Seria óptimo que isto significasse que algumas medidas estão a ser tomadas e esta observação fosse o resultado de melhorias aplicadas. Mas não, infelizmente isto acontece porque neste dia decorre uma auditoria e então várias consultas e tipos de serviços foram cancelados para manter a ilusão de ordem, iludindo e ocultando a realidade aos auditores presentes nas instalações nesse dia.
Agora pergunto-me como é que poderemos esperar uma melhoria de serviços, se as auditorias são feitas a cenários fictícios e a verdadeira realidade é ocultada?
Data de ocorrência: 22 de junho 2022