MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

• Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
  • webmaster@sibs.pt

MB WAY - Fraude

Maria Gomes apresentou a reclamação
16 de dezembro 2019 (editada a 16 de dezembro 2019)
Venho por este meio mostrar o meu desagrado perante a vossa entidade.
Fui vítima de burla através deste serviço . Estou revoltado pois não existe o mínimo de proteção faço reclamação aqui e farei em todos os lados que o possa fazer a vossa empresa incentiva a fraude pois e muito fácil fazê-lo.
Data de ocorrência: 16 de dezembro 2019
Bom dia Manuel Moreira,

Lamentamos toda a situação a que se vê envolvido.

Contudo, o serviço é prestado diretamente pelo Banco/emissor do cartão bancário, ao qual foi associado o MB WAY, a nossa empresa é responsável pelos sistemas de pagamento, pelo que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas com as operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo banco emissor do cartão.

Neste sentido, a situação que reporta terá que ser analisada pela instituição bancária onde tem um contrato vinculado.

Sugeríamos que junto do banco emissor do seu cartão efetuasse o devido processo de reclamação de todos os movimentos não efetuados por si.

Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Adicionalmente informamos que ao efetuar a adesão ao serviço MB WAY com dados de um terceiro, esta a comprometer toda a sua conta bancária, visto que o aplicação MB WAY permite efetuar as operações de forma instantânea bem como a opção de desbloquear o multibanco sem utilizar o cartão físico.

Em conjunto com o seu banco, a SIBS irá disponibilizar toda a ajuda afim de chegar ao destinatário que recebeu os valores.

Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelo banco ou pelas autoridades.
16 de dezembro 2019
O banco diz que a responsabilidade e vossa vocês dizem que é do banco. Claro a culpa e do cliente que ficou sem o dinheiro.
Boa tarde Manuel Moreira,

Lamentamos a situação que reporta, contudo junto do banco sugeríamos que fizesse a exposição da situação ocorrida.

A nossa empresa é responsável pelos sistemas de pagamento, pelo que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas com as operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo banco emissor do cartão.

Sibs

Sibs
16 de dezembro 2019
Pelas denúncias e comentários que tenho lido a vossa resposta parece uma gravação escrita vira o disco e toca o mesmo. É um serviço vergonhoso, não existe uma só denúncia solucionada.
A vossa empresa é uma fraude.
16 de dezembro 2019
A vossa empresa é uma fraude.
17 de dezembro 2019
Boa tarde Manuel Moreira,

Acusamos receção da V. participação sobre a possível utilização do serviço MB WAY para burla ou fraude, que mereceu a nossa melhor atenção.
Muito lamentamos a situação que descreve. O MB WAY foi desenvolvido com o objetivo de dar mais comodidade aos portugueses, permitindo a realização, através de um dispositivo móvel, de operações tão simples como fazer uma compra numa loja ou fazer uma transferência entre particulares. Assim como todos os serviços que desenvolve, a SIBS dedica particular atenção à segurança e fiabilidade do serviço.

Relativamente ao que é exposto, gostaríamos de esclarecer que existe informação clara no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, aquando da adesão ao MB WAY, no momento da associação do número de telefone, que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço (descrito no ecrã).

"Nunca adicione um número que não possui ou desconhece"

Por outro lado, para aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, o utilizador terá sempre de introduzir um cartão no ATM e digitar o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura. Pelo que não é possível a associação de qualquer número de telemóvel a um qualquer cartão bancário. Esta operação só é possível quando realizada pelo próprio utilizador e portador do cartão. Lembramos que a utilização do ATM deve ser cuidadosa, seguindo as instruções, nunca de forma orientada por um contacto desconhecido.

Em todo o caso, a situação como a que refere poderá constituir uma burla ou fraude, que é, fundamentalmente, um problema de segurança pública, razão pela qual mantemos estreitas relações com as autoridades competentes, com vista a ajudar a prevenir e/ ou identificar estas situações tão negativas.

Situações consideradas burlas ou fraudes, conhecidas como “engenharia social”, abusam da utilização indevida de serviços fidedignos e intrinsecamente seguros, criados para serem usados com toda a confiança.

É nossa preocupação constante salvaguardar as melhores condições de prestação dos nossos serviços, sendo que a SIBS investe continuamente em sistemas de monitorização e deteção de fraude com vista a reduzir a ocorrência de situações criminosas.

Para acrescer em segurança e limitar os usos ilícitos, a SIBS, assim como os bancos e autoridades competentes, reiteram a importância de os utilizadores se protegerem, nomeadamente em situações que configurem uma atividade anormal ou irregular, seguindo algumas recomendações e regras fundamentais que aproveitamos para relembrar:
• Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do MULTIBANCO, quer seja através do homebanking. Aquando da adesão ao MB WAY no Caixa Automático, existe informação clara no ecrã do MULTIBANCO que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço.
• Caso seja contactado, telefonicamente ou por mail, no sentido de fornecer dados pessoais relativos à sua conta bancária ou outros e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato reportar a situação ao seu Banco ou às autoridades.
• Da mesma forma, nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
• Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via SMS, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima.
• Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via SMS.
• Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente.
• A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida.

SIBS
18 de fevereiro 2020
Porque deveria colocar como resolvido? Não está nada resolvido cada dia existem mais burlas através da vossa aplicação. Só quando for ressarcido do meu prejuízo e que darei isto como resolvido.
28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
3 de agosto 2020
Colocaram a reclamação como resolvida o que não corresponde a verdade.
De resolvida não tem nada e vocês nada conseguem fazer. Por isso não podem colocar resolvido.
28 de agosto 2020
Estão sempre a colocar a reclamação como resolvida quando não conrresponde a verdade. O MB way é uma fraude é só reclamação e continuam sem fazer absolutamente nada continua a insistir que parem de escrever resolvido pois é mentira.
Resolvam de uma vez e depois falem verdade e coloquem então resolvido.
Maria Gomes avaliou a marca
15 de abril 2021

Horrível

28 de agosto 2020

Filipe Lopes o Sr sabe de si e eu sei de mim. Comentário desnecessário.