MB WAY
MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
90.9
/100
Excelente
Excelente
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
99,8%
Tempo Médio de Resposta
97,7%
Taxa de Solução
99,2%
Média das Avaliações
64%
Taxa de Retenção de Clientes
70,9%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
SIBS - FORWARD PAYMENT SOLUTIONS, S.A
  • Com o MB WAY podes fazer compras, transferências imediatas e gerar cartões virtuais (MB NET) para as tuas compras online, utilizado apenas o teu smartphone.

  • 217 813 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
    1649-031 Lisboa
  • webmaster@sibs.pt

MB WAY - Levantamento após alteração do número de telemóvel associado

Resolvida
4/10
Emanuel
Emanuel apresentou a reclamação
7 de julho 2019

Fui ludibriado por um comprador no OLX a associar o meu cartão bancário ao seu número de telemóvel. Fiz esta operação por volta das 16h de hoje. Percebi que estava a ser burlado e, cerca de 10 minutos depois, associei o meu número de telemóvel ao cartão bancário. Imediatamente instalei a app MBWAY, onde confirmei a associação ao meu cartão. O meu cartão aparecia correctamente na app e nenhuma transacção havia sido feita.

Às 17h15, foi feito um levantamento de 200eur. Comuniquei a burla às autoridades. O meu banco informou-me de que o meu número só foi associado ao cartão às 17h30. Venho reclamar do facto de a app MB WAY mostrar o meu cartão associado ao meu número de telemóvel antes dessa hora, quando de facto o burlão ainda lhe tinha acesso através do seu telemóvel. Se a app indicasse que o processo de alteração ainda não estava concluído, eu teria cancelado o cartão de imediato e evitado o levantamento indevido. Assim, a vulnerabilidade da app MB WAY levou aos prejuízos que motivam esta reclamação.

Data de ocorrência: 7 de julho 2019
MB WAY
8 de julho 2019
Boa tarde Emanuel Gouveia,

Lamentamos a situação que reporta, contudo o serviço é prestado diretamente pelo Banco/emissor do cartão bancário, ao qual associou o MB WAY, a nossa empresa é responsável pelos sistemas de pagamento, pelo que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas com as operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo banco emissor do cartão.

Uma vez que nos indica já ter efetuado a participação policial e a comunicação junto do banco emissor, deverá aguardar a regularização por parte do mesmo.

Existe a possibilidade de o utilizador junto do banco efetuar o pedido de repúdio de transação cabendo ao banco a decisão de aceitar.

Qualquer informação relativa a uma alegada fraude é prestada diretamente pela SIBS às entidades oficiais.


Cumprimentos,

SIIBS
Emanuel
8 de julho 2019
Boa tarde,

Esta reclamação tem como objecto a aplicação MB WAY, pelo que não considero satisfatória a escusa de responsabilidade da resposta anterior.

Após ter associado o meu número de telemóvel ao meu cartão, a aplicação, no meu telemóvel, mostrava o meu cartão bancário associado. No entanto, o burlão fez um levantamento depois disso, através de MB WAY, a mais de 300km da minha localização. A informação errada exibida na aplicação MB WAY levou-me a crer que o acesso ao meu cartão por via MB WAY só poderia ser feito por mim, em segurança.

cumprimentos,
Emanuel
MB WAY
8 de julho 2019
Boa tarde Emanuel Gouveia,

Informamos que nada invalida que uma cartão bancário, esteja associado a 2 serviços diferentes em dois dispositivos diferentes.

A criação de um novo serviço não invalida o anterior, pelas razões apontadas anteriormente.

Não obstante, aconselhamos um cancelamente do serviço associado ao número 965473612, que pode solicitar diretamente junto do seu banco.

Pode em alternativa também cancelar o serviço associado ao número 965473612, através de uma CAIXA MULTIBANCO, selecionando a opção desativar serviço MBWAY, e escolhendo o mesmo número.

Sugerimos também, que contacte as autoridades de modo a reportar esta situação, dada a natureza da mesma.

A SIBS permanece disponível para qualquer esclarecimento adicional que nos chegue através do seu Banco ou das Autoridades.


Cumprimentos,

SIBS
Emanuel
9 de julho 2019
Boa tarde,

Obrigado pelo esclarecimento. Inicialmente entendi que cada cartão poderia ter apenas um número de telemóvel associado, quando consultei esta página:
https://www.mbway.pt/perguntas/adesao-2/e-possivel-associar-varios-numeros-de-telemovel-e-email-ao-mesmo-servico-mb-way-numero-de-telemovel-pin-mb-way/

Compreendo agora que não é isso que está lá escrito, mas sugiro que re-escrevam a pergunta e resposta de forma mais clara, porque actualmente é no mínimo confusa e pode muito facilmente induzir em erro.

cumprimentos,
Emanuel
MB WAY
9 de julho 2019
Boa tarde Emanuel Gouveia,

Agradecemos o feedback.

Será encaminhado.


Cumprimentos

SIBS
Emanuel
Emanuel avaliou a marca
9 de julho 2019

Informação no site da marca confusa, que pode transmitir ao utilizador falsa sensação de segurança quando na verdade a sua informação está comprometida, o que é grave dada a sensibilidade do serviço, que lida com transacções bancárias. Resposta à reclamação inicial aparenta ser um template despersonalizado, em tentativa de desresponsabilização, com pouca atenção ao conteúdo da reclamação. Após insistência, esclarece a situação de forma rápida e eficaz.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.