MB WAY

SIBS - FORWARD PAYMENT SOLUTIONS, S.A

Soluções de Pagamento Electrónico

Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1

webmaster@sibs.pt

MB WAY - Burla! A minha conta e está a zeros!!

Mafalda Zeller apresentou a reclamação

Boa tarde, acabei de ser burlada através do mbway. Tenho um artigo à venda no olx e ligou-me um indivíduo interessado a dizer que queria pagar já para garantir que tinha o artigo. Eu perguntei se ele tinha mbway para realizar a transferência e ele respondeu que tinha mas tinha de ser através de multibanco porque nao tinha telemóvel smartphone de momento. Eu concordei e como nunca fiz nada do mbway através do multibanco, segui os passos dele, ao telefone. E como até fui eu que sugeri o mbway, nunca desconfiei de nada. Só desconfiei quando depois de lhe dar um código que era para ele supostamente me efectuar a transferência, comecei a receber mensagens a dizer “o código introduzido está incorrecto” aí percebi e não atendi mais as chamadas. Como as mensagens diziam que o código estava incorrecto não me preocupei mais, mas fui ver agora a minha conta e está a zeros!! O indivíduo levantou o dinheiro todo! Como é possível com apenas uma troca de códigos me consigam roubar todo o dinheiro da conta?? Espero que mudem a segurança do mbway, mas eu entretanto vou apagar a minha conta obviamente. Queria só saber se vale a pena ir à polícia e saber se é possível reaver o meu dinheiro!! E como.

11 Fev2020
MB WAY adicionou uma resposta

Boa tarde Mafalda Van Zeller,

A adesão ao MB WAY, tal como informado no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, não deve ser associada a um número que não possui ou desconhece. Ao aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, associa o cartão bancário a um número de telemóvel, digitando o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura.

Junto do banco emissor do seu cartão efectue um pedido de reclamação de todos os valores que não foram efectuados por si. Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta, bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla. Em adicional aconselhamos que tenha os demais comportamentos preventivos na utilização do serviço:

• Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio electrónico ou SMS;
• Não siga ligações recebidas via correio electrónico ou SMS;
• Verifique o extracto da sua conta bancária com regularidade.

Agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

SIBS

MB WAY está a aguardar resposta do utilizador

'.Ver perfil de Nuno.'

Nuno

Que tristeza. São casos todos os dias. E o que a SIBS faz é enviar a mesma resposta para todos os burlados em vez de acabar de vez com estes roubos. É inaceitável como é que uma pessoa fica com a conta a zeros por causa de uma troca de códigos. O sistema de segurança é muito frágil e toda a gente encolhe os ombros. Pobre país. Aceite a minha modesta solidariedade, Mafalda. Eu fui roubado em 400 euros...

'.Ver perfil de Hugo Antão.'

Hugo Antão

Oh gente, mas vocês instalam o mbway só para os passatempos mbway e depois quando se lembram que possuêm o mbway usam-no sem lerem ou consultarem as instruções de como usar o mbway assim como o que devem fornecer aos outros? Quem é que no seu perfeito juízo dá um código de acesso pessoal ao vosso mbway aos outros?!
Foram burlados, por bastante falha da vossa parte, mas trata-se de uma burla à mesmo. Têm de fazer a denuncia à mesma às autoridades (podem fazê-lo pelo site da PSP ou via telefone se tiverem vergonha ou não quiserem aparece numa esquadra da policia) com todos os dados que conseguirem fornecer do burlão (nome olx, tlm, emails) e até mesmo contactar o OLX e reportar a situação até para que a policia ao contactar a OLX, obterem mais dados da pessoa, como email, ip usado na conta olx, contracto/da operadora de internet/ ISP, localidade da pessoa... Não esperem que o tempo passa porque as coisas caducam! E não pensem que não dá em nada, porque se as denuncias à mesma pessoa foram em maior número a probabilidade de a policia se mexer e de ter o aval da policia a possibilidade de reaverem o dinheiro também é maior, porque os bancos não vão assumir as culpas das más práticas que os seus clientes fazem conscientemente.
E nunca deviam associar estas formas alternativas de pagamento (assim como a paypal) à vossa conta principal porque em caso de roubo/burla, o roubo é maior! Usem sempre uma conta para pagamentos online com carregamentos que podem fazer consoante o dinheiro que querem na conta, como usando o cartão Webuy da CGD, outros bancos possuem cartões equivalentes, dedicados e adequados para pagamentos e transações online!

Maria Virgínia Machado

Não critico. Aconteceu-me o mesmo e perdi 2900 euros. Apresentei queixa na Policia Judiciária e ainda tive sorte porque no dia seguinte quando dei conta da fraude e liguei para o Banco e disseram-me que estavam a tentar tirar mais. A SIBS não faz nada, o Banco diz que fomos nós que fizemos asneira e assim andamos. A Policia diz que a caixa Multibanco onde foi feita a fraude (BPI Estremoz) tem camaras de vigilância mas decerto que não estavam de cara à mostra. Aceitem a minha solidariedade e apesar de os depósitos a prazo não darem nada eu segui a sugestão do Banco. Pus a prazo deixando à ordem o necessário para a gestão diária. Na conta a prazo não conseguem mexer. Tenho pouco mas faz-me falta, ainda por cima com uma doença grave na família.

Maria Virgínia Machado

Hugo Antão eu não tinha nada instalado nem nunca tinha usado.

'.Ver perfil de Nuno.'

Nuno

O problema é que ninguém dá o código pessoal ao burlão, Hugo. O burlão é que fornece códigos e um número de telemóvel. É aí que está a fragilidade da segurança. E é isso que as entidades deviam ter em conta para evitar que estas situações se repitam. Todos os dias há casos e toda a gente assobia para o lado. Ninguém assume responsabilidades e ninguém parece querer resolver este drama que já afetou centenas de pessoas. O sistema é falível. Infelizmente caí na ratoeira. Para quem está de fora é muito fácil criticar. Só desejo que quem critica nunca seja burlado porque a sensação é de impotência e revolta.

'.Ver perfil de Ricardo.'

Ricardo

Aconteceu-me o mesmo, e pelo que tenho acompanhado os burlões serão os mesmos em quase todos os casos e as entidades competentes não estão a fazer nada em relação a estes casos.

'.Ver perfil de Carlos Santos.'

Carlos Santos

oh Mafalda... Uma rapariga nova que supostamente deveria perceber mais de tecnologia e é como os velhos... Ouve lá se eu te manda-se uma mensagem para o face a dizer que queria um encontro amoroso contigo tu ias aceitar?! lol?

'.Ver perfil de Teresa AZEVEDO.'

Teresa AZEVEDO

Ia acontecendo o mesmo comigo ,o meu filho é que me alertou. Também por causa de uma venda no OLX. Querem sempre fazer a compra com muita urgência e pedem um código qualquer, mas como eu não tenho o MBWAY disse ao meu filho que ele tem. E ele alertou-me que não devemos dar nenhum código mas só o nº de telemóvel. Como eu só dei o nº do telemóvel do meu filho e disse que só podia vir buscar a mercadoria depois de ter caído na conta dele a a importância da compra. É claro que o interessa da compra acabou e o sujeito nunca mais disse mais nada. já por duas vezes que me ligam com este objetivo de burla. Os nºs de telemóvel são; 961255544 e 927167591. Tenham atenção se vos ligarem destes nºs

'.Ver perfil de  Catarina Oliveira .'

Catarina Oliveira

Peço desculpa mas isto só acontece a quem não sabe mexer no mbway e se não sabem como as coisas funcionam não mexam e não são burlados. Quem é que no seu perfeito juízo vai para uma caixa de multibanco associar o número de telemóvel de uma pessoa desconhecida à sua conta bancária? É mesmo quem está a pedir pra ser burlado! Aprendam a saber como as coisas funcionam, se não sabem perguntem a quem sabem agora não venham é meter a culpa no mbway !