MB WAY

MB WAY - Burla de 400 euros

Ricardo Ferraresi
Ricardo Ferraresi apresentou a reclamação
4 de janeiro 2020
Hoje, dia 04/01/2020, recebi uma ligação de um comprador para uma bicicleta que vendo no OLX. A pessoa se disse interessada e que iria fazer o pagamento via MBWAY e em seguida já viria buscar a bike.
Como era para receber e não pagar, não vi ali nenhum problema, pois o risco era do comprador, certo? Errado: o burlão ( FDP) me orientou a trocar o numero de telemovel no multibanco e com isso teve acesso ao meu saldo bancário e fez dois levantamentos de 200,00.
Qdo me apercebi da burla, consegui junto ao serviço de chat do MBWAY cancelar a conta para que não houvesse mais levantamentos.
O que questiono é o por quê o MBWAY permitiu tal operação sem ao menos emitir qualquer mensagem de risco, já que ( agora que fui saber) muitos casos tem acontecido com essa mesma forma de agir?
Claro, fui ingênuo e me sinto um idiota agora que passou mas atribuo tbm a falha de segurança do sistema do MBWAY que, repito, não emitiu qualquer mensagem de alerta durante a operação. Fica a dica, para que outros não passem pelo que passei que a MBWAY reveja esta questão.
Data de ocorrência: 4 de janeiro 2020
MB WAY
6 de janeiro 2020
Bom dia Ricardo Ferraresi,

Acusamos receção da V. participação sobre a possível utilização do serviço MB WAY para burla ou fraude, que mereceu a nossa melhor atenção.

Muito lamentamos a situação que descreve. O MB WAY foi desenvolvido com o objetivo de dar mais comodidade aos portugueses, permitindo a realização, através de um dispositivo móvel, de operações tão simples como fazer uma compra numa loja ou fazer uma transferência entre particulares. Assim como todos os serviços que desenvolve, a SIBS dedica particular atenção à segurança e fiabilidade do serviço.

Relativamente ao que é exposto, gostaríamos de esclarecer que existe informação clara no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, aquando da adesão ao MB WAY, no momento da associação do número de telefone, que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço (descrito no ecrã).

"Nunca adicione um número que não possui ou desconhece"

Por outro lado, para aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, o utilizador terá sempre de introduzir um cartão no ATM e digitar o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura. Pelo que não é possível a associação de qualquer número de telemóvel a um qualquer cartão bancário. Esta operação só é possível quando realizada pelo próprio utilizador e portador do cartão. Lembramos que a utilização do ATM deve ser cuidadosa, seguindo as instruções, nunca de forma orientada por um contacto desconhecido.

Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Adicionalmente informamos que ao efetuar a adesão ao serviço MB WAY com dados de um terceiro, esta a comprometer toda a sua conta bancária, visto que o aplicação MB WAY permite efetuar as operações de forma instantânea.

Em conjunto com o seu banco, a SIBS irá disponibilizar toda a ajuda afim de chegar ao devido burlão.

Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelo banco ou pelas autoridades.

Cumprimentos
SIBS
Ricardo Ferraresi
Ricardo Ferraresi avaliou a marca
6 de janeiro 2020

Mesmo diante das informações, hoje não me sentiria seguro em usar o serviço ( que é muito bom, diga-se) mas pelo fato de achar que há uma falha clara de segurança para pessoas que nunca usaram o sistema. Penso que se houvesse uma informação na tela de que alterando o numero de telemovel o cliente corria riscos de ter sua conta acessada, o que aconteceu comigo, certamente seria evitado. Como eu soube agora que já acontecem várias burlas como esta, a SIBS deveria usar meios para avisar o cliente dos riscos. Não estou tirando minha culpabilidade também, fui ingênuo, mas como o objetivo do Burlão era pagar e não receber, não vi riscos...claro agora já sei e espero que a SIBS analise a possibilidade de aumentar a segurança, pois a mim me parece muito frágil.

Boa tarde caro Ricardo, também fui lesada da mesma forma, como a sua reclamação já se encontra "resolvida", caso seja possível consegue informar como solucionou a questão?
cumprimentos
Rita Ribeiro

Caros Ricardo e Rita, acabo de ser lesada em muito dinheiro com uma pressuposta venda da mesma forma. Poderiam informar-me se o número que os contactou foi este - 963214009? E se coonseguiram reaver parte da verba envolvida...?

Rita e Dina, desculpem só agora que vi seus comentários.Rita, não ficou nada resolvido. essa Sibs, só manda respostas prontas...até hj não resolveram e não vão resolver. Só querem as comissões dos clientes. O Correto é mantarmos um grupo de lesados e juntos conseguirmos um advogado para meter esses caras ( sibs e bancos ) na justiça.
Dina, esses burlões são espertos, eles usam chip pre pago..depois que burlam jogam o chip fora, fui na PSP e eles me disseram isso, não tem como rastrea-los. Mas só existem esse vermes pq o sistema mbway permite devido a fragilidade do sistema deles, senão ninguém seria burlado...