MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MB WAY - Burla mbway

Carolina Branca Lopes
Carolina Lopes apresentou a reclamação
1 de abril 2020
Venho desta forma, formular uma queixa contra a entidade que gere a aplicação Mbway. É vergonhoso, o número de burlas diárias, mensais e anuais. É vergonhoso uma aplicação com estes moldes, estar ainda ativa e não se responsabilizar pelo valor das burlas. A partir do momento que acontecem inúmeras burlas sucessivas, a gerência tem de tomar medidas e se já percebeu que o facilíssimo não leva a lado nenhum e só trás sitiações com a que exponho mais à frente, a entidade Mbway terá de se responsabilizar ou então alterar os moldes de funcionamento. Desta forma não pode continuar, principalmente num país como Portugal, em que a população é maioritariamente maus velha, este tipo de App não é possível, não é sustentável e é O MBWAY que se TEM de responsabilizar. O facto de realizar todo o acesso através de multibanco não é sustentável, só acumula burlas. Burlas essas que terão de ser esclarecidas, deportadas, em que o criminoso tem de URGENTEMENTE ser identificado e devolver o valor roubado. E visto que o SIBAS tem acesso a nib de contras transferidas agradeço contacto IMEDIATO!
A burla ocorreu com um familiar, durante a tarde de ontem e a queixa já está nas autoridades competentes e o banco em questão foi prontamente avisado do sucedido, aliás o banco comunicou com a vítima de imediato, ao perceber movimentações estranhas ao invés de qualquer notificação do SIBS, ou por outra entidade MBWAY.
Agradeço imediata revisão das normas MBWAY, pois não é sustentável haver uma aplicação deste modo, contas bancárias é algo de extrema confidencialidade e individual, não poderá portanto tornar-se em algo banal, tal como me tenho de dirigir ao banco para criar conta também neste caso se terá de fazer, pois se não acontecer às burlas continuaram. É insustentável caminhar para um futuro com aplicações como MBWAY e no minimo indecente.
VALOR LESADO: 3000,00€
Data de ocorrência: 1 de abril 2020
1 de abril 2020
Boa tarde Carolina Lopes,

A adesão ao MB WAY, tal como informado no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, não deve ser associada a um número que não possui ou desconhece. Ao aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, associa o cartão bancário a um número de telemóvel, digitando o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura.

Junto do banco emissor do seu cartão efectue um pedido de reclamação de todos os valores que não foram efectuados por si. Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta, bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla. Em adicional aconselhamos que tenha os demais comportamentos preventivos na utilização do serviço:

• Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio electrónico ou SMS;
• Não siga ligações recebidas via correio electrónico ou SMS;
• Verifique o extracto da sua conta bancária com regularidade.

Agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

SIBS
2 de abril 2020
A questão é que o número de telemóvel inserido na caixa ATM foi o do titular da conta burlada. Ou seja o burlão criou uma conta Mbway do titular da conta burlada, com o número de telemóvel do titular da mesma, mas no telemóvel do burlão.
Agradecia uma explicação clara e precisa quanto a isto! O que diz na caixa ATM é (passo a citar) : "tal como informado no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, não deve ser associada a um número que não possui ou desconhece".
O pedido de reclamação já foi consumado, tanto a nível judicial como junto à entidade bancária.
Agradecia, ainda, que me esclarecesse esta informação (que se encontra na vossa página on-line) - "Crie os seus cartões virtuais MB NET e faça compras online em segurança". Pois de segurança e qualidade o MBway não tem nada.
De salientar que "apenas" fui burlada em cerca de 3000,00 euros, porque a central da minha entidade bancária me telefonou, imediatamente (o roubo começou por voltas das 18 horas e 21 minutos e ligaram-me cerca de 5/10 minutos depois), a afirmar que estavam a haver movimentações estranhas na minha conta, e a perguntar se estava de acordo com as mesmas, ou se queria anular os cartões, pois as tentativas de transferências foram muito superiores às consumadas. Posto isto, gostava de poder esclarecer o porque da SIBAS não fez o mesmo, já que a conta que terei criado estava associada ao meu número de telefone (volto a repetir também gostaria de perceber com isto ocorreu!).
Deixo ainda, uma página de impressa, que tem cerca de um mês e meio:
Com isto, exigo uma explicação por parte do MBway e SIBAS, eficaz e imediata para o contacto anexado na reclamação inicial, e claro uma solução, porque eu não comprei nem assinei nada em como estava a adquirir um serviço LOGO NÃO TENHO DE SABER COMO UMA APLICAÇÃO, QUE NÃO PRETENDO OBTER FUNCIONA, ALIÁS NAS ENTIDADES BANCÁRIAS EM QUE TENHO CONTA NINGUÉM ME EXPLICOU NEM TEM DE EXPLICAR PORQUE É UMA ENTIDADE PATRTICULAR. LOGO, QUANDO VOU A UMA CAIXA ATM TENHO DE IR DESCANSADA E EM SEGURANÇA, POIS É POR ISSO QUE ME VINCULEI A UM BANCO, NÃO PARA ME DEPARAR COM ESTE TIPO DE APP (QUE NÃO SEI, NEM QUERO SABER COMO FUNCIONA) E A APARTIR DO MOMENTO QUE A SEGURANÇA NÃO ESTÁ A SER EFICAZ, NÃO PERCEBO COMO CONTINUA ATIVA. PORQUE QUE EU SAIBA, NÃO ASSINEI CONSENTIMENTO INFORMADO NENHUM, ALIÁS NÃO ASSINEI NADA.
Logo agradeço comunicação imediata e uma solução.
3 de abril 2020
Boa tarde Carolina Lopes,

Conforme referido anteriormente, junto do banco emissor do seu cartão efectue um pedido de reclamação de todos os valores que não foram efectuados por si. Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta.

SIBS
3 de abril 2020
Na manhã seguinte à burla, realizei o pedido de reclamação na instituição bancária. Tendo ainda, enviado e-mail para o sistema on-line da instituição bancária, nem 1 hora após a burla.
Continuo à espera de uma resposta do banco e do MBWAY. Já enviei e-mail para o MBway, e não obtive resposta às minhas questões.
Como mencionado acima agradecia contacto, ou no mínimo que me responda às questões sugeridas.

28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente

André estás a ver-te ao espelho? Deves estar. Porque aqui o ignorante és tu!!!

Tenha você vergonha na cara!!! E deixe de olhar para o seu nariz, fala sem a mínima noção do que diz e como a situação ocorreu e continua a ocorrer, tenha noção!

Carolina Lopes, lamento o sucedido. Também conheço pessoas que infelizmente também foram burladas através do MBway.

Carolina Lopes o meu comentário enviado inicialmente é dirigido a um tal "André" que tem a mania que é inteligente e chico esperto. O comentário dele desapareceu...e não é a primeira vez que escreve comentários impróprios e depois elimina.

É muito complicado quando estás situações acontecem e é realmente lamentável. Novas tecnologias vão surgindo e também os burloes se vão atualizando, mas tenho que deixar um alerta. Isto apenas acontece porque as pessoas infelizmente não têm ainda uma mentalidade digital evoluída em Portugal que lhes permita evitar estas situacoes. Mas de qualquer das maneiras, seja que situação for e em que aplicação for, por favor, NUNCA forneçam qualquer código ou PIN a terceiros! Todos os dias somos avisados para não fornecer dados nossos a terceiros! Se as instituições não os pedem dessa maneira, um particular muito menos! Não facilitem

Também fui burlado em 2600€ não cedi nenhum pin o nº do telemóvel era do burlão assim como o código de acesso a única coisa que cedi foi os últimos 4 digitos do nº do cartão, confiei porque nunca pensei que isto pudesse passar numa caixa multibanco e até talvez o que me fez facilitar foi porque já efetuei pagamentos em outras plataformas através da net em que cedemos o nºtotal do cartão de crédito assim como data de validade e os 3 digitos que se encontram no verso do cartão isto é o normal que todos exigem, por essa razão como me pediram apenas os 4 digitos do cartão nunca desconfiei, o que tenho a dizer é que o MBway devia ser abolida das caixas multibanco e ressarcir todos os lesados uma vez que quando aderimos qualquer produto no banco é-nos pedido de imediato a assinatura, aqui onde assinámos? o SIBS também é convivente com esta situação que não vem de agora, isto é tudo uma palhaçada e uma brincadeira de crianças, aqui no portal já ouvi comentários dizer que existe um movimento no sentido de responsabilizar o SIBS e MBWAY, vou investigar, o que sei é que o MBWAY está-me a dever 2600€+comissões+IS porque não existisse esta plataforma isto não teria acontecido, já fiz queixa no portal estou à espera de resposta mas o resultado de antemão já sei é "copy paste" "resolvida", temos de falar a uma só voz, porque eles são fortes com os fracos mas se nos unirmos eles serão fracos com os fortes.