MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

• webmaster@sibs.pt

MB WAY - Levantamento após alteração do número de telemóvel associado

Emanuel apresentou a reclamação
7 de julho 2019

Fui ludibriado por um comprador no OLX a associar o meu cartão bancário ao seu número de telemóvel. Fiz esta operação por volta das 16h de hoje. Percebi que estava a ser burlado e, cerca de 10 minutos depois, associei o meu número de telemóvel ao cartão bancário. Imediatamente instalei a app MBWAY, onde confirmei a associação ao meu cartão. O meu cartão aparecia correctamente na app e nenhuma transacção havia sido feita.

Às 17h15, foi feito um levantamento de 200eur. Comuniquei a burla às autoridades. O meu banco informou-me de que o meu número só foi associado ao cartão às 17h30. Venho reclamar do facto de a app MB WAY mostrar o meu cartão associado ao meu número de telemóvel antes dessa hora, quando de facto o burlão ainda lhe tinha acesso através do seu telemóvel. Se a app indicasse que o processo de alteração ainda não estava concluído, eu teria cancelado o cartão de imediato e evitado o levantamento indevido. Assim, a vulnerabilidade da app MB WAY levou aos prejuízos que motivam esta reclamação.

Data de ocorrência: 7 de julho 2019
Boa tarde Emanuel Gouveia,

Lamentamos a situação que reporta, contudo o serviço é prestado diretamente pelo Banco/emissor do cartão bancário, ao qual associou o MB WAY, a nossa empresa é responsável pelos sistemas de pagamento, pelo que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas com as operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo banco emissor do cartão.

Uma vez que nos indica já ter efetuado a participação policial e a comunicação junto do banco emissor, deverá aguardar a regularização por parte do mesmo.

Existe a possibilidade de o utilizador junto do banco efetuar o pedido de repúdio de transação cabendo ao banco a decisão de aceitar.

Qualquer informação relativa a uma alegada fraude é prestada diretamente pela SIBS às entidades oficiais.

SIIBS
8 de julho 2019

Esta reclamação tem como objecto a aplicação MB WAY, pelo que não considero satisfatória a escusa de responsabilidade da resposta anterior.

Após ter associado o meu número de telemóvel ao meu cartão, a aplicação, no meu telemóvel, mostrava o meu cartão bancário associado. No entanto, o burlão fez um levantamento depois disso, através de MB WAY, a mais de 300km da minha localização. A informação errada exibida na aplicação MB WAY levou-me a crer que o acesso ao meu cartão por via MB WAY só poderia ser feito por mim, em segurança.

cumprimentos,
Boa tarde Emanuel Gouveia,

Informamos que nada invalida que uma cartão bancário, esteja associado a 2 serviços diferentes em dois dispositivos diferentes.

A criação de um novo serviço não invalida o anterior, pelas razões apontadas anteriormente.

Não obstante, aconselhamos um cancelamente do serviço associado ao número 965473612, que pode solicitar diretamente junto do seu banco.

Pode em alternativa também cancelar o serviço associado ao número 965473612, através de uma CAIXA MULTIBANCO, selecionando a opção desativar serviço MBWAY, e escolhendo o mesmo número.

Sugerimos também, que contacte as autoridades de modo a reportar esta situação, dada a natureza da mesma.

A SIBS permanece disponível para qualquer esclarecimento adicional que nos chegue através do seu Banco ou das Autoridades.

SIBS
9 de julho 2019

Obrigado pelo esclarecimento. Inicialmente entendi que cada cartão poderia ter apenas um número de telemóvel associado, quando consultei esta página:

Compreendo agora que não é isso que está lá escrito, mas sugiro que re-escrevam a pergunta e resposta de forma mais clara, porque actualmente é no mínimo confusa e pode muito facilmente induzir em erro.

cumprimentos,

Agradecemos o feedback.

Será encaminhado.

Cumprimentos

SIBS
Emanuel avaliou a marca
9 de julho 2019

Informação no site da marca confusa, que pode transmitir ao utilizador falsa sensação de segurança quando na verdade a sua informação está comprometida, o que é grave dada a sensibilidade do serviço, que lida com transacções bancárias. Resposta à reclamação inicial aparenta ser um template despersonalizado, em tentativa de desresponsabilização, com pouca atenção ao conteúdo da reclamação. Após insistência, esclarece a situação de forma rápida e eficaz.