MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

• webmaster@sibs.pt

MB WAY - Burla mbway

Liliana Magalhães apresentou a reclamação
14 de junho 2020
Hoje de manhã após negocio telefónico efectudo na plataforma OLX , na qual o meu marido encontrava-se na condição de vendedor, foi manipulado telefonicamente que foi induzido a deslocar me da minha residência até a uma caixa multibanco para desta forma receber a quantia do artigo que tinha em venda. Contactado por o presumível comprador, de uma forma muito profissional, induziu o meu marido em total erro. Imediatamente percebeu que essa pessoa teve acesso total acesso aos meus dados pessoais com os quais transferiu em vários movimentos, da nossa conta bancária 1750€.
Infelizmente só agora temos noção que estes esquemas são muito frequentes. Fico indignada com toda a situação , e espero que sejam tomadas medidas concretas, para uma situação real.
Apesar de contactarmos imediatamente o banco, já não conseguimos fazer nada.
Data de ocorrência: 14 de junho 2020
Boa tarde Liliana Magalhães,

Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

O MB WAY foi desenvolvido com o objetivo de dar mais comodidade aos portugueses, permitindo a realização, através de um dispositivo móvel, de operações tão simples como fazer uma compra numa loja ou fazer uma transferência entre particulares. Assim como todos os serviços que desenvolve, a SIBS dedica particular atenção à segurança e fiabilidade do serviço.

Relativamente ao que é exposto, gostaríamos de esclarecer que existe informação clara no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, aquando da adesão ao MB WAY, no momento da associação do número de telefone, que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço (descrito no ecrã).

"Se nunca utilizou esta opção e esta a fazê-lo por indicação de terceiros, não prossiga."

Onde o utilizador deve contatar o banco para ter conhecimentos e condições de utilização do serviço MB WAY.

Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Adicionalmente informamos que ao efetuar a adesão ao serviço MB WAY com dados de um terceiro, esta a comprometer toda a sua conta bancária, visto que o aplicação MB WAY permite efetuar as operações de forma instantânea.

Boa tarde
Reabro esta reclamação dado que, apesar de assumir, uma cota de responsabilidade a mbWay e a Sibs enquanto entidade gestora desta aplicação também terá a sua parte de responsabilidade. Isto porque, se perante inúmeras burlas que estão a acontecer neste aplicativo a aplicação ainda não conseguiu resolver de uma forma minimamente eficaz isto é muito grave. Isso é ser conivente com o infrator. Isso é não estar ao lado do consumidor que luta todos os dias para amealhar as suas poupanças e num segundo (literalmente) vê as mesmas a desaparecerem. Isto é inconcebível.
Fico contente (e triste) por terem acatado a minha sugestão e mudarem o texto que surge no Mbway aquando da adesão. Ou seja alteraram o texto para um texto que agora, perante o mesmo, tenho a certeza que o meu marido teria parado a transação. Pena ser tarde para nós. Ainda bem para os próximos a estarem sujeitos a estes profissionais do furto.
Mas esta mudança no texto de ontem para hoje só reforça que esta medida já devia ter sido tomada mais precocemente e daí o meu pedido para que seja accionado algum tipo de seguro desta aplicação e sejamos ressarcidos dos danos causados ou pelo menos de parte dos danos causados.
Estamos junto com as entidades competentes a tomar as medidas necessárias mas como já é do vosso conhecimento essas medidas são praticamente inúteis...
Aguardo pela vossa resposta.
Bom dia Liliana Magalhães,

Lamentamos a situação em que se viu envolvida, neste tipo de situações o procedimento correto é, cancelar o serviço ou cartão bancário com o qual efetuou à adesão, participar ao seu banco e às autoridades competentes sem prejuízo da posterior cooperação que os serviços da SIBS possam fornecer no processo a que haja lugar.

Não obstante e, tendo em conta que a nossa empresa é responsável pelo sistema de pagamentos e que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas a operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo Banco emissor do cartão, reafirmamos que situações desta natureza devem ser sempre apresentadas ao seu Banco e às autoridades competentes para estes casos.

Iremos igualmente encaminhar os dados que forneceu do burlão para o nosso departamento de fraude poder tomar as medidas necessárias para este tipo de situações.

A SIBS permanece disponível para qualquer esclarecimento adicional que nos chegue através do seu Banco e/ou das Autoridades de forma a permitir a agilização de todo o processo.

Boa tarde
Reabro esta reclamação dado que considero que a vossa resposta, apesar de ser consideravelmente mais empática que a anterior não responde às questões que coloquei.
Não tenho qualquer dúvida que a entidade Sibs lamenta o sucedido mas isso não resolve minimamente os danos reais (com a perna avultada de dinheiro) e morais (que não é possível quantificar mas que terá um peso tão ao maior do que o dano real) da qual fomos vitimas.
Reforço que imediatamente o banco foi contactado, foi bloqueado o cartão e mesmo assim ainda tivemos um levantamento posterior a isso que segundo informação do banco, dada no dia posterior, estará a perceber junto com a vossa entidade o que terá acontecido para tal suceder (mais um falha na segurança). Seguidamente a esse contacto com o banco (do momento do sucedido), fomos imediatamente às autoridades apresentar uma queixa crime. Isto tudo no domingo de manha. Segunda de manha, fomos ao nosso balcão apresentar o auto e esclarecer a situação e o mesmo descartou-se de qualquer responsabilidade apontado as mesmas para a entidade responsável da Mbway, ou seja, a Sibs. Esta informação é só para perceberem que todas as diligências foram devidamente tomadas.
A minha reclamação prende-se com a falta de cuidado da entidade Sibs em não ter tomado medidas concretas e reais depois de ter conhecimento do número avultado de burlas que têm acontecido diariamente e que assim sendo, como referi anteriormente, coloca a Sibs do lado do infrator e não da pessoa que é burlada.
A Sibs assumiu esta responsabilidade de forma indireta acatando a minha sugestão e mudando prontamente o texto associado à operação (tenho a troca de mails que comprova isto que estou a afirmar).
Assim, o que solicito é que para além disto seja assumido de alguma forma uma parte da responsabilidade e que por isso sejamos ressarcidos dos danos causados ou pelo menos de parte dos danos.
O próximo passo que daremos, de acordo com a vossa resposta, é comunicar à entidade Banco de Portugal para que esta tenha conhecimento e aja em conformidade com a situação que esta a acontecer e que é vergonhoso e inadmissível.
Aguardo com expectativa a vossa resposta.
Os nossos cumprimentos,
16 de junho 2020

Informamos que para aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, o utilizador terá sempre de introduzir um cartão no ATM e digitar o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura.

Esta operação só é possível quando realizada pelo próprio utilizador e portador do cartão. Lembramos que a utilização do ATM deve ser cuidadosa, seguindo as instruções, nunca de forma orientada por um contacto desconhecido.

Como indicado anteriormente, qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Em conjunto com o seu banco, a SIBS irá disponibilizar toda a ajuda afim de chegar ao devido burlão.

Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelo banco ou pelas autoridades.

Cumprimentos
Liliana Magalhães avaliou a marca
22 de junho 2020

Pouca iniciativa perante um problema gravissimo. Sem resposta concreta ao exposto.

15 de junho 2020

Peça um documento ao Banco com os movimentos fraudulentos e faça queixa crime na polícia. Depois envie tudo para o banco. A culpa não é sua. Somos centenas de pessoas honestas a serem enganadas. Esta aplicação tem que ser modificada urgentemente. Não lhes facilite a vida!

Concordo cada dia que passa são mais casos e ninguém faz nada.

Boa noite. No passado dia 28/03 também fui vitima de burla, e até hoje ainda não consegui recuperar o meu dinheiro. A queixa já está no tribunal, mas isto nunca vai dar em nada. O Banco diz me que para fazer o pedido de devolução ao Banco do burlão são 48€ por cada transferência sem sucesso de que seja aceite. Ou seja além de ter perdido o meu dinheiro ainda teria de pagar mais 48€x as 5 transferências que foram feitas da minha conta, aumentanto ainda mais a perda... Massú nunca mais... Este sábado outra Burlona voltou a me ligar a pedir o número do meu cartão... Muito Cuidado!!!

Também fui burlado em 2600€, a Sibs e MBway só atiram areia para os olhos, participar às autoridades ir ao banco pelos vistos não haverá restituição do dinheiro, apresentei aqui queixa no portal foi mais no sentido de acabar com esta plataforma pela via pacifica, porque neste andamento terá de haver uma revolução e partir a louça, que sociedade é que vivemos carente de princípios que não olhem a meios para atingir os fins.