MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MB WAY - Burla através do mb way

Francisco Fernandes Vieira Amorim de Freitas Carvalho
Francisco Carvalho apresentou a reclamação
12 de janeiro 2020
No dia 25 de Dezembro fui contactado telefonicamente por um indivíduo que mostrou interesse em comprar um relógio que tenho á venda no Olx. Pela voz, aparentava andar na casa dos 30 anos. Parecia fazer-se acompanhar de mulher e um filho pequeno.
Queria fechar negócio rápido. Enviou a sua direção por mensagem, e só poderia pagar através do MB Way porque era o único meio de que dispunha. Eu disse que não sabia o que era isso, portanto o pagamento teria que ser por transferência ou pessoalmente. Mas ele convenceu-me a ir a uma caixa MB para fazer a transferência. Nem de propósito, eu estava a passar perto duma. Ele muito educado, disse-me que era muito simples: colocava o meu cartão, introduzida o código, e ele ia me dando os números que eu teria de introduzir. Disse-me que primeiro colocaria o numero do telemóvel dele, e de seguida apareceria a indicação para que eu colocasse o preço do relógio, e em 10 minutos o dinheiro apareceria na minha conta. Acreditei! Até porque as palavras dele pareciam dum santo. Vinte minutos depois chego a casa, vou consultar a conta e vejo que já tinha saído 200 + 200€. Ligo imediatamente para o meu Banco a explicar a situação, onde fui aconselhado a cancelar o cartão. Fui também informado de que o santo burlão, além do dois levantamentos, tinha feito 2 agendamentos: 1 de 199,99, outro de 995,09€. Tinha também 2 outros pré-agendamentos. Pedi para cancelarem tudo, mas a verdade é que mesmo assim fiquei sem 1595,10€. Fui aconselhado a ir ao Banco pedir um movimento da conta, participar á GNR e depois voltar ao BPI com o processo a fim de ser enviado para a sede, o que imediatamente fiz. A resposta do BPI não se fez esperar: "O Banco BPI não poderá assumir a responsabilidade da movimentação reclamada."
Eu compreendo, pois o enganado fui eu! Mas o Banco não estará em melhores condições, de pelo menos, saber e fornecer-me os dados do indivíduo: n da conta onde o dinheiro foi parar, nome do destinatário e endereço, para que eu possa formalizar uma queixa?
E o MB Way fica isento de responsabilidade? Se o meu número de telemóvel está associado á minha conta, porque é que ao introduzir um número diferente o MB Way não faz soar um alarme? Qualquer coisa como: "Têm a certeza que quer associar este número?" Ou "Cuidado! Pode estar a ser vigarizado!"
O dinheiro tinha sido pedido emprestado para pagar dívidas, vê-lo sumir custa muito!!!
Deixar esse vilão á solta a enganar outros também havia de ser crime.
E eu precisava dos dados do * PROIBIDO * para poder ir com ele para a justiça!
Deixo aqui o meu desabafo e ao mesmo tempo o meu alerta.
Gostaria de ver esta situação resolvida o mais breve possível!
Data de ocorrência: 12 de janeiro 2020
13 de janeiro 2020
Bom dia Francisco Carvalho,

Acusamos receção da V. participação sobre a possível utilização do serviço MB WAY para burla ou fraude, que mereceu a nossa melhor atenção.

Muito lamentamos a situação que descreve. O MB WAY foi desenvolvido com o objetivo de dar mais comodidade aos portugueses, permitindo a realização, através de um dispositivo móvel, de operações tão simples como fazer uma compra numa loja ou fazer uma transferência entre particulares. Assim como todos os serviços que desenvolve, a SIBS dedica particular atenção à segurança e fiabilidade do serviço.

Relativamente ao que é exposto, gostaríamos de esclarecer que existe informação clara no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, aquando da adesão ao MB WAY, no momento da associação do número de telefone, que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço (descrito no ecrã).

"Nunca adicione um número que não possui ou desconhece"

Por outro lado, para aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, o utilizador terá sempre de introduzir um cartão no ATM e digitar o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura. Pelo que não é possível a associação de qualquer número de telemóvel a um qualquer cartão bancário. Esta operação só é possível quando realizada pelo próprio utilizador e portador do cartão. Lembramos que a utilização do ATM deve ser cuidadosa, seguindo as instruções, nunca de forma orientada por um contacto desconhecido.

Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Adicionalmente informamos que ao efetuar a adesão ao serviço MB WAY com dados de um terceiro, esta a comprometer toda a sua conta bancária, visto que o aplicação MB WAY permite efetuar as operações de forma instantânea.

Em conjunto com o seu banco, a SIBS irá disponibilizar toda a ajuda afim de chegar ao devido burlão.

Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelo banco ou pelas autoridades.

Cumprimentos
Francisco Carvalho
26 de janeiro 2020
Gostaria de dar o assunto como resolvido, mas não posso, porque ainda estou sem o dinheiro.
Aguardo ansiosamente que o assunto tenha um desfecho feliz.
28 de janeiro 2020
Boa tarde Francisco Carvalho,

Lamentamos toda a situação a que se viu envolvido.

Contudo, o serviço é prestado diretamente pelo Banco/emissor do cartão bancário, ao qual foi associado o MB WAY, a nossa empresa é responsável pelos sistemas de pagamento, pelo que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas com as operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo banco emissor do cartão.

Neste sentido, a situação que reporta terá que ser analisada pela instituição bancária onde tem um contrato vinculado.

Sugeríamos que junto do banco emissor do seu cartão efetuasse o devido processo de reclamação de todos os movimentos não efetuados por si.

Qualquer informação relativa a uma alegada fraude é prestada diretamente pela SIBS às entidades oficiais.

Cumprimentos
Francisco Carvalho
13 de março 2020
Constantemente sou contactado pelo mesmo burlão sempre com número de telemóvel diferente. Trata-se de homem mulher e criança. A voz expressa etnia cigana. Diz ser de Coimbra, mas percebe-se que é de Valongo ou arredores. Hoje, dia 13 de Março, fui contactado por ele duas vezes e vai voltar a contactar com o mesmo número 961 707 828. A criança que aparenta ter entre os sete e onze anos, ligou também com este número963 969 604. Há pouco tempo ligou a esposa, sempre com o mesmo objetivo- burlar. Mas não é difícil chegar ao * PROIBIDO *, basta a boa vontade das autoridades. O problema é que fomos nós, embora ingénuos, que demos autorização ao bandido para nos roubar! Por isso, este assunto não é prioridade para as autoridades. O nosso banco apenas cede os movimentos, os locais onde foram efectuados e o número de conta onde o dinheiro foi parar. A morada do sujeito e todo o resto só é dado às autoridades e com um mandado do tribunal. Mas com o número da conta sabe-se o nome do caipira. Mas ficamos por aí, com as mãos atadas. Se me fossem facultado os dados, já tinha processado o filho do diabo. O que exponho serve apenas para alertar pessoas incautas a não cair na voz de santos.
16 de março 2020

Em resposta à sua exposição, informamos que a mesma mereceu a nossa melhor atenção, e lamentamos desde já a situação ocorrida.

A situação que nos apresenta será alvo da nossa acção, de modo a estarmos em continuo processo de melhoria.

28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente

+351 963 990 574
Boa noite
Estou vender vários artigos dos meus bebes o que estão quase novos e está noite foi contactada várias vezes pelo numero em cima
+351 963 990 574
Foi um rapaz bem educado a tentar me convencer que queria muito carinho que precisava de ela urgentemente mas pode pagar so pelo mbway. Diz k não tenho e se quiser para fazer transferência bancária o que e fácil. Ele diz k sabe so assim para ir no multibanco que demora so 5 minutos para por cartao depois número de telefone de ele e código que vai me dizer. Achei bem estranho porque ja 2 vezes tentei fazer mbway e não deu nada mas ai tinha que por meu telefone e codigo. Erra quaze meia noite ele estava dizer k transportadora esta esperar resposta dele máximo ate 01:00 manha diz k não posso sair agora se quiser para dizer para eles para passarem amanha para carinha e ey manha as 9h vou ao multibanco fazer meu mbway com meu numero. E diz k estava a tentar dormecer os bebes mas ele continua para os deixar no alguém e para ir ao multibanco e ligar para ele e para dizer o que fazer. Estava muito desconfiada entretanto ate dormecer os pequenos foi ao nete procurar como se enviava dinheiro com mbway e como se recebe. Em todo lado estava escrito que mesmo k não tinha mbway ele envia dinheiro para meu numero e eu recebo mensagem k tenho transferência pendente e para aderir mbway dentro de 48h. Diz isso várias vezes mes eu continuo que sabia so assim achei bem estranho
1-qual e transportadora que vai te esperar esta hora dar resposta levar algum artigo e querem papel k pago
2-estava e disposto esperar ate 1 ou 2 manha para acalmar bebés /estranho
3-uma pessoa que sabe trabalhar com mbway não sabe fazer transferência bancária no multibanco
E depois esta com tanta pressa para carinha que não e disposto ir ate multibanco fazer o pagamento
Assim eu ficava cada vez mais desconfiada e enquanto ganei tempo para verificar se e como diza ou não liguei para numero do meu banco o que e 24h, tambem foi e na minha conta no net
Ate depois calhar ver estas caixas bem igualzinhas a minha situação
Copiei istoria e enviei por mensagem diz e que falei e com meu banco e ele so rem de inviar dinheiro para meu numero ou se não se queser carinha para fazer transferência bancária e enviar foto bem feito para poder ver numero de conta e o valor
Ai rapaz respondeu que ja não quer carinha e txau
Ai mandei o po.... E mu dize k deve pensar que toda jente é bura e k tive sorte k tenho conesimenyos das transportadoras quaze todos como trabalham e sei trabalhar e com internete e também tive algumas conesimentos de mbway
JENTE ANTES DE ACREDITAREM SEGO EM ALGUEM HOJE UM DIA TODOS TEMOS TELEMÓVEIS COM INTERNET NO INTERNET TEM TODO VÃO LA PROCUREM SUA PERGUNTA NO GOOGLE SE NÃO TEREM CERTEZA NÃO TINHAM PRESSA MESMO K QUEREM VENDER ACONCELHAM SE COM ALGUEM

Tudo depende do mês, do dia, da hora e da necessidade de cada vendedor! Muitas vezes a necessidade de vender aflora as emoções. A pessoa simplesmente acredita nas lindas palavras e boas intenções do gatuno... ele parece mesmo querer ajudar!
Quase todos os dias sou contactado pela mesma família que me burlou; pai, mãe e filha. ( É claro, se caí uma vez não vou cair outra)!
Eu só não entendo, é: como as autoridades bancárias tem todos os dados dos * PROIBIDO *, por que é que,: quando recebem a queixa e o relatório da polícia não bloqueiam imediatamente a quantidade roubada até que tudo seja esclarecido?
Se o WBway foi criado para simplificar e ajudar, do meu ponto de vista e da experiência pessoal, foi criado para facilitar e ajudar estes * PROIBIDO *!

Resolveram a sua situação Francisco?