MB WAY
MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
90.2
/100
Excelente
Excelente
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
96,8%
Taxa de Solução
99%
Média das Avaliações
61,7%
Taxa de Retenção de Clientes
69,3%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
SIBS - FORWARD PAYMENT SOLUTIONS, S.A
  • Com o MB WAY podes fazer compras, transferências imediatas e gerar cartões virtuais (MB NET) para as tuas compras online, utilizado apenas o teu smartphone.

  • 217 813 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
    1649-031 Lisboa
  • webmaster@sibs.pt

MB WAY - Burla

Resolvida
Rogério
Rogério apresentou a reclamação
5 de janeiro 2020
Bom dia.
No passado dia 30 de Dezembro, fiz uma suposta venda no OLX onde a vendedora mostrou interesse no artigo que tinha à venda. O mesma sugeriu que fazia o pagamento através do MBway porque a transferência é imediata e fácil e porque tinha perdido todos os cartões multibanco, por tal motivo não poderia ser de outra forma. Eu nunca tinha usado o MBway. O comprador disse que fosse a uma caixa ATM e que entrasse no MBway que ele dava os dados para proceder ao pagamento. O que aconteceu foi que em vez de receber o montante de 70€, ela fez dois levantamentos da minha conta no valor total de 330€. Os dados foi um número de telemóvel e dois códigos de 6 dígitos. Como é possível ser roubado dessa maneira sem aviso pela parte do serviço.
Já apresentei queixa no Posto da Guarda da minha residência. Gostaria de saber que mais posso fazer, até mesmo para reaver o meu dinheiro.
Data de ocorrência: 5 de janeiro 2020
MB WAY
6 de janeiro 2020
Bom dia Rogério Seabra,

Muito lamentamos a situação que descreve. O MB WAY foi desenvolvido com o objetivo de dar mais comodidade aos portugueses, permitindo a realização, através de um dispositivo móvel, de operações tão simples como fazer uma compra numa loja ou fazer uma transferência entre particulares. Assim como todos os serviços que desenvolve, a SIBS dedica particular atenção à segurança e fiabilidade do serviço.

Relativamente ao que é exposto, gostaríamos de esclarecer que existe informação clara no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, aquando da adesão ao MB WAY, no momento da associação do número de telefone, que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço (descrito no ecrã).

"Nunca adicione um número que não possui ou desconhece"

Por outro lado, para aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, o utilizador terá sempre de introduzir um cartão no ATM e digitar o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura. Pelo que não é possível a associação de qualquer número de telemóvel a um qualquer cartão bancário. Esta operação só é possível quando realizada pelo próprio utilizador e portador do cartão. Lembramos que a utilização do ATM deve ser cuidadosa, seguindo as instruções, nunca de forma orientada por um contacto desconhecido.

Em todo o caso, a situação como a que refere poderá constituir uma burla ou fraude, que é, fundamentalmente, um problema de segurança pública, razão pela qual mantemos estreitas relações com as autoridades competentes, com vista a ajudar a prevenir e/ ou identificar estas situações tão negativas.

Situações consideradas burlas ou fraudes, conhecidas como “engenharia social”, abusam da utilização indevida de serviços fidedignos e intrinsecamente seguros, criados para serem usados com toda a confiança.

Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelas entidades oficiais.


Cumprimentos,

SIBS
MB WAY
28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.
No seguimento da mesma, achamos que a situação já se encontra resolvida, contudo, alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.