MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MB WAY - Burla com pagamento de compra no olx

Ana Paula Pinto
Ana Pinto apresentou a reclamação
16 de abril 2021

Pedi a uma amiga que me ajudasse a vender umas mobílias no OLX e assim aconteceu.

Às 22.18 de 15.04.2021 a mesma recebeu uma chamada do número 96 329 46 82

Disse que se chamava Miguel Santos, e que era da zona do Montijo

Informou que estava interessado na mobília da casa de jantar, perguntou se estava em bom estado e pediu para não colocar mais anúncios pois comprava todo o recheio caso tivesse interesse nas peças.

Ela disse-lhe que podia esperar até ao dia seguinte pois tinha mais mobília para venda.

Adiantou que já tinha colocado também o conjunto de quarto. O dito sujeito de nome Miguel Santos (?) disse que só podia pagar naquele dia o da sala que seria no vaore de 300.00 e que depois continuava o processo com a compra do restante fazendo na altura os respectivos pagamentos

Disse também que trabalhava com transportadora e que recolhia no local.

Passou de imediato para o tema pagamento. Perguntou se eu trabalhava com MB WAY ao que respondi que sim. Até aqui tudo me pareceu normal.

Passado algum tempo recebi uma chamada do sujeito para procedermos então ao pagamento devido dos 300,00 e posteriormente, segundo ele, uma transportadora viria recolher a mobília. Neste processo, e aí confesso não ser muito experiente em funcionar com a aplicação MB WAY, ele ia fazendo os pagamentos e pedia-me o código gerado na aplicação para poder enviar o dinheiro e assim fiz. Dizia-me que o código dava erro e pedia pera repetir, e eu dava novamente o código. Depois disse que devia ser problema do cartão e perguntou se eu tinha outro associado à aplicação, eu disse que sim e então voltamos a tentar. Depois de algum tempo disse que assim não iria resultar e teria que pagar de outra forma e combinámos voltar a falar hoje.

Entretanto resolvi ir ver o saldo das minhas contas e para meu espanto verifiquei que tinham sido levantados 600,00 euros numa das contas e mais 800,00 na outra, num total de 1.400,00 euros.

Tentei contactar telefonicamente de imediato mas o telefone estava desligado. Deixei várias mensagens de voz e escritas pedindo para me devolver o dinheiro, mas sem sucesso.

A amiga que me ajudou no processo deixou também hoje às 10.08 mensagem na caixa de correio dizendo: “Sr. Miguel Santos, agradeço que devolva o dinheiro que retirou de Ana Paula casa contrário faremos queixa à polícia. Isto é para ser feito no imediato).

As referência que tenho são o nome, Miguel Santos (com certeza falso), o telefone que é o 963 294 682 e ainda outro número envolvido que é o 961 403 456 (ambos estão desligados)

Segundo consegui apurar no histórico do meu banco, as transacções foram feitas no Posto BP, EN10 em S.João da Talha e R. Alfredo Vitorino Costa Vale.

Gostaria de sabor como proceder para tentar reaver a quantia e se podem rastrear os números de telefone para tentar localizar a operação e saber para que conta foi enviado o dinheiro.
Data de ocorrência: 16 de abril 2021
16 de abril 2021

Informamos que junto do banco emissor do seu cartão efetue um pedido de reclamação de todos os valores que não foram efetuados por si. Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta, bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla. Em adicional aconselhamos que tenha os demais comportamentos preventivos na utilização do serviço:

• Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS;
• não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
• verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.

Agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Cumprimentos
SIBS
29 de novembro 2021

Uma vez que não obtivemos feedback sobre este pedido. Consideramos que a sua questão ficou ultrapassada após o nosso esclarecimento.

Caso seja necessário, estamos disponiveis para qualquer esclarecimento adicional.

Cumprimentos
SIBS