MatosinhosHabit Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Matosinhoshabit - MH, Entidade Empresarial Municipal de Matosinhos, E. E. M.
  • Providenciar habitação digna para todos os cidadãos de Matosinhos

• Rua Alfredo Cunha, 99 1º
    4450-023 Matosinhos
  • geral@matosinhoshabit.pt

MatosinhosHabit - Reclamação de tempo de pedido de habitação

Bruno Gomes apresentou a reclamação
6 de março 2023
Venho por este meio, mais uma vez reclamar dos serviços prestados por esta empresa municipal. Ora em 2016, pedi habitação publica por incapacidade econômica e por ter um atestado de 72,5% de incapacidade definitivo, devido a ser doente crônico em tratamento. Na altura foi pedida documentação e atualizada a cada passo. Acontece que estamos em 2023 e pedidas explicações a empresa municipal, esta remete a informar que me foi atribuída uma graduação e estou em lista. Só não se percebe é que a cada passo a lista é atualizada e entram pessoas a frente. Estou á a 7anos numa lista com 150 pessoas a minha frente.

Vou repetir para ver se fui claro, estou á 7anos numa lista com 150 pessoas a minha frente. Acho que mereço muito mais do que uma resposta a dizer que me foi atribuída uma graduação e que existe uma listagem que a qualquer momento poderá ser consultada.

Como não acho nada bem toda esta situação vou reclamar para o estado português que é quem coloca os fundos nas câmeras municipais que por sua vez coloca fundos nas empresas municipais.

Uma coisa é certa terão novidades, nem que seja no noticiário.
Data de ocorrência: 6 de março 2023
6 de março 2023
Estimado cliente, Bruno Gomes.

Informamos que recebemos a sua reclamação número 89702423, no dia 2023-03-06, que mereceu a nossa melhor atenção.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – MatosinhosHabit
23 de março 2023
No seguimento da apresentação da reclamação efetuada via Portal da Queixa, de acordo com as informações prestadas pelos serviços, somos a informar o seguinte:

1) O munícipe apresenta reclamações sucessivas desde 2020 por não estar conformado com os esclarecimentos prestados pelos serviços, no que respeita aos pressupostos associados a uma candidatura a habitação social.
2) A respetiva candidatura foi apresentada em 2015 e avaliada no ano subsequente por força do aperfeiçoamento do processo administrativo.
3) Em virtude da verificação da alteração de rendimentos, o processo foi reavaliado em janeiro de 2022 e alterada a pontuação para um valor superior ao anterior, ocupando atualmente a 156.ª posição para uma habitação de tipologia T2, na listagem pública de acesso à habitação social publicada em dezembro de 2022, facto que mereceu competente notificação, cujo conteúdo justifica a reclamação em apreço.
No fundo, esta corresponde a uma manifestação do desagrado em não ver atribuída habitação social, apesar de melhor posicionado na lista para este efeito.
4) É que, e tal como sempre foi devidamente informado, as candidaturas ficam dependentes da existência de habitações livres e da posição alcançada na lista pública de acesso a habitação social municipal, a qual sofre alterações em função das condições subjetivas e objetivas de cada agregado (agravamento ou melhoria de circunstâncias), e ainda da inclusão de outros agregados em piores condições socioeconómicas e habitacionais.

Assim,

O munícipe terá de aguardar pela disponibilidade de habitações sociais que permitam o eventual realojamento, devendo acrescentar-se que a inclusão na lista de acesso a habitação social não confere quaisquer direitos subjetivos aos candidatos, mas uma mera expectativa.

Em face do exposto,

Ficou demonstrado que a empresa aplica a lei e o regulamento em vigor facto que já foi transmitido pessoalmente, e que aqui se renova.

Pelo que os serviços consideram infundada a presente reclamação.

Mais se informa que nesta data se dar a conhecer o conteúdo de V reclamação junto do município bem como do esclarecimento prestado.
27 de março 2023
A reclamação esta longe de ser resolvida. Só espero que mais pessoas se apercebam do pouco claro que é a lista e a atribuição das casas. Ter a pontuação e estar em lista é realmente uma ilusão, tendo sempre alguém a passar a frente. Como informei como munícipe vou reclamar e pedir apuramento de informação.
Bruno Gomes avaliou a marca
27 de março 2023

Serviço de gestão péssimo apesar da legislação presente.