MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MB WAY - Estorno do valor burlado

Francisco Fialho
Francisco Fialho apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2020
Venho por este meio manifestar o meu total desagrado e fúria pela burla/fraude a que fui sujeito nos dias 12 e 13 de Fevereiro 2020.
Infelizmente fui contactado por telefone por um indivíduo que manifestou o interesse em adquirir um bem pessoal que estava a vender no Olx. Sem conhecimento fui conduzido a fazer uma adesão ao serviço Mb way sem ter sido avisado que estava a alterar o meu contacto pessoal em substituição de outro. Como tal, não estava tacitamente perceptível que eu iria ser burlado. A quantia retirada da minha conta foram 7 débitos (4 no valor de 100€ seguidos em apenas 4 minutos e mais 3 logo após as 00:00 horas, com o total de 490€). Para além deste valor, autorizaram duas transferências bancárias no valor de 750€ cada uma. Total debitado:1.990,00€
Como é possível eu receber uma mensagem do Sibs às 05:30 da manhã apenas depois de terem retirado todo o valor do banco disponível? Se têm mecanismos para detectar possíveis anomalias de burlas, porque não cancelam ou avisam dos débitos por segurança?
Fiz a denúncia nas autoridades competentes para o efeito, bem como na entidade bancária, a qual fez o pedido de cancelamento do cartão e das transferências bancárias sem efeito.
Não tendo sido feitas nenhumas dessas autorizações por mim, e ao abrigo da lei "RSP" o estorno do valor burlado, totalmente detectado pelos vossos serviços.
Caso contrário, irei fazer queixa à Deco, ou contar o que se passou às redes televisivas.
Cumprimentos
Atenciosamente
Francisco Fialho
Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2020
Bom dia Francisco Fialho,

A adesão ao MB WAY, tal como informado no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, não deve ser associada a um número que não possui ou desconhece. Ao aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, associa o cartão bancário a um número de telemóvel, digitando o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura.

Junto do banco emissor do seu cartão efectue um pedido de reclamação de todos os valores que não foram efectuados por si. Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta, bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla. Em adicional aconselhamos que tenha os demais comportamentos preventivos na utilização do serviço:

• Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio electrónico ou SMS;
• Não siga ligações recebidas via correio electrónico ou SMS;
• Verifique o extracto da sua conta bancária com regularidade.

Agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

SIBS
28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente

Existem pessoas que têm a mania que são mais espertas de que todas as outras. Se calhar nunca vão ser burladas, seja da forma que for, pois nada têm... Se calhar até a conta bancária está a zero euros. Enfim são pobres até de espírito. A aplicação do WBway é que têm de mudar para mais segura. Uma chamada de atenção nos écran do multibanco, de maneira que fosse bem visto pelas pessoas que utilizam, em letras bem grandes "ATENÇÃO NÃO SE DEIXE BURLAR"..........., segundo a PSP, as burlas aumentam de dia para dia e o que a MB way está a fazer? E os bancos? NADA!

14 de fevereiro 2020

Também fui borlado, e tenho visto alguns comentarios que dão que pensar, começo a pensar que alguns desse comentadores estão envolvidos nestas burlas.

Ver perfil de
14 de fevereiro 2020

Também me parece, Ricardo. Pelos comentários que vou lendo aqui começo a pensar que alguns são os burlões...

15 de fevereiro 2020

Existem burlas e burlas, ninguém está livre, mas quem não sabe utilizar um serviço tão simples como este tem de se informar primeiro e não seguir indicações de um estranho, é tão simples como isso. O mbway é extremamente seguro e das melhores invenções da SIBS, utilizo desde 2014 e até hoje, zero problemas. No entanto insistem que o problema está no serviço e não no utilizador, denegrindo assim a imagem de um serviço que é 5*.
O que estas pessoas estão a fazer é literalmente entregar o cartão multibanco juntamente com o código, por isso mesmo é que em momento algum têm de reclamar com o mbway.