MatosinhosHabit
MatosinhosHabit Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Matosinhoshabit - MH, Entidade Empresarial Municipal de Matosinhos, E. E. M.
  • Providenciar habitação digna para todos os cidadãos de Matosinhos

• Rua Alfredo Cunha, 99 1º
    4450-023 Matosinhos
  • geral@matosinhoshabit.pt

Matosinhos Habit - Troca de casa

Manuel Martins
Manuel Martins apresentou a reclamação
4 de março 2020
Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento pela forma como a Matosinhos Habit tem tratado a atribuição de casas no bairro habitacional na Rua Dr António Teixeira de Melo(Cruz de Pau). De momento este conjunto habitacional está a passar por uma fase de obras e remodelações e estão a transferir os moradores para casas temporárias, mas de uma forma muito fria estão a informar os mesmos que estes não voltarão para as casas que viveram outrora todos os anos da sua vida, nomeadamente a minha mãe que tem 52 Anos. Neste momento a minha mãe é uma pessoa com problemas de ansiedade e de depressão, inclusive já entregou uma declaração médica, na Matosinhos Habit dos problemas psicológicos e físicos que tem, nomeadamente problemas de ossos.
A casa após as obras ficará pronta a habitar novamente, e a pressão que estão a fazer para ela mudar de casa, para cederem a casa a outra pessoa, tem sido de tal forma, que a mesma encontra-se em casa com uma depressão grave e temo que lhe possa acontecer alguma coisa por falta de humanidade e profissionalismo na maneira como estão a tratar este assunto. Ela já informou que não aceita ceder a casa, até já tentaram "tapar os olhinhos" com um T3 no 4º andar, neste momento tem um T2 no rés do chão, ao que a minha mãe respondeu sempre que não queria, só quer voltar para a casa que sempre viveu. É certo que a casa é da Câmara, mas certamente que ela tem os seus direitos pois nunca falhou uma prestação nos seus 52 anos a morar nesta casa, casa que também pertencia à mãe dela.

Peço encarecidamente que me ajudem a por um travão nesta nesta injustiça e que se previna o quanto antes uma tragédia.
Data de ocorrência: 4 de março 2020
MatosinhosHabit
10 de março 2020
No seguimento da exposição apresentada e sem prejuízo de qualquer decisão a tomar no caso em concreto a MatosinhosHabit informa o seguinte:
- A entidade gestora nos termos do artigo 42.º do nº 2 alínea b) do Regulamento de Gestão do Parque Habitacional do Município de Matosinhos tem competências para promover a transferência dos agregados familiares para habitações distintas daquela que a família reside;

- Os serviços rejeitam liminarmente os comportamentos que lhe são imputados, nomeadamente pressões ou outros, uma vez que a respetiva atuação sempre se pautou pelo respeito integral das regras legais regulamentares e de conduta que sabem estar obrigados e que cumprem de forma livre e espontânea.

Por fim, gostaríamos de acrescentar que a resposta à presente reclamação seria mais esclarecedora se o reclamante identificasse a munícipe visada, não tendo sequer sido possível identificar indiretamente uma qualquer referência do reclamante na MatosinhosHabit.