MB WAY

Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1

webmaster@sibs.pt

MB WAY - Burla/roubo

Ilda Alves apresentou a reclamação

Não sou utilizador de MbWay mas ontem desapareceram 200€ da minha conta sem o meu conhecimento/consentimento.
Tenho equipamentos à venda no OLX e fui ontem contactada telefonicamente por um comprador interessado (Sr. Zé) que me contactou do número 926233620. Estava com urgência em fazer a compra e pediu-me para me dirigir ao multibanco para ele transferir o valor para a minha conta e ficar logo disponível. Dirigi-me ao multibanco (Rua dos Anjos) e segui as indicações dadas. Pediu-me para seleccionar a opção MB Way/MB Net, eu disse que não era utilizador mas isso não foi impedimento. Inseri o contacto telefónico que me foi dado e o código de confirmação e, em nenhum momento apareceu no ecrã qualquer informação de que eu estava a dar acesso à minha conta, não dei os dados da minha conta, nem nunca apareceu o valor da transacção, nem recebi qualquer talão do multibanco ou notificação do meu banco ou de qualquer outra entidade a Informar/pedir confirmação do acesso. Cerca de 2 horas depois o meu extrato bancário revelava um levantamento de 200€ da minha conta (activobank), num multibanco, em Aveiro.
Se não sou utilizador deste serviço como é que poderia saber que sem qualquer dado meu, à exceção de um contacto telefónico, qualquer um pode enganar outro, sem que a vítima se dê conta do que se está a passar, pois nunca lhe é fornecida essa informação pelo terminal multibanco.
Se eu nunca aderi a este serviço não posso, obviamente ter conhecimento do seu procedimento, como é que um serviço do qual não sou aderente consegue conceder acesso à minha conta sem nunca me informar, sem haver confirmação de valor e sem qualquer tipo de notificação descritiva.
Fui à Polícia e fiquei a saber que esta é uma burla que acontece diariamente, pelo país todo.
O Mbway é a nova ferramenta dos ladrões para roubar aqueles que desconhecem o serviço, pois qualquer um que vá ao multibanco e siga os passos para activar MBway sobre indicação de outro mal intencionado, vai percorrer todos os ecrãs de confirmação sem nunca vir mencionado que está a dar acesso da sua conta bancária a alguém, não sendo de todo seguro.

06 Nov2019
MB WAY adicionou uma resposta

Boa tarde Ilda Alves,

Lamentamos a situação em que se viu envolvido, e sugerimos o contacto imediato junto do Banco emissor do cartão para esclarecer a possibilidade da eventual recuperação do montante transferido, e de forma a que possam verificar a situação reportada.

Deverá também efetuar uma participação junto das autoridades conforme já o fez.

A SIBS permanece disponível para qualquer esclarecimento adicional que nos chegue através do seu Banco e/ou das Autoridades

SIBS

MB WAY está a aguardar resposta do utilizador

'.Ver perfil de dmcv.'

dmcv

Isto so pode ser uma historia desenvolvida a partir de um print que circula nas redes sociais...
Porque se for verídico é mau demais!
Mau demais, alguem so notar que é burla quando é a policia a dize-lo!
Nao sabe como o sistema funciona e mesmo assim segue o passo a passo de um desconhecido?
Nunca reparou que estava a definir no MB um codigo de acesso com os digitos que os burloes lhe deram?
So pode ser historia....

'.Ver perfil de Rogér Vaz.'

Rogér Vaz

Você associou a sua conta ao número de telemóvel do burlão e a partir desse momento ele pode fazer compras com o seu dinheiro.

'.Ver perfil de Nuno Borges.'

Nuno Borges

Cancele o quanto antes o mbway. O burlão poderá continuar a levantar dinheiro da sua conta enquanto não o fizer

'.Ver perfil de José Mouteira.'

José Mouteira

Lamento dizer... Mas neste caso não atire as culpas à sibs isto porque, só o simples facto de ir a um ATM porque um desconhecido lhe pediu!!!
Só por o informar que nao tinha Mbway já foi ignorância e estupidez... se não conhecia a funcionalidade, era posta logo de parte...
Agora... se dirigir ao ATM a pedido de outra pessoa????
Lamento mas de burla tem pouco... é mais ignorância... ir a um ATM para receber uma transferência????

Enfim.
Na verdade... esse procedimento é para quem quer aderir ao MBWay associando o seu n. telemóvel à conta.

'.Ver perfil de Ilda Alves.'

Ilda Alves Autor

Obviamente que esta situação aconteceu por ignorância minha mas não invalida o que aconteceu, nem retira responsabilidade ao burlão que usou este serviço, claramente pouco seguro, para enganar outra pessoa!
Apresentei denúncia na polícia que me conseguiu explicar exactamente o que me aconteceu e a denúncia foi classificada como crime de burla e, pelo que me informaram na Polícia e Banco, é uma situação que acontece com frequência, pois quem nunca usou o serviço não fica a saber pelo ecrã do ATM o que está a fazer.
Por outro lado, o SIBS/MBway permite o acesso a números de telemóvel não identificados.
Já é pouco seguro permitir o registo de outro número de telemóvel que não seja o número associado à conta do cartão bancário em uso mas visto que permite, deveria apenas permitir números identificados. No ecrã do ATM, quando se coloca o número de contacto, deveria de aparecer sempre o nome associado a esse contacto, como acontece com as transferências multibanco mas não aparece identificação nenhuma, em fase nenhuma da activação MBway.
Este serviço permite a activação de um serviço financeiro através de qualquer contacto telefónico sem nunca identificar uma identidade associada, tornando-se fácil enganar pessoas que não usam e não percebem nada de MBway/MBnet. Deduzo que a maioria das vítimas são pessoas que não usam o serviço e que por desconhecimento e falta de informação no ATM, só se apercebem da burla quando o dinheiro desaparece da sua conta bancária e que só entendem o que se passou, depois de falarem com o seu banco e com a Polícia.

'.Ver perfil de Cinda Pires.'

Cinda Pires

Aqui está mais um exemplo da permissividade que é este Portal da Queixa... Uso o sistema MBWay praticamente desde que foi lançado e é totalmente seguro. Para se usar tal como esta senhora fez os ecrãs Multibanco mostram e informam o que se está a fazer e agora a Ilda Alves vem acusar o MBWay de falta de segurança e o Portal permite isto! Se o MBWay não pagar o plano do Portal da Queixa e se não devolver o dinheiro à Ilda, a Ilda pode pontuar como quiser e o MBWay, que é um sistema fantástico, ganha uma pontuação negativa indevida porque funciona bem e tudo isto vai impedir alguns utilizadores de o usarem. É a mesma coisa que ir comprar uma mala à Zara, andar com a carteira lá dentro com o fecho aberto, ir para o metro cheio de gente alguém lhe roubar a carteira e vir aqui apresentar uma queixa sobre a Zara, porque tem malas que permitem os roubos... e o Portal da Queixa compactua com isto. Inacreditável. Dava uma pontuação de 5* ao MBWay, mas já se sabe, o Portal da Queixa não deixa os clientes satisfeitos pontuarem as marcas... só os insatisfeitos... vá-se lá saber porquê.

'.Ver perfil de Pj.'

Pj

Vou fazer questão de acompanhar esta reclamação para ter a certeza que este último comentário não é apagado. Bem pensado e bem escrito.

'.Ver perfil de dmcv.'

dmcv

Cinda Pires, "...totalmente seguro..." é certamente um exagero da sua parte.
Independentemente da capacidade de descernimento de cada um dos burlados, muita poderia ser melhorado no sistema por forma a impedir/dificultar associaçoes abusivas/inadvertidas.
Pessoalmente, face ao que tenho lido por aqui e nao so, estou a ponderar limpar quaisquer associaçoes dos meus cartoes a numeros moveis.
Quanto ao portal, o que sugere? Mais lapis azul?

'.Ver perfil de Felismina Felismina.'

Felismina Felismina

Obviamente que há interesse que está facilidade de transacções aconteçam! Se através de homebanking temos password, matriz, sms token, porque é que através de uma simples transacção se pode ABRIR completamente as portas a uma conta bancária SEM LIMITES De valor transferido ou SEM qualquer valor cativo, nem que seja por minutos????? Está errado, e muito! E após inúmeras burlas diárias Mantêm as mesmas práticas!!!! É evidente que alguém está muito satisfeito com as comissões e está a lucrar muito! Basta falar com qualquer autoridade para saber que há MUITAS Burlas diárias! É a República das bananas, está mal, mas continua porque alguém MBWAY! SIBS! BANCOS! ganham muito com isto!

'.Ver perfil de Felismina Felismina.'

Felismina Felismina