MB WAY

Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1

webmaster@sibs.pt

MB WAY - Burla/roubo

Ilda Alves apresentou a reclamação

Não sou utilizador de MbWay mas ontem desapareceram 200€ da minha conta sem o meu conhecimento/consentimento.
Tenho equipamentos à venda no OLX e fui ontem contactada telefonicamente por um comprador interessado (Sr. Zé) que me contactou do número 926233620. Estava com urgência em fazer a compra e pediu-me para me dirigir ao multibanco para ele transferir o valor para a minha conta e ficar logo disponível. Dirigi-me ao multibanco (Rua dos Anjos) e segui as indicações dadas. Pediu-me para seleccionar a opção MB Way/MB Net, eu disse que não era utilizador mas isso não foi impedimento. Inseri o contacto telefónico que me foi dado e o código de confirmação e, em nenhum momento apareceu no ecrã qualquer informação de que eu estava a dar acesso à minha conta, não dei os dados da minha conta, nem nunca apareceu o valor da transacção, nem recebi qualquer talão do multibanco ou notificação do meu banco ou de qualquer outra entidade a Informar/pedir confirmação do acesso. Cerca de 2 horas depois o meu extrato bancário revelava um levantamento de 200€ da minha conta (activobank), num multibanco, em Aveiro.
Se não sou utilizador deste serviço como é que poderia saber que sem qualquer dado meu, à exceção de um contacto telefónico, qualquer um pode enganar outro, sem que a vítima se dê conta do que se está a passar, pois nunca lhe é fornecida essa informação pelo terminal multibanco.
Se eu nunca aderi a este serviço não posso, obviamente ter conhecimento do seu procedimento, como é que um serviço do qual não sou aderente consegue conceder acesso à minha conta sem nunca me informar, sem haver confirmação de valor e sem qualquer tipo de notificação descritiva.
Fui à Polícia e fiquei a saber que esta é uma burla que acontece diariamente, pelo país todo.
O Mbway é a nova ferramenta dos ladrões para roubar aqueles que desconhecem o serviço, pois qualquer um que vá ao multibanco e siga os passos para activar MBway sobre indicação de outro mal intencionado, vai percorrer todos os ecrãs de confirmação sem nunca vir mencionado que está a dar acesso da sua conta bancária a alguém, não sendo de todo seguro.

06 Nov2019
MB WAY adicionou uma resposta

Boa tarde Ilda Alves,

Lamentamos a situação em que se viu envolvido, e sugerimos o contacto imediato junto do Banco emissor do cartão para esclarecer a possibilidade da eventual recuperação do montante transferido, e de forma a que possam verificar a situação reportada.

Deverá também efetuar uma participação junto das autoridades conforme já o fez.

A SIBS permanece disponível para qualquer esclarecimento adicional que nos chegue através do seu Banco e/ou das Autoridades

SIBS

MB WAY está a aguardar resposta do utilizador

'.Ver perfil de dmcv.'

dmcv

Isto so pode ser uma historia desenvolvida a partir de um print que circula nas redes sociais...
Porque se for verídico é mau demais!
Mau demais, alguem so notar que é burla quando é a policia a dize-lo!
Nao sabe como o sistema funciona e mesmo assim segue o passo a passo de um desconhecido?
Nunca reparou que estava a definir no MB um codigo de acesso com os digitos que os burloes lhe deram?
So pode ser historia....

'.Ver perfil de Rogér Vaz.'

Rogér Vaz

Você associou a sua conta ao número de telemóvel do burlão e a partir desse momento ele pode fazer compras com o seu dinheiro.

'.Ver perfil de Nuno Borges.'

Nuno Borges

Cancele o quanto antes o mbway. O burlão poderá continuar a levantar dinheiro da sua conta enquanto não o fizer

'.Ver perfil de José Mouteira.'

José Mouteira

Lamento dizer... Mas neste caso não atire as culpas à sibs isto porque, só o simples facto de ir a um ATM porque um desconhecido lhe pediu!!!
Só por o informar que nao tinha Mbway já foi ignorância e estupidez... se não conhecia a funcionalidade, era posta logo de parte...
Agora... se dirigir ao ATM a pedido de outra pessoa????
Lamento mas de burla tem pouco... é mais ignorância... ir a um ATM para receber uma transferência????

Enfim.
Na verdade... esse procedimento é para quem quer aderir ao MBWay associando o seu n. telemóvel à conta.

'.Ver perfil de Ilda Alves.'

Ilda Alves Autor

Obviamente que esta situação aconteceu por ignorância minha mas não invalida o que aconteceu, nem retira responsabilidade ao burlão que usou este serviço, claramente pouco seguro, para enganar outra pessoa!
Apresentei denúncia na polícia que me conseguiu explicar exactamente o que me aconteceu e a denúncia foi classificada como crime de burla e, pelo que me informaram na Polícia e Banco, é uma situação que acontece com frequência, pois quem nunca usou o serviço não fica a saber pelo ecrã do ATM o que está a fazer.
Por outro lado, o SIBS/MBway permite o acesso a números de telemóvel não identificados.
Já é pouco seguro permitir o registo de outro número de telemóvel que não seja o número associado à conta do cartão bancário em uso mas visto que permite, deveria apenas permitir números identificados. No ecrã do ATM, quando se coloca o número de contacto, deveria de aparecer sempre o nome associado a esse contacto, como acontece com as transferências multibanco mas não aparece identificação nenhuma, em fase nenhuma da activação MBway.
Este serviço permite a activação de um serviço financeiro através de qualquer contacto telefónico sem nunca identificar uma identidade associada, tornando-se fácil enganar pessoas que não usam e não percebem nada de MBway/MBnet. Deduzo que a maioria das vítimas são pessoas que não usam o serviço e que por desconhecimento e falta de informação no ATM, só se apercebem da burla quando o dinheiro desaparece da sua conta bancária e que só entendem o que se passou, depois de falarem com o seu banco e com a Polícia.

'.Ver perfil de Cinda Pires.'

Cinda Pires

Aqui está mais um exemplo da permissividade que é este Portal da Queixa... Uso o sistema MBWay praticamente desde que foi lançado e é totalmente seguro. Para se usar tal como esta senhora fez os ecrãs Multibanco mostram e informam o que se está a fazer e agora a Ilda Alves vem acusar o MBWay de falta de segurança e o Portal permite isto! Se o MBWay não pagar o plano do Portal da Queixa e se não devolver o dinheiro à Ilda, a Ilda pode pontuar como quiser e o MBWay, que é um sistema fantástico, ganha uma pontuação negativa indevida porque funciona bem e tudo isto vai impedir alguns utilizadores de o usarem. É a mesma coisa que ir comprar uma mala à Zara, andar com a carteira lá dentro com o fecho aberto, ir para o metro cheio de gente alguém lhe roubar a carteira e vir aqui apresentar uma queixa sobre a Zara, porque tem malas que permitem os roubos... e o Portal da Queixa compactua com isto. Inacreditável. Dava uma pontuação de 5* ao MBWay, mas já se sabe, o Portal da Queixa não deixa os clientes satisfeitos pontuarem as marcas... só os insatisfeitos... vá-se lá saber porquê.

'.Ver perfil de Pj.'

Pj

Vou fazer questão de acompanhar esta reclamação para ter a certeza que este último comentário não é apagado. Bem pensado e bem escrito.

'.Ver perfil de dmcv.'

dmcv

Cinda Pires, "...totalmente seguro..." é certamente um exagero da sua parte.
Independentemente da capacidade de descernimento de cada um dos burlados, muita poderia ser melhorado no sistema por forma a impedir/dificultar associaçoes abusivas/inadvertidas.
Pessoalmente, face ao que tenho lido por aqui e nao so, estou a ponderar limpar quaisquer associaçoes dos meus cartoes a numeros moveis.
Quanto ao portal, o que sugere? Mais lapis azul?